TODO MUNDO É ATEU de 1 Deus à MAIS – Filósofo Nilo Deyson Monteiro

” O conhecimento tornaria o ser humano em ateu?”

A tolerância religiosa por exemplo, na prática, ela só existe de modo formal e educado. Não é confortável um pastor evangélico, por exemplo, ir ao casamento de sua filha em um terreiro de candomblé. O respeito é pura formalidade por educação. No entanto, o evangélico afirma em sua consciência, que os que aderem ao espiritismo estão endemoniados. Da mesma sorte, um espírita do candomblé ou da umbanda, por exemplo, não toleram os evangélicos por acharem que eles são metidos a donos da verdade, chatos e outros. Esse fenômeno se dá em todas as religiões. Neste sentido, se eu acredito em 1 Deus e nego todos os outros, logo sou ateu de 1 Deus à mais.

O ser ateu talvez não seja só em não relação em acreditar em nada, podendo portanto ser mais profundo essa discussão, quando se nega a deusidade da existência de uma divindade da fé alheia. A dualidade de creditar fé, daria talvez origem ao ateísmo de um deus à mais, o que daria o nome de intolerância sobre como os outros pensam diferente de minha crença. Será que se não acredito no deus de outras ramificações religiosas, para aqueles tipos de rituais e de cultuar o divino, sou ateu mesmo sendo Teista na fé que professo?

Pensar Deus, explicar Deus fora da experiência causa espécie. Ninguém que não tenha tido a experiência com o divino dentro da crença que professo, teriam a obrigação de acreditar em minha teoria sobre fé e o divino?

O que fazer para provar Deus em relação à sua existência oferecendo-o como proposta ao outro, que acredite no que eu acredito?

Obviamente existem os sinais, os milagres, profecias bíblicas que estão acontecendo. Não se trata da minha fé, pois eu, Nilo Deyson, sendo escritor e filósofo, sou Cristão e acredito em Jesus Cristo como senhor e Salvador; aqui na realidade, se trata em saber de você, amigo leitor, como fazer para provar que você está certo em ser Teista e não ateu.

Quando você demoniza a fé alheia, você se torna intolerante.

“Não foram as possíveis histórias que tornaram tão violenta a humanidade, mas sim a fé nas convicções.”

Infelizmente, a religião matou muitas pessoas na história da humanidade, basta você lê, pesquisar a história das religiões em todo o planeta. A religião faz o bem ao tentar recuperar pessoas do estado de vícios e de ima vida sem perspetiva, mas por outro lado, ela é autoritária, fechada em si por limitações dentro de suas doutrinas e pode eliminar a atuação intelectual das pessoas por meio dos costumes doutrinários.

Enfim, você acredita mesmo em sua religião? Estudou tudo sobre ela? Ok…

Você é ateu por não acreditar em Deus, isso não te faria ser Teista em ter fé em ser ateu no qual se defende em não acreditar, isso não seria acreditar em sua fé?

A religião para os ateus, só serve para os ignorantes sem conhecimento literário e intelectual, em contrapartida, os religiosos apontam os ateus como pessoas que não conhecem à Deus pela experiência, logo não acreditam.

Como conviver de forma respeitosa sem apontar?  E quem acredita na ciência, ou em uma energia, na meditação, na conexão com a própria consciência, eles são teistas ou ateus de todo restante de divindades ?

Os africanos estão certos em cultuar os deuses que acreditam?

Alguns asiáticos, adoram deuses diversos, seriam eles loucos ou inteligentes em relação à fé?

Ser ATEU ou TEISTA me torna feliz e inteligente?

Reflita e escreva sobre isso em sua agenda. Desenvolva seu modo limitado condicionado de pensar.

 

Nilo Deyson Monteiro Pessanha



FILÓSOFO, ESCRITOR, POETA, COLUNISTA & PALESTRANTE. Fundador da Filosofia da imparcialidade participativa. Autor do livro de Filosofia Todos os Corações do mundo, e do Livro O Teatro da vida e a interpretação das coisas, quem nos garante ser verdade das coisas. Membro de diversas instituições culturais como por exemplo, é imortal acadêmico da Academia de Letras do Brasil seccional Campos dos Goytacazes, é imortal Acadêmico da Academia Pedralva Letras e Artes, ocupante da cadeira n°17 , Fundador do NAISLA, Núcleo Acadêmico Italiano di Scienze, Littere e Arti. Membro de diversas instituições. Nilo Deyson Monteiro participou de diversas antologias, periódicos e muitos de seus trabalhos acadêmicos estão no Google ao pesquisar Filósofo Nilo Deyson.

Diga-nos o que achou do post: