Vale a pena fazer cursos ead para vestibular?

Felizmente, estamos vivendo um momento em que a internet torna a nossa vida cada dia mais prática. Um exemplo são os cursos EAD para vestibular que chegaram com força total e tornaram o ensino a distância muito mais valorizado e acessível a todos. O que você acha? Será que vale a pena fazer curso online para vestibular ou você prefere o ensino tradicional da sala de aula? Vamos falar mais sobre isso?

 

Curso online ou presencial: qual o melhor?

O método de estudos online surgiu como uma forma de atender a uma necessidade de boa parcela da população que não gosta ou não pode frequentar a sala de aula dentro daquele formato tradicional, com frequência diária e presença física do aluno.

Muitas pessoas que resolvem estudar para vestibular ou para concursos públicos já trabalham e têm pouco tempo para se dedicar aos estudos. Cada segundo conta e estudar de casa é muito mais prático, econômico e pode ser bem mais proveitoso também.

O curso EAD, portanto, é uma opção para atender aquelas pessoas que têm menos tempo, possuem uma rotina mais rígida e mais cheia e também para aquele público que prefere estudar sem ter que sair de casa, o que é cada vez mais comum.

Entretanto, o curso presencial continua existindo e atendendo àquelas pessoas que preferem aquele contato mais próximo com o professor e colegas de classe. Muitos alunos dizem, inclusive, que aprendem mais rápido quando estudam dessa forma. E tá tudo bem. Cada pessoa tem o seu jeito particular de aprender.

Se você prefere estudar de casa, pelo computador ou pelo celular, e sente que rende bastante no estudo, o curso EAD é para você. Por outro lado, se você não consegue se concentrar nas aulas online, não mantém o foco, sente falta da proximidade dos colegas e do professor, talvez o método de estudo tradicional seja mesmo a sua melhor escolha.

Curso EAD para vestibular: por que vale a pena?

O curso EAD tem ganhado cada dia mais adeptos e os motivos são vários, como você poderá perceber na lista de vantagens que separamos a seguir. Confira.

Se adapta à qualquer rotina

Uma das vantagens mais valorizadas do ensino online é a flexibilidade de horários. Geralmente, as aulas disponibilizadas são gravadas e você pode encaixá-las em qualquer momento do seu dia. Pode estudar dentro do ônibus, fazendo comida, no intervalo do almoço ou quando você preferir.

Mesmo que você tenha o dia todo disponível para estudar, com o cursinho EAD você não precisa escolher apenas aquele horário específico para assistir às aulas. Você faz o seu horário de estudo, no momento em que o seu foco estiver mais apurado.

É financeiramente mais acessível

Outra grande vantagem do cursinho online é o preço menor do que o cursinho tradicional que pode chegar a até 50% de diferença. Como os cursinhos têm gastos menores com alunos do sistema online de ensino, eles repassam para esses alunos um curso com valor bem mais em conta.

É uma super vantagem, não é? E para garantir um valor ainda mais acessível, você pode buscar por cupons de desconto que geralmente são disponibilizados pela própria escola, como o cupom de desconto Gran Cursos. Com ele, você pode estudar em um dos cursinhos mais populares e mais cobiçados do país pagando muito pouco por isso.

Menos tempo gasto no trânsito

Já pensou em quanto tempo você desperdiça se deslocando de um lugar para outro? Se você mora em uma grande cidade deve sentir na pele as consequências de um trânsito quase sempre caótico. Agora imagina quem tem que enfrentar esse trânsito diariamente para ir até o cursinho estudar, depois de um longo dia de trabalho?

Não precisar encarar ônibus e congestionamento é uma das muitas vantagens do curso EAD. O tempo que você ganha evitando esse trajeto pode ser investido em mais estudo ou até mesmo em descanso ou lazer.

Oferece os mesmos resultados de um curso presencial

Sim, cursinhos online são tão bons quanto os presenciais. Os professores são os mesmos, a aula é a mesma e a metodologia de ensino também. O que diferencia um do outro é que normalmente as aulas do cursinho EAD são gravadas, enquanto as do presencial acontecem ao vivo.

Mas, até isso pode ser uma grande vantagem, como você verá no tópico a seguir.

Você pode acelerar as aulas e ganhar mais tempo

Se você tem pouco tempo para estudar, sabe o quanto é valioso cada segundo. E você pode ganhar muitos minutos e até horas do seu dia estudando online porque as aulas podem ser aceleradas. Desde que você consiga entender e assimilar o que o professor está falando, você pode ver os vídeos em uma velocidade maior do que a normal, sem prejudicar o aprendizado.

Essas são apenas algumas das muitas vantagens do curso EAD, seja para vestibulares ou para concurso público. Além de tudo isso, você aprende no seu tempo, tem mais qualidade de vida e pode se dedicar a outras atividades da sua rotina, o que é muito importante para não comprometer a sua saúde mental. E então, vale ou não vale a pena apostar em um curso online?

 



Diga-nos o que achou do post: