Uma liderança destrutiva

Liderança

 

A liderança é uma habilidade das mais antigas da humanidade, porém, essa habilidade começou a se chamar liderança por volta do ano de 1911 quando Frederick Winslow Taylor, pai da administração científica, publicou os “Princípios da Administração Científica”. 

Inegavelmente, a liderança se encontra em todas as esferas da humanidade desde os seus primórdios. Por isso, tanto em empresas, igrejas, famílias, ou em qualquer lugar onde houver um grupo de pessoas reunidas, aí surge a necessidade de liderança.

Sem dúvida, a liderança é uma habilidade positiva, exercida para trazer benefícios a um determinado grupo, porém algumas atitudes negativas cometidas por   seus líderes podem, transformar essa habilidade positiva em uma liderança destrutiva, transtornando todo o processo de crescimento desse grupo.

 

Atitudes e características negativas do líder

O líder reversivo

Essa é uma atitude usada pela liderança para ganhar tempo. Postergar a resolução ou a tratativa de um problema é um vício de muitos líderes. Ou seja, isso é uma atitude desrespeitosa por parte do líder para com o seu liderado, mas que infelizmente acontece.

Geralmente ocorre dessa forma: o liderado procura o líder para conversar e então, começa expor o problema, quando percebe isso, o líder leva a conversa para outra direção,(reverte a conversa), com isso, consegue desmotivar o liderado de levar aquele assunto adiante.

 

O líder sombrio

A  falta de transparência é o ato de suprimir informações que são importantes ao liderado. Geralmente são informações como , plano de carreira, ascensão a novos cargos, mudanças de gestão.

Sendo assim, esse líder deixa seu liderado “trabalhando no escuro”, e esse por sua vez, por falta de informações simples, não consegue fazer um planejamento da sua carreira.

 

O líder sarcástico

Existe aquele líder que não consegue falar com o seu liderado sem usar o tom de sarcasmo.  De fato, esta é uma das características de muitos líderes que se aproveitam da situação do liderado em algum momento de fragilidade, como por exemplo: um erro, uma falta ao trabalho, a dificuldade em assimilar algum conteúdo, etc. 

Nesses casos é legítimo o direito do líder em chamar a atenção, porém com todo respeito que é devido ao seu liderado.

No entanto, fazendo ao contrário disso o líder pode incorrer na prática de assédio moral, o que é considerado crime segundo o projeto de Lei 4742/ de 2001.

Os líderes sarcásticos usam isso como uma autodefesa em relação ao seu liderado, visto que, não conseguem exercer influência positiva sobre o tal.

 

O líder “vista grossa” 

“Ele finge que não vê”. Essa é a frase falada por funcionários cansados de ver algo de errado acontecendo e o líder não tomar nenhuma atitude.

Há líderes que desmotivam toda uma equipe ao tratar o mal liderado da mesma forma com que trata os bons liderados. Esse líder, por medo ou preguiça de resolver um problema, faz vista grossa diante de atitudes incorretas de alguns liderados, o que acarreta prejuízo ao crescimento da equipe.

 

O líder narcisista

 “Eu acertei”! “Nós erramos!” Quem nunca ouviu esses dizeres?

Pois é, esse é o líder narcisista. Ele nunca assume os próprios erros com medo de perder sua autoridade, ou que tenham impressão que ele não sabe tanto quanto parecia saber.

Assume todos os acertos e se exime de todos os erros colocando-os sobre a  coletividade.

 

O líder estacionário

O líder estacionário, como o próprio nome já diz, é aquele que por se imaginar no auge da liderança, estacionou,  deixando de buscar novas habilidades de regência. 

Ele está com a Síndrome do Planeta Terra, girando em torno do próprio eixo.

Esse líder cobra resultados da equipe, delega cargos, impõe metas, mas quando essas metas começam a ser atingidas por seus liderados, ele mesmo de alguma forma frustra a equipe.

Ele quer que avancem, porém sempre ao ritmo do nível em que ele estacionou, nunca sobressaindo-se, o que na visão dele, poderia prejudicar sua imagem.

 

O líder perfeito

Eu não podia deixar de falar do líder perfeito. Esse é aquele líder que todos esperam. Quem não gostaria de ter esse líder em sua instituição? Pois é, creio que todos.

Porém, sinto lhe informar que esse líder não existe, isso mesmo, apesar de ter elencado algumas características negativas que o líder não deve praticar, ainda sim, mesmo não as praticando não pode ser considerado perfeito.

Isso porque nós humanos estamos em uma constante evolução, nos atualizando a cada dia, procurando nos tornar pessoas melhores, superando a nós mesmos todo o dia.

Portanto, evitar essas atitudes negativas na liderança, com certeza, nos fará subir a cada dia um degrau a mais rumo a um legado de liderança admirável.

 

A frase que o líder nunca deve dizer

“Estou fazendo a minha parte, o problema está em  vocês”.

Se você líder tem essa frase em seu vocabulário, é melhor eliminá-la, pois se algo está dando errado é por sua má gestão. 

Porque a parte do líder é o todo , sendo assim, se ele “já fez a sua parte” como disse, deveria haver harmonia na situação em questão.

Do contrário, a sua parte está por fazer.

Existem líderes Natos e Inatos( os que nasceram com a habilidade de liderar, e os que a conquistaram com algum treinamento) e ainda,  no entendimento da escola ontopsicológica é “aquele que sabe servir, que sabe fazer funcionar a harmonia das relações entre os operadores de um contexto (empresarial ou outro), para que exista o máximo de produção específica ou resultado integral.” 

 

Palavra aos líderes

Liderar é um ato de amor, pois não estamos conduzindo apenas equipes ao sucesso, estamos conduzindo vidas. Famílias inteiras se beneficiam disso.

Portanto, liderança não é um mero “status de poder”, mas é ação nobre de alguém ao qual todos olham com esperança. Aguardando que dele emane decisões assertivas e justas, que de alguma maneira possam transformar as suas vidas.

 

 

 

 

Referências bibliográficas:

https://www.cut.org.br/noticias/assedio-moral-e-crime-segundo-lei-aprovada-pela-camara-dos-deputados-f42d

https://pt.wikipedia.org/wiki/Narcisismo

http://onto.net.br/index.php?title=Ontopsicologia

http://onto.net.br/index.php?title=L%C3%ADder

Consultoria em RH, Varejo, Atendimento e Farmácia

Contato:

https://carlosliterato.blogspot.com/

facebook.com/carlosjose.silva.733450

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que é liderança?

 



Carlos José, é Cristão, Graduando em Pedagogia, e amante da leitura e da escrita .

Diga-nos o que achou do post: