Vantagens da brand persona para sua marca e/ou empresa

Calma, essa Persona pode não ser a que você está imaginando… Quando falamos em persona dentro do mundo do marketing e da publicidade, é comum pensar na buyer persona, aquela que criamos para atingir o perfil de cliente ideal. Mas, estou falando de algo um pouco diferente…

 

Hoje te convido a aprender mais sobre a Brand Persona, a diferença dela para a Persona que você provavelmente já conhece e como estes conhecimentos são fundamentais para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital.

O que é uma Brand Persona?

A Brand Persona é, basicamente, a personificação da sua marca, como o nome sugere. A ideia é dar voz e definir uma linha de comunicação para a sua empresa, para que o consumidor consiga identificar essa “identidade”. O objetivo é gerar conexão.

 

A marca que usa uma Brand Persona tem uma linha de comunicação uniforme, que pode ser reproduzida sem maiores mudanças em todos os canais que são utilizados (com suas devidas adaptações, a depender do público-alvo e do canal).

 

Um exemplo: Digamos que minha empresa, a Marketing XYZ, forneça serviços de Marketing Digital. Minha Brand Persona define uma linguagem clara, sem palavras muito rebuscadas e até um pouco de pessoalidade.

 

Isso permite trabalhar as redes sociais tranquilamente, sem que seja preciso ficar realizando ajustes para tornar tudo mais formal no LinkedIn ou mais despojado no Instagram. É um meio-termo que funciona para qualquer situação.

 

É claro que, se eu precisar adotar um tom mais sério e técnico em alguma ocasião incomum, isso é totalmente possível. Apenas preciso ter certeza de que não estou fugindo da personalidade que defini para a marca.

Quais são as vantagens de trabalhar com uma Brand Persona?

  • Comunicação uniforme;
  • Linguagem objetiva;
  • Maior conexão com o público-alvo;
  • Identificação com a “pessoa” por trás da marca;
  • É mais fácil de trabalhar com o marketing digital, isto é, pelo alcance de marketing;
  • Engaja mais e melhor.

 

A Brand Persona para sua marca e empresa diferencia o negócio de qualquer outro. Quando você atua em um segmento super concorrido, onde existem vários empreendedores tentando as mesmas estratégias nos mesmos canais, a comunicação precisa ser um diferencial. É necessário conhecer as necessidades, os desejos e a linguagem do seu consumidor. Do contrário, você acaba preso na mesmice e a imagem da marca fica opaca.

 

A marca que usa uma Branded Persona se permite ir além do esperado e pode aproveitar resultados melhores em suas estratégias digitais, sem cansar o público e investir no mesmo conteúdo maçante que os concorrentes já produzem.

Como definir as características de uma Brand Persona?

É preciso entender seu público-alvo e o mercado em que você trabalha. O que é considerado um diferencial para seus consumidores em potencial? Muitas vezes, a concorrência já explora esses diferenciais, e quando tudo é similar demais, o preço e a comunicação podem fazer alguma diferença, especialmente este último, quando os preços estão em uma mesma média.

 

Além disso, você precisa entender quais são os pilares da sua empresa. Não se trata de escrever um textinho sobre missão, visão e valores e abandonar esta página do seu site. Há quem faça isso por pura conformidade, e este não deve ser seu objetivo!

 

Você precisa definir a essência da sua marca e sua personalidade. Isso também envolve criar uma promessa. Sua empresa irá falar de maneira específica e fornecer um produto ou serviço específico. Ponto. Isso ajuda a nivelar expectativas e deve ser seguido

Enxergando a Brand Persona dentro da Disney

Por exemplo, a Disney: é uma marca familiar, voltada ao entretenimento e à diversão!

 

Estes são os pilares dela. Tanto que, na última década, a marca abandonou os filmes adultos de suas produtoras, como a Touchstone, e focou em conteúdos para todas as idades. A exceção é o vindouro Deadpool 3, que será um filme para maiores de idade. A marca terá, em algum momento, que comunicar isso e mostrar que pode se adaptar aos diferentes públicos. No geral, seus produtos e serviços são voltados para todos.

 

Se pudéssemos descrever a Disney como uma pessoa, eu diria que ela é moderna, flexível e inovadora, sempre com uma comunicação bem amigável e fácil de compreender, não importa quantos anos você tenha.

Como trabalhar com a Brand Persona?

A Brand Persona da sua empresa é trabalhada diariamente, seja na prestação de serviços, oferta de produtos ou na comunicação diária. Os valores, a promessa da marca, os pilares, tudo deve ser levado em consideração quando você pretende vender algo a alguém. Não dá para simplesmente criar tudo isso, deixar bonitinho nas redes sociais ou no site, e não seguir o que foi dito. Porém, ainda há empresas que fazem isso, que embarcaram na “onda” do Marketing Digital e que constantemente decepcionam seu público e saturam suas estratégias.

 

Se você quer ter sucesso, continuar sendo transparente para com seus consumidores e garantir que eles compreendam o que você faz e deseja entregar, deve estar devidamente alinhado com eles. A Brand Persona deve ir de encontro com seu consumidor. Não adianta criar uma Brand Persona e segui-la, se ela não tem nada em comum com quem compra de você. Neste caso, o efeito seria o contrário do esperado.

 

Esse é outro erro bastante comum. Empresas que sempre foram sérias e que atendem um público sério passam, da noite para o dia, a postar memes nas redes sociais. Muitas vezes, estes memes sequer têm alguma relação com a rotina do consumidor. O que acontece em seguida? O número de curtidas e seguidores começa a cair, o engajamento vai abaixando, e o Marketing Digital leva a culpa, quando na verdade, faltou planejamento e visão.

Conte com especialistas em Marketing Digital!

Não crie uma Brand Persona por conta própria. Esse trabalho depende de uma visão aprofundada do seu negócio e da expertise de profissionais de marketing. Não é nem publicidade, é Marketing. Então, não adianta jogar a responsabilidade para o estagiário de comunicação que você contratou. Ele pode ajudar, claro, mas o grosso do trabalho deve ser realizado por especialistas.

 

A Exxacta é uma agência de marketing digital que coloca em prática tudo isso que você leu até agora. Nosso trabalho é minucioso e estratégico, e nosso foco é elevar sua marca a um novo patamar. Se você tem dúvidas ou quer criar uma Brand Persona para se posicionar na web, a hora é agora! Entre em contato conosco e saiba como começar.

 

 



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