metodologia DISC

Você sabe o que é metodologia DISC?

A dinâmica das relações interpessoais exige que os indivíduos estejam aptos para lidar com a comunicação multicultural, devido a pluralidade de características na sociedade, para conferir maior dinamismo, conceitos como a metodologia DISC foram criados.

Seria ideal que, ao longo da rotina e nas relações com outros indivíduos, as pessoas tivessem acesso a um manual de instruções, informando a melhor maneira de lidar com outras pessoas. 

Para uma empresa de vigia noturno a comunicação entre os colaboradores se tornou mais simplificada após uma ação do departamento de recursos humanos ao idealizar uma dinâmica entre os funcionários, visando a integração entre os mesmos.

Inclusive, quando se trata de relações interpessoais em uma só corporação, é verdade que as metodologias a serem aplicadas se dão de forma menos complexa, pois uma vez que respaldados na mesma cultura, os colaboradores terão interesses em comum.

No entanto, quando a relação exige a participação de membros de corporações distintas, cujos interesses não são os mesmos e tampouco os objetivos, prover mais dinamismo nas relações de modo a torná-las saudáveis é uma tarefa desafiadora.

Os campos de estudos voltados para a comunicação e gestão de pessoas são o apoio para organizações que desejam investir no relacionamento com clientes, provedores e colaboradores.

Para otimizar as relações interpessoais em culturas distintas, os campos de estudos recomendam a aplicação de metodologias para compreender diferentes perfis e enxergar qual o meio de comunicação adequado e assertivo para cada perfil. 

Pensando nisso, surge então a chamada metodologia DISC, caracterizada como uma ferramenta criada para classificar o comportamento humano, tipificando os indivíduos em perfis e sugerindo melhores formas de se comunicar com os respectivos perfis.

É verdade que, apesar de não existir um manual de instruções dentro das relações humanas que torne qualquer indivíduo apto para ter diálogo claro com personalidade múltipla, a metodologia DISC é o braço direito para assegurar dinamismo.

Com a metodologia é possível que as conexões requeridas no mundo dos negócios ocorram de forma mais segura e em menor tempo, capacitando as equipes comerciais a estabelecerem a comunicação assertiva com clientes de perfis distintos.

Metodologia DISC: o que é?

Estabelecer uma comunicação limpa e segura entre a sociedade sempre foi o grande desafio de diversas áreas de estudo, isso porque são encontrados indivíduos com posturas e perfis diferentes.

Certamente que, conhecer o perfil de cada um facilita metade do caminho para a construção da boa comunicação. 

Se antes era preciso se dirigir a clínica e consultório psicologia e psicopedagogia para conhecer um perfil, o cenário é diferente.

Atualmente com o emprego de conceitos abarcados dentro da psicologia, estão disponíveis metodologias para melhor tipificar o perfil de indivíduos, como é o caso da metodologia DISC.

A metodologia DISC foi instaurada pelo Dr. William Marston, que a idealizou como uma ferramenta para integrar os perfis presentes na vida em sociedade, com a tipificação e apresentação de formas de linguagem adequadas.

O emprego da metodologia para o ciclo de vendas foi incluído em uma empresa a partir de um treinamento realizado com o intermédio de coach feminino, focado em capacitar exclusivamente mulheres para os negócios.

Sabendo do gap na presença de mulheres nos negócios, ou seja, a discrepância da presença feminina frente às negociações, a empresa decidiu investir neste público de colaboradores para dar novas perspectivas para as negociações.

A metodologia possibilita que diferentes perfis sejam identificados, apoiando as pessoas a conhecerem a si mesmas e compreendendo o perfil do próximo, dispondo de mecanismos para que a relação com o mesmo se torne efetivamente colaborativa para ambos.

Com tais preceitos, a metodologia conta 4 escopos de comportamentos a serem analisados:

  • Dominância;
  • Influência;
  • Estabilidade;
  • Conformidade.

Ao capacitar sua equipe para lidar com diferentes comportamentos nas negociações, a empresa de rastreamento veículos com relatório  conseguiu ver resultados positivos em suas vendas, afinal a equipe comercial passou a ter mais preparo.

Sendo essa a principal vantagem em contar com a metodologia DISC para obter melhores resultados dentro dos negócios. 

Como funciona a metodologia e qual a sua relevância?

A metodologia consiste em avaliação psicológica para determinar o perfil comportamental dos indivíduos diante de situações diversas, sua finalidade é conferir que os choques culturais e de personalidade não prejudiquem as relações interpessoais.

Para chegar ao resultado acerca do perfil de um indivíduo então, é necessária a realização de um teste comportamental a fim de identificar as características observáveis de comportamento e emoções.

Considere um cenário multidisciplinar, que contenha pessoas com preferências específicas, há sujeitos com preferência para vinho tinto de cor clara, enquanto outros preferem consumir água, por exemplo. O mesmo se repete em outras áreas.

Dentro do mundo dos negócios, é verdade que existem posicionamentos diferentes no processo de negociação. 

O grande desafio de vendedores, inclusive, é lidar de maneira assertiva nas negociações com diferentes perfis.

Certamente nas negociações, os vendedores terão de lidar com vendas desafiadoras ao ter que analisar todo o ciclo de vendas, e conferir ao consumidor excelente jornada desde o primeiro contato até o momento de decisão.

No entanto, embora existam meios para otimizar o processo de vendas, na verdade é normal que aconteçam variáveis dentro do ciclo de vendas. Isso porque não é possível padronizar ao máximo um processo de venda.

Sendo assim, os ciclos de venda devem contar com o apoio de uma análise comportamental das partes envolvidas para obter uma comunicação assertiva, de modo que gere conexão entre vendedor e cliente em potencial, considerando os perfis.

Perfil Dominante

O perfil comportamental dominante diz respeito a pessoas com características mais orientadas a resultados, de maneira direta. 

Em uma equipe comercial com prospecção voltada ao serviço de vistoria cautelar caminhão o principal vendedor tem uma abordagem direta, apresentando rapidamente a empresa, seus serviços e qualificando de forma rápida o cliente em potencial.

Todavia, o vendedor precisou adequar sua forma de abordagem ao lidar com um cliente cujo perfil era mais recluso. Para estabelecer um diálogo com este, era preciso combinar pautas de assunto pessoais e profissionais, para gerar mais sinergia e confiança.

Ao notar essa particularidade do cliente em potencial, o vendedor pediu o apoio na negociação para um colega com perfil mais recluso, a fim de estabelecer um diálogo confortável para ambas as partes e transmitir mais confiança ao cliente.

Com isso, analisando o perfil do cliente e vendedor, ajustando de acordo com as necessidades, foi possível o fechamento de negócio. O entendimento da metodologia se fez primordial para tal ato.

Perfil Influência

A maioria das relações interpessoais se torna mais firme com o envolvimento de indivíduos que possuam características de influência na comunicação, isso pois o comportamento destes é entusiasta, sendo comum a pessoas extrovertidas.

Dentro de projetos, a recomendação de gerentes e supervisores é contar com uma equipe multidisciplinar, justamente para que ocorra equilíbrio entre os perfis. 

Pessoas extrovertidas tendem a engajar com mais facilidade com outros perfis comportamentais.

Um veterinário especialista em dentes decidiu contratar novos funcionários com perfis diferentes para melhorar o atendimento ao cliente. 

É verdade que o atendimento dentro de uma clínica veterinária deve ser acolhedor, exigindo comportamento espirituoso.

Para isso, foram contratadas pessoas com perfis de influência, tendo em vista que pessoas com este perfil tem mais facilidade de engajar com clientes e pacientes de modo que transmitem mais segurança acerca do procedimento a ser feito.

Por isso, o perfil comportamental influente corrobora para situações onde o contato com o cliente é feito diretamente, assim como contribui para garantir maior interação entre equipes multidisciplinares.

Perfil Estabilidade

O perfil estabilidade abarca pessoas com comportamentos de intermediação, sendo recomendado inclusive dentro do cenário de solução de problemas. Esse perfil é essencial dentro de projetos, processos comerciais e operacionais.

Uma consultoria de arquitetura e construção contou com o apoio de um colaborador com perfil comportamental diplomático, ou seja, que agisse com cautela para a resolução de problemas. 

Durante a instalação de uma janela grande de vidro, uma das etapas do projeto, os profissionais que realizaram o serviço acidentalmente prejudicaram parte da pintura nos arredores da janela. Com certeza foram abordados pela consultoria para serem ressarcidos.

Sabendo de todo o cenário, a consultoria pediu apoio do colaborador para atender o cliente prejudicado, acolhendo-o e propondo a solução de maneira complacente, viabilizando não só a resolução mas focando também na qualidade de atendimento.

O perfil comportamental de estabilidade é primordial para a manutenção do relacionamento entre empresa e consumidor, pois seu papel na relação entre diferentes partes é minimizar os conflitos.

Perfil Conformidade

Pessoas com perfil comportamental de conformidade possuem característica analítica, sendo comum a especialistas de áreas que exigem maior cuidado para mapeamento de possíveis problemas.

O perfil analítico contribui dentro do mundo dos negócios com a implementação de padrões, a fim de potencializar a experiência do cliente. 

Sua relevância dentro dos processos então é garantir o sucesso de tais e apoiar no atingimento de resultados.

Considerações finais

Sabendo da diferença de perfis de indivíduos envolvidos em processos de venda, operacionais e em outros projetos que exigem interação entre as pessoas, é possível visualizar a importância da metodologia DISC.

Por se tratar de uma análise de perfil comportamental, a metodologia serve como braço direito de gestores para melhor supervisionar as equipes, enxergar gargalos em decorrência da falta de profissionais qualificados e otimizar processos.

Contudo, a metodologia é relevante para empresas que queiram ter respaldo para lidar com colaboradores e clientes de maneira efetiva, respeitando as particularidades e conferindo mais assertividade nas relações interpessoais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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