TRABALHAR COM AMOR

Diz-se, por aí, muito sobre fazer aquilo que ama, isso seria muito bom se todos pudessem trabalhar naquilo que realmente lhe toca o coração, mas a realidade é dura e cruel e poucas pessoas conseguem trabalhar naquela profissão que sempre sonharam para sua vida, por vários motivos que aqui não vou elencar, não é o assunto do artigo. Mas é importante que mesmo não trabalhando na profissão desejada, que se realize o trabalho que faz com amor e muito cuidado.

Quando somos criança queremos ser várias coisas quando crescermos, quando nos perguntam o que queremos ser as respostas mais comuns são: astronauta, jogador de futebol, piloto de avião e médico (quem nunca?); eu, além dessas, já quis ser varredor de rua, maquinista de trem, piloto de Fórmula 1, pedreiro e algumas outras profissões que nem me lembro. Acontece que depois de um tempo, que vamos crescendo, vendo o mundo girar e as coisas acontecendo, vamos expandindo nosso conhecimento e tomando gosto por algumas profissões que conhecemos por intermédio de conhecidos que as exercem, irmãos mais velhos, leitura sobre e nossos pais, daí vamos moldando nossa escolha profissional, até que chega a hora de escolher para o que vamos estudar e aí sim fazemos a opção.

Quem consegue trabalhar no que ama de verdade sabe que a vida se torna muito mais leve, como diz o ditado: “quem trabalha no que ama não trabalha, se diverte.”, mas quem, pelas circunstâncias da vida não consegue realizar essa doce aspiração, pelo menos precisa aprender a gostar do que faz e trabalhar todo dia com amor, isso ajuda a amenizar qualquer situação. Trabalhar com amor é muito importante para que a pessoa possa deixar bem leve a carga de trabalho e realizar ali o melhor que ela puder.

Aplicar o amor de verdade faz você se entregar mais ao trabalho, procurar entender melhor o que deve fazer e te torna um profissional de excelência, pois só o amor vai despertar o melhor de você. Amar seu trabalho, seja ele qual for, ajuda muito quando você precisar resolver problemas, pois eles existem e vão te acompanhar a vida toda, nenhum trabalho está livre deles e quanto maior for sua boa vontade, melhor para você e para a solução desses problemas. Quando não há amor naquilo que você faz profissionalmente começam as reclamações, o corpo mole e o famoso empurrar tudo com a barriga, é assim que sua vida profissional, e depois a pessoal, começa a ficar toda enrolada, com você enrolando o serviço que deve ser feito, que uma hora precisará ser entregue e então começa a correria para cumprir o prazo e com isso acontecem muitos erros, que exigem o retrabalho e atrasa o resto todo, um círculo vicioso.

Quando você realiza seu trabalho com amor, você começa a olhar o serviço a ser feito com outros olhos, vai compreender que quanto melhor o realizar, vai ter que executar menos correções posteriores, ou até nenhuma e vai entregar todo serviço com mais qualidade. O amor ao seu trabalho também vai contribuir para que você busque conhecimento de qualidade, e quanto maior seu conhecimento, melhor será seu desempenho e sua entrega, lembre-se sempre que você é medido pela qualidade do que entrega e não pelo que sabe, isso é subjetivo, portanto, se você tiver boas entregas, utilizando bem o que sabe, vai poder buscar mais capacitação e até se preparar para finalmente trabalhar naquilo que realmente você deseja, pois você não precisa passar a vida inteira sonhando em ter determinada profissão e nunca alcançar isso, você tem o direito e até o dever consigo mesmo de tentar ter a profissão dos sonhos, tornar isso real e completar sua felicidade. Um trabalho bem realizado em qualquer função pode abrir as portas quando pintar uma oportunidade de ir para onde você quer. É importante entender isso e ter visão de futuro para poder mirar no objetivo desejado, você pode ficar em determinada função por um tempo, até se organizar, se preparar e poder lutar pelo que realmente quer, afinal, as contas precisam ser pagas e sonhos não realizados não as pagam por mágica.

Quando temos uma meta de vida, encaramos qualquer desafio para atingi-la, podemos passar um tempo exercendo uma função na qual nunca quisemos estar, mas se for para atingir essa meta, que seja, ela deve ser encarada com muito amor e foco no que é o objetivo principal. Sempre que o amor está em primeiro lugar no que estamos fazendo no momento realizamos o melhor de nós, isso é certo e deve ser levado em consideração sempre, aprenda a amar o seu trabalho, aprenda a realizar seu serviço com muito amor e cuide para que esse amor nunca esfrie, nem naqueles momentos mais difíceis em que queremos jogar tudo para o alto, nessas horas, deixe um pouco de lado o serviço, esfrie a cabeça e volte quando sentir que o amor está recomposto.

Pensamos que a vida é que nos prega peças, mas fazemos isso como autoengano, somos nós mesmos que vamos fazendo nossos caminhos, por vezes escolhemos os mais fáceis, ou escolhemos um determinado caminho pela necessidade do momento, ou até desistimos de nossos sonhos e seguimos um caminho totalmente diverso por toda a vida porque achamos que nunca vamos ter condição de realizar esse sonho. Mas veja bem que em qualquer das situações a escolha foi nossa, seja qual for o motivo, nós escolhemos por onde íamos andar e, por vezes, não mais voltamos ao caminho desejado, também por tantos motivos, alguns inventados, vamos criando nossas histórias para dar um ar dramático aos nossos momentos de acomodação, pois acabamos nos acomodando na vida, ou seja, entrando na zona de conforto e achamos que ali é bom ficar, pois nos dá uma sensação de segurança que, quando tentamos realizar o sonho não temos, mas também é uma zona onde não crescemos profissionalmente.

Não é nada fácil fazer o que estou dizendo aqui, eu sei, já estive fazendo coisas que não gostava e tive que ter muita disciplina para fazer o meu melhor e entregar meu serviço bem feito, já sofri com assédio moral no trabalho, ainda quando isso nem era assunto conhecido, mas sobrevivi e cheguei até aqui, sei do que estou falando e sei do desafio que é fazer aquilo que gostamos, já ouvi um monte de gente me chamando de maluco, de inconsequente e mais um monte de outras coisas. Mas eu sei também o quanto é bom você receber um comentário de elogio ao que você faz, receber mensagens de gente te agradecendo pelo que você fez por elas, pessoas que nem conheço pessoalmente me mandam mensagens de agradecimento e isso paga qualquer aperto, qualquer humilhação imposta por quem não sabe o que é amar o que faz.



Formado em Letras e pós-graduado em Marketing, membro convidado da Academia de Letras da Manchester Mineira. Com formação em Coaching, atua como treinador de vendedores e Palestrante Motivacional. Poeta, contista, cronista e articulista. Três vezes finalista do prêmio Top Blog, na categoria Política e colaborador no jornal Tribuna de Minas. Participação no projeto "Poesia na Escola" como autor de destaque na edição de 2022, você pode baixar o e-book do projeto acessando o link: https://online.fliphtml5.com/dozlr/ajdc/ Autor de dois livros "Conselhos Diários. Você Não Tem Limites!" e "Você Pode Mudar!", onde fala sobre aspectos de carreira e liderança. Você pode comprar no site: https://bio.uiclap.com/celsociampi

Diga-nos o que achou do post: