Tenho que paga imposto sobre o prêmio que ganhei na loteria

Hoje nós vamos entender se você tem que pagar imposto sobre o prêmio que você ganhou na loteria. Em muitos lugares nós lemos sobre pessoas ensinando a como apostar na loto.

Contudo, elas não trazem as informações necessárias para que as pessoas saibam o que fazer caso ganhem. Após ter recebido uma bolada, será que existe algum imposto que eu preciso pagar? Vamos ver.

Nesse sentido, eu desejo a você uma ótima e agradável leitura! Fique com a gente até o final pra aprender tudo sobre o assunto.

Imposto sobre prêmio de loteria

De fato, existem impostos que são cobrados em cima do prêmio de loterias. Nós somos o país conhecido pela cobrança de inúmeros impostos, mais do que qualquer outro país no mundo. Dessa maneira, é meio óbvio que haveria também uma taxação nos prêmios de loteria. Entretanto, quais são esses impostos e qual a porcentagem que deve ser paga?

Vamos aprender tudo hoje nesse post!

Em primeiro lugar, a Caixa Econômica paga ao ganhador da aposta o valor total do prêmio. Porém, e os impostos? Bem, eles já são calculados antes mesmo da divulgação do valor. Assim, os prêmios são divulgados com o valor dos impostos já inclusos nele. Dessa maneira, você acaba dividindo o seu dinheiro com o governo, mas não sente isso no seu bolso. Até porque existem jogadas aqui.

E essas são as jogadas de marketing, onde eles divulgam apenas o que interessa aos jogadores. Então, existem alguns outros impostos que serão cobrados e que você terá que prestar contas como, por exemplo, o Imposto de Renda. Vamos entender como ele funciona.

Imposto de Renda como imposto sobre o prêmio

Primeiramente, existe um valor de prêmio em que se você não ganhar mais do que ele, você fica isento de declarar no IR. Contudo, o Leão devorador entra em cena caso um centavo a mais ultrapasse esse limite. O limite hoje em dia é de R$ 1.903,38, o que é consideravelmente baixo, não é verdade? Assim, 30% do valor é visto pra Receita Federal, caso passe do limite acima.

Então, basta fazer uma matemática bem básica: por exemplo, caso você tenha ganhado 7 milhões de reais na loteria, o prêmio bruto real era de 10 milhões. Assim, 3 milhões, ou seja, 30% do valor ganho, vai para a Receita.

Assim, é muito comum que você escute que o Imposto de Renda cobra a todos sem olhar a quem. Nesse sentido, seja um rico ou alguém mais humilde, os impostos serão os mesmos pros dois. É o que chamamos de “tributação linear”.

Diversos outros impostos

De fato, existem muitos outros impostos que são vistos em cima do prêmio. Como nós vimos, em textos de “como apostar na loto” eles não costumam trazer essa outra face da moeda, não é mesmo?  Assim como no IR, esses impostos também são pagos pelo governo antes mesmo que o prêmio seja distribuído. De acordo com a Caixa, só 43,35% é visto como prêmio em si.

Porém, onde estão os 56,45% que sobraram. Simples. A premissa é de que todo esse valor que é visto pelo governo federal é investimento em cidadania. Ou seja, cultura, esporte, segurança, saúde e muito mais. É um tanto contraditório pensar em como apostar na loto, visto que estamos passando por situações tão difíceis e os prêmios não param de aumentar.



Diga-nos o que achou do post: