SOCIOLOGIA COM NILO DEYSON

A Sociologia é uma ciência extremamente importante para o mundo que estamos vivenciando, porque além da busca da compreensão das causas e consequências do que ocorre no mundo, a mesma busca rever e até mesmo antecipar eventos para as gerações seguintes, ajudando-nos a entender e procurar soluções que solucionem os males que estamos vendo e vivenciando na atualidade (criminalidade, educação, pobreza, desigualdades, entre outros.) Serviços públicos, prestação de serviços sociais e por aí vai.

O homem busca cada vez mais, reconhecimento, seja no trabalho ou em um grupo social, fazendo com que indivíduos acabem por se afastar de seus contatos sociais mais importantes, sendo este a família, precursora de tradições, e este afastamento acarreta na maioria dos casos, em intolerâncias no que diz respeito às diferenças sociais, seja elas religiosas ou políticas, por exemplo, de um indivíduo ou grupo. Tudo isso ajuda a aumentar ainda mais os problemas atuais.

A Sociologia no mundo ajuda o homem a se conscientizar e traz para nós ideias para encontrarmos o nosso papel na sociedade. Ajuda o homem para colaborar para uma vida na sociedade mais tolerante, com transformações sociais e intelectuais que visam diminuir os males da sociedade, porque os mesmos já sabem o seu papel e o seu lugar no mundo.

Sendo assim é o indivíduo e não a sociedade que prevalece de forma bem clara e objetiva sobre a crescente acuidade na busca do conhecimento nas áreas da Sociologia, tal como a psicanálise que auxilia indivíduos a se encontrarem e se ajudarem nos processos de dificuldades resultantes dos problemas sociais.

A Sociologia é importante para o mundo contemporâneo, assim como outras ciências, porque ela volta especificamente para a compreensão dos problemas sociais, e assim adquire reflexões e debates sobre estes problemas com o intuito de, além de gerar pensamentos também gerar soluções.

Penso que tanto a sociologia quanto a filosofia, em termos de conhecimento, fazem um papel fundamental e de grande valor. Todo aquele que se apoderar do conhecimento da sociologia, estará bem preparado para enfrentar a realidade em nosso país. Portanto, não podemos querer mudar alguma coisa na sociedade sem o emprego da sociologia, no mínimo tendo uma visão correta do que é a sociologia e como ela pode ser aplicada em nossos dias. Uma última observação, é que para dominar a polis, entender a política com uma dimensão de consciência melhorada, é indispensável o conhecimento da sociologia e até mesmo da filosofia.

 

( Filósofo:  Nilo Deyson Monteiro Pessanha )

 



FILÓSOFO, ESCRITOR, POETA, COLUNISTA & PALESTRANTE. Fundador da Filosofia da imparcialidade participativa. Autor do livro de Filosofia Todos os Corações do mundo, e do Livro O Teatro da vida e a interpretação das coisas, quem nos garante ser verdade das coisas. Membro de diversas instituições culturais como por exemplo, é imortal acadêmico da Academia de Letras do Brasil seccional Campos dos Goytacazes, é imortal Acadêmico da Academia Pedralva Letras e Artes, ocupante da cadeira n°17 , Fundador do NAISLA, Núcleo Acadêmico Italiano di Scienze, Littere e Arti. Membro de diversas instituições. Nilo Deyson Monteiro participou de diversas antologias, periódicos e muitos de seus trabalhos acadêmicos estão no Google ao pesquisar Filósofo Nilo Deyson.

Diga-nos o que achou do post: