Um por todos, todos por um, em família!

Valorize cada minuto, reserve uma noite por semana, façam refeições juntos, desenvolvam um relacionamento individual, envolvam-se nas atividades de seus filhos, desliguem a televisão, ajudem os filhos a desenvolver seus talentos, tornem as tarefas de casa divertidas etc.

Já notou quantos desses “conselhos” você e/ou seu parceiro escutaram de alguém próximo ou ainda de alguns profissionais?

Há estudos que mostram o quanto ter uma rotina criativa pode fazer a diferença, aqui estão algumas atitudes que podem ser seguidas, para a melhoria do convívio de um lar.

Com a rotina turbulenta, é comum achar que seria impossível passar mais tempo juntos ou ainda achar que já passa tempo o suficiente, para que isso seja possível, pode tentar:

  • Determinar o que é mais importante em sua vida e daqueles que convivem contigo.
  • Observar como estão utilizando seu tempo.
  • Reversar tempo para o que realmente é importante para todos.
  • Valorizem as noites que estão juntos, ensinando valores, discutindo assuntos em geral, fazendo planos e compartilhando histórias inspirados.
  • Utilize atividades que envolvam: música, natureza, serviços comunitários, principalmente atividade espiritual, como ir à igreja pelo menos uma vez por semana, atividade social como festas, realização de esportes, cuidados da casa e também de aprendizado como visitação a locais históricos, zoológicos, etc.
  • Se esforçar como família, como por exemplo seus filhos ajudarem no planejamento e preparo de refeições, eventos em família, contar histórias ou experiências de família, conviver com demais familiares.
  • Programar-se para passar um tempo individual com cada filho realizando alguma atividade, como por exemplo leitura de um livro que ele(a) goste ou ainda um jogo como damas, pergunte a ele(a) o que gostaria de fazer.
  • Ajudar os filhos nas atividades escolares, leva-los para apreciar diferentes formas de artes, como: museus, recitais e eventos esportivos.
  • Estabeleça regras domesticas para uso de aparelhos eletrônicos.
  • Observe e colabore para identificar o talento de seus filhos, incentivem seus interesses e hobbies, ensinando-os também a apreciar os talentos das outras pessoas, mostrando também como ser gratos por seus talentos e o também ajudar outras pessoas.
  • Mostras a importância de todos colaborarem na limpeza após refeições.
  • Acostume-se a perguntar a todos os integrantes da família como foi seu dia, e divida o seu dia com ele também.
  • Ensine-os o valor do trabalho e as possibilidades que este serviço oferece a família.

Claramente que isso são atividades importantes, mas não significa que realizar todas elas é garantia de um lar amoroso ou ainda de que seja possível realizar todas elas, pois essa demanda de atividades depende dos integrantes envolvidos.

Para um bom começo analise tudo em família, e faça a sua rotina ou alterações delas de tempos em tempos, pois a evolução de um ser humano é constante o que torna todos os viventes dessa casa em um não padrão, pois com o tempo surgem ganhos ou percas de habilidades.

Lembrando que não é uma lei, mas sim mudanças recorrentes para o lar em família e que não existe um lar perfeito.

Conte-nos o que você já realiza em seu lar, o que irá iniciar e ainda o que mais gostou da lista de atividades.

Isnta: @drikavbrazil

Até breve.



Formada em Letras (desde 2011), a paixão da escrita ainda vive em mim, mas como tudo leva seu tempo para aflorar, resolvi antes me formar em Pedagogia (desde 2014), onde obtive um olhar carinhoso pela educação, nas dificuldades da vida decidir aproveitar da minha paixão e juntar o útil ao agradável, escrevendo sobre diversos temas, inclusive educação.

Diga-nos o que achou do post: