e-commerce

Tráfego pago e orgânico: a importância para seu e-commerce

Um bom tráfego é uma das maiores conquistas que um e-commerce pode ter, ainda mais em tempos onde a concorrência aumenta cada dia mais.

Até porque criar um alto volume de tráfego consistente, é quase como garantir que a sua loja virtual sempre terá um bom movimento de pessoas, sejam elas clientes ou não.

Expor os produtos e serviços da loja online de carimbo personalizado com strass garante que essa movimentação de pessoas traga mais vendas para o negócio.

Entretanto, todo empreendedor deve saber que existem 2 principais tipos de tráfego, o pago e o orgânico, na teoria eles são totalmente opostos, mas na prática podem acabar se complementando.

Em resumo, uma estratégia de marketing digital voltada para o aumento do tráfego do site pode se beneficiar dos dois, transformando suas diferenças em complementos.

O artigo a seguir explicará melhor o conceito de tráfego pago e orgânico, além da importância dos dois para um e-commerce.

Por fim, dará algumas dicas de como iniciar uma estratégia de tráfego pago e orgânico no site da empresa, seja ela de serviços de aplicação de película de segurança residencial ou outro segmento.

Entenda o que é o tráfego que pago e o orgânico?

Quando se fala de tráfego pago ou compra de tráfego, as pessoas estão se referindo a uma estratégia que envolve o investimento de dinheiro para aumentar as visitas no seus sites.

Para empresas que têm uma urgência maior em crescer rapidamente na internet, esse tipo de estratégia é a mais recomendada.

Mas, vale lembrar que apenas patrocinar os links não é o suficiente para isso, as páginas que eles direcionam devem conter conteúdos de qualidade que solucionem os problemas dos usuários.

Isso fará com que eles fiquem ali tempo suficiente para que os algoritmos do Google percebam que o seu site de venda de cordão para caneca personalizado tem assuntos relevantes sobre o tema e exibam seus anúncios pagos.

Portanto, o tráfego pago nada mais é do que investir capital em plataformas e sites que podem anunciar sua empresa, para ajudar a atrair mais usuários ao site dela.

Algumas das maiores e mais eficientes plataformas de anúncios pagos são:

  • Google Ads;
  • YouTube Ads;
  • Instagram Ads;
  • Facebook Ads;

Com essas plataformas é possível divulgar o seu negócio e atingir públicos diferentes. Já o tráfego orgânico pode ser definido como a conquista de novas visitas em um site específico sem precisar gastar dinheiro para isso.

Ou seja, o público chega de forma espontânea, por meio de pesquisas nos buscadores de sua preferência como o Google ou qualquer outro.

Apesar dessa estratégia ser orgânica, é essencial que ela tenha um bom investimento na análise de dados e se baseie em ações concretas.

Assim o site do e-commerce de lava louça compacta poderá subir nas páginas dos buscadores de pesquisa, aumentar suas visitas e consequentemente seu número de clientes.

Mas, também é possível apostar uma certa quantia no tráfego orgânico de forma indireta. As empresas podem impulsionar uma palavra-chave, e quando os clientes a pesquisarem seu site será o primeiro apresentado.

Boas ações e boas práticas envolvendo o tráfego orgânico podem fazer com que os frutos colhidos dessas estratégias sejam bem duradouros.

Porque são importantes para um e-commerce?

Depois de entender os conceitos tanto de tráfego pago quanto do tráfego orgânico vamos conhecer algumas vantagens que deixam bem claro a importância dessas duas estratégias para um e-commerce.

O tráfego orgânico é muito importante para reduzir os custos em uma estratégia de marketing digital, ou seja, tem um ótimo custo benefício.

Entretanto, o tráfego pago ajuda muito um e-commerce de materiais para creche particular que precisa de resultados imediatos e que pode arcar com esse investimento.

As campanhas de um e-commerce são veiculadas quando os seus anúncios começam a ser configurados nas ferramentas certas, assim o público irá interagir com elas mais rápido.

Quando se fala de relevância e tráfego orgânico e pago, muitas pessoas preferem o tráfego orgânico, principalmente empresas novas e pequenas.

E também porque no meio digital a relevância é a chave para o sucesso de qualquer negócio de infraestrutura de rede corporativa, seja ele grande ou pequeno.

Já as empresas maiores buscam entender tanto a importância do tráfego pago quanto a do orgânico, pois a soma de resultados rápidos e da possibilidade de alta relevância para com o público são uma dupla infalível.

O uso das duas estratégias ao mesmo tempo ajudará a otimizar o site com estratégias de marketing digital além de ajudar no rendimento do mesmo.

Como iniciar estratégias de tráfego pago e orgânico

Aumentar o tráfego de um e-commerce, seja com estratégias pagas ou orgânicas, é uma tarefa que precisa de muito comprometimento com a produção de conteúdos.

Por isso, qualquer uma das estratégias escolhidas devem ser muito bem implementadas, seja para um negócio online de disponibilização de curso para dirigir ônibus ou qualquer outro segmento. 

Pensando nisso, para ajudar a iniciar uma estratégia de tráfego pago e orgânico separamos algumas boas dicas que serão extremamente úteis para isso.

Escolha o objetivo da campanha

Antes de tomar qualquer decisão é fundamental estabelecer quais serão os objetivos da campanha, seja ela de tráfego pago ou orgânico.

Isso é fundamental para gerar mais reconhecimento da marca, aumentar a sua visibilidade, assim como o número de downloads de um aplicativo.

Além de que criar campanhas que tenham como objetivo aumentar o tráfego de um site, ajuda a gerar mais vendas e a alcançar muitos outros benefícios.

Defina o público

Independente da estratégia de marketing digital usada, o dono do site deve convencer muito bem o público que deseja atingir.

Por isso, busque conhecer tudo o que for possível sobre os seus usuários frequentes, desde sua idade, seu endereço e interesses pessoais, até seus receios, desejos e problemas.

Conhecer as necessidades do público ajuda a entender suas dores, qual linguagem eles preferem falar e por quais canais eles preferem se comunicar e ir atrás de informações.

Utilize técnicas de neuromarketing

O objetivo principal de usar técnicas de neuromarketing para estratégias de tráfego pago ou orgânico é conseguir influenciar a mente e as ações dos consumidores.

Para alcançar a mente dessas pessoas é necessário ser capaz de conhecer suas necessidades e desejos além de seus maiores problemas.

Portanto, os gatilhos mentais, por exemplo, são muito usados para quem trabalha com esse tipo de técnica.

Utilize o lookalike

Para o marketing digital, o termo chamado de lookalike é como um modelo estatístico que tem como objetivo principal ampliar o alcance da audiência de um negócio.

Ele permite que um grupo de pessoas se torne mais propenso a adquirir os serviços ou produtos como uma porta blindada com biometria de um e-commerces por serem parecidos com os clientes dessa loja.

Esse tipo de estratégia ajuda a aumentar tanto o tráfego do site quanto o número de pessoas convertidas por ele.

Escolha as melhores plataformas

É importante realizar o mapeamento dos canais de comunicação que o público costuma trafegar e selecionar tanto as plataformas pagas quanto as gratuitas que se vinculam a esses canais.

Estude SEO

Usar técnicas de SEO é muito importante para ambas as estratégias, mas para o tráfego orgânico tem uma importância um pouco maior do que para o tráfego pago.

O SEO no tráfego pago serve para ajudar a otimizar a produção de conteúdos e garantir que o usuário tenha uma boa experiência.

Já no tráfego pago, além de também ajudar nessa produção de conteúdos, faz o site aparecer nos primeiros resultados de busca organicamente sem pagar nada.

Sem usar esses tipos de técnicas o conteúdo não será efetivo, e dificilmente trará um bom volume de tráfego ao site, seja ele pago ou orgânico.

Faça teste A/B

É normal para os profissionais de marketing digital estar sempre fazendo testes de campanhas antes mesmo de lançá-las, para terem certeza de sua eficácia.

Ninguém emplaca gol na primeira tentativa, muitos erros virão antes de ter certeza de que a estratégia está pronta para ser implementada e que será um sucesso.

Considerações finais

Sendo assim, se o dono de um e-commerce tem um bom orçamento para investir tanto no marketing digital do tráfego orgânico quanto no pago, a dica é fazer isso.

Porque como vimos as duas estratégias são altamente importantes para um negócio. E além dos benefícios que elas trazem pode fazer com que sua relevância no enfado aumente mais ainda.

Por isso, não perca tempo e invista em tráfego pago e orgânico para se destacar da concorrência, aumentar as suas vendas e popularizar a sua marca como referência no seu segmento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Diga-nos o que achou do post: