VOCÊ TEM TODAS AS RESPOSTAS

Esse texto se encaixa bem para as pessoas que ficam procurando as respostas que precisam sobre assuntos importantes de suas vidas fora delas, isso não dá certo! As respostas que você precisa sobre a sua personalidade real estão todas dentro de você e se você não tirar um tempo para procurá-las vai ter sempre respostas erradas, não vai se encontrar na vida.

É comum ouvirmos algumas pessoas dizerem que elas ainda não se encontraram na vida, que procuram um sentido para suas vidas, que não têm certeza do que querem e por isso querem tudo ao mesmo tempo e assim por diante. Só para esclarecer, somos nós que damos sentido para nossa vida e não o contrário. Muitas dessas pessoas acreditam que vão encontrar essas respostas copiando o que os outros fazem, entrando nos mesmos negócios, vivendo o que eles vivem, e não é desse jeito que se pode encontrar seu lugar no mundo, é de uma forma um pouco mais complexa, necessita de tempo e muito esforço pessoal, mesmo que seja fazendo sozinho ou com a ajuda de algum coach ou psicólogo é preciso do total empenho pessoal para não se sabotar no meio do processo e acreditar ter encontrado o seu eu interior.

Uma viagem dessas, ao centro do seu próprio ser, precisa de muita determinação, que a pessoa se desligue de algumas convicções antigas, que esteja bem aberta ao novo, pois é isso que vai encontrar. Depois é preciso que aceite o que encontrar durante o processo, que mude algumas coisas, que acrescente outras e assim chegue ao final tendo se encontrado de forma total e sem dúvidas. Muitas pessoas acreditam que é um processo superficial, no qual não vai haver sofrimento, normalmente há algum sofrimento nessa jornada, mas vale cada passo dado, cada momento de tristeza e cada descoberta feita. Ao sair de um processo desse você entende algumas coisas que acontecem ou aconteceram recorrentemente em sua vida e vai perceber que ela sempre teve, em algum momento, pendendo para esse lado, mas que você resistiu e prosseguiu no que achava ser o caminho certo por total desconhecimento de si, vai descobrir por que ele sempre dava errado.

Pare de procurar respostas sobre você onde elas não estão! Uma coisa é certa: elas estão todas aí dentro de você, basta que você se permita procurar e encontrar, tudo depende de um passo seu, do desapego ao que na realidade são suas convicções ou coisas que colocaram em sua cabeça como verdades e nada mais. Se você se abrir nessa caminhada pode descobrir que sempre esteve fazendo a coisa errada, por isso havia uma insatisfação interna grande e um fardo a carregar extremamente pesado, mesmo com tudo dando certo. E quando você se encontra e consegue seguir o caminho realmente desejado, percebe que sua vida está leve, mesmo durante os maiores perrengues, e consegue evoluir bem apesar deles.

Nós nos vemos de um jeito, as pessoas que estão à nossa volta nos veem de outra forma, pessoas um pouco mais distantes de outra e assim é nossa vida, muitas vezes acreditamos que a visão de outras pessoas é o que nos define e, apesar de ser um dos caminhos na percepção de nosso ser, não é ele o definitivo, pode até dar uma indicação, mas lembre-se que essas pessoas só conseguem enxergar o que está aqui fora, sendo mostrado e muitas vezes nosso eu real fica escondido lá dentro, mostramos apenas aquilo que fomos treinados a vida toda para mostrar, nos escondemos até de nós mesmos, o que nos faz mal, apesar de não percebermos, pois se somos elogiados está tudo bem, mas não está, há sempre aquele desconforto que muitas vezes sentimos e não sabemos de onde vem, sabe aquelas coisas que fazemos quando ninguém está olhando?, agora pelo menos você já sabe observar uma coisa e outra e sabe também que tem como reverter isso e viver sua vida com mais intensidade, se escondendo menos ou nada e com menos ansiedade.

Você já parou para meditar um pouquinho, ficar em silêncio contigo mesmo e ir lá para dentro procurar seu eu mais profundo? Se nunca fez, então faça, não tenha medo é bem tranquilo e ajuda muito tanto para se acalmar, quanto para fazer esse encontro profundo de seu eu interno. Não acontece tudo de uma vez e nem da primeira vez, trata-se de um processo longo, que necessita de constância e dedicação de tempo, não muito tempo, no início pode ser por dois minutos, depois é só ir aumentando o tempo devagar até chegar a um tempo que você se sinta bem. A medida que a sua meditação for ficando mais tranquila, nas primeiras vezes ela é bem agitada, nos dispersamos, não conseguimos manter por muito tempo a concentração, isso vai melhorando com a prática e dependendo de sua dedicação, não demora tanto tempo assim, quanto mais você medita mais resultados você vai colhendo, é isso que funciona: tempo, dedicação e propósito.

Procurar sua verdadeira personalidade fora de você não traz o autoconhecimento, mas sim uma falsa sensação de se conhecer bem, quem faz isso são aquelas pessoas que acreditam que suas manias, hábitos e egocentrismo, as definem, quando não é isso que define uma pessoa, esses são traços superficiais, mostram até insegurança da pessoa com relação à sua personalidade e à vida, o que não é legal, são aquelas pessoas que dizem assim: “eu sou assim e assado e pronto. Nunca vou mudar!”. Não é isso e pronto! Sua personalidade verdadeira está naquilo que você faz sem nem ao menos pensar e nem nota que fez, quem nunca se pegou falando ou fazendo uma coisa completamente diferente daquilo que prega? Pode ser falta de caráter, mas também seu eu mais profundo falando aqui fora sem você perceber, fique atento a isso para não gerar uma falsa impressão de você. Por isso é importante você saber exatamente quem é você, dessa forma não terá surpresas desagradáveis e nem será visto de forma equivocada por ninguém.

Sua vida pode ficar bem melhor e mais produtiva se você se dispuser a encontrar seu eu verdadeiro, quando isso acontece você também encontra suas melhores habilidades e o melhor caminho a seguir na sua vida. Quem sabe exatamente sobre sua personalidade, encontra assim formas mais prazerosas de se expressar e de trabalhar, pois além de tudo isso encontra seu propósito, não fica batendo de porta em porta como um cão sem dono, vai na porta certa e embala sua vida no sentido correto.



Formado em Letras e pós-graduado em Marketing, membro convidado da Academia de Letras da Manchester Mineira. Com formação em Coaching, atua como treinador de vendedores e Palestrante Motivacional. Poeta, contista, cronista e articulista. Três vezes finalista do prêmio Top Blog, na categoria Política e colaborador no jornal Tribuna de Minas. Participação no projeto "Poesia na Escola" como autor de destaque na edição de 2022, você pode baixar o e-book do projeto acessando o link: https://online.fliphtml5.com/dozlr/ajdc/ Autor de dois livros "Conselhos Diários. Você Não Tem Limites!" e "Você Pode Mudar!", onde fala sobre aspectos de carreira e liderança. Você pode comprar no site: https://bio.uiclap.com/celsociampi

Diga-nos o que achou do post: