SmartCrawl

SmartCrawl WordPress: como usar o plugin para melhorar o seu SEO

Se tem uma verdade inquestionável no universo do marketing online, é a do papel que a estratégia de SEO atingiu nos dias atuais. O SmartCrawl, plugin voltado para a plataforma WordPress, só reforça essa importância incrível.

De fato, tudo que se relaciona com o domínio do website e do blog de uma marca é algo que acaba agregando valor a essa própria marca. Tanto que, com o tempo, isso reforça seu papel no mercado e seu destaque dentro do seu segmento.

 

Na verdade, tudo isso representa o encontro entre duas estratégias ou siglas igualmente fundamentais. Por um lado, o CMS, que é um Content Management System, ou seja, um

Sistema de Gerenciamento de Conteúdos.

 

Por outro, o SEO, que significa Search Engine Optimization, ou seja, a Otimização de Páginas para os Mecanismos de Busca. Como quando alguém busca algo como brindes criativos para eventos corporativos no Google, no Bing ou no Yahoo.

 

Os sites que vão aparecer no topo da busca e nas primeiras páginas de resultados, nada mais são do que aqueles que fizeram o melhor SEO. Esse ponto precisa ficar claro, pois muita gente ainda confunde essa questão e acaba caindo em erro.

 

Por exemplo, o equívoco de tentar manipular os parâmetros dessas plataformas de busca, como se isso fosse sustentável ou como se fosse um “atalho” válido. Na verdade, não é, por vários motivos que se somam uns aos outros.

 

A começar pelo fato de que com o tempo plataformas como o Google vão se tornando cada vez mais eficientes no sentido de rastrear as páginas e sites que burlam os algoritmos, sendo capaz de notificá-los e até penalizá-los cada vez mais.

 

Com o tempo, você pode chegar a ser banido da plataforma caso tente manipulá-la muitas vezes. Depois, também não faz sentido burlar os parâmetros por uma razão muito simples: a única exigência deles é que seu site seja de qualidade.

 

Ou seja, se uma empresa ou oficina que vende bateria estacionária 100 amperes quer realmente se destacar na área de criação de conteúdos, só o que ela precisa fazer é melhorar seu SEO. Por exemplo, com o plugin do WordPress.

 

Por isso tem se tornado tão importante explicar não apenas o que é o SmartCrawl e como usar esse recurso no dia a dia, mas também os motivos pelos quais ele tem se tornado tão importante como ferramenta estratégica de curto e longo prazo.

 

No fim das contas, é preciso que cada empresa crie uma cultura de geração de conteúdo, buscando sempre oferecer a excelência em termos de informação, utilidade e até aprendizagem, o que deve ocorrer por parte dos visitantes do seu blog.

 

Isso já deixa claro que nenhum domínio pode achar que os parâmetros criados são seus inimigos ou que é culpa deles alguém não ficar bem posicionado. Pelo contrário, é graças a eles que apenas os bons conteúdos ganham relevância.

 

Virar essa chave é importante, pois no fundo plataformas como a do Google só querem garantir que seus usuários tenham uma boa experiência. O que implica garantir que apenas páginas exemplares consigam ser ranqueadas nas primeiras páginas.

 

Isso tudo já começa a deixar mais claro como funcionam os buscadores. Daí que algumas pessoas hoje busquem palavras-chave como farmácia manipulação perto de mim, sendo que esse “perto de mim” tem a ver com a customização do serviço.

 

Ao permitir que um resultado seja tão personalizado assim, só o que o Google quer é atrair as novas gerações, que valorizam muito isso. São os jovens que preferem montar seu lanche em vez de aceitar algo que já estivesse fixo no cardápio.

 

Por isso é que falamos sobre criar uma verdadeira cultura de conteúdos em sua empresa. Só ao ter essa sinergia com as grandes plataformas é que uma marca vai conseguir se manter sempre bem posicionada, líder do seu segmento.

 

Até porque, os algoritmos e parâmetros de SEO não são os mesmos o tempo todo, eles mudam. Então, não adiantaria muito ficar apenas decorando regras, sem realmente captar o coração da proposta e transformá-lo em cultura ou filosofia de trabalho.

 

Se você entende, por exemplo, a importância da originalidade e da relevância para seus conteúdos, não importa o quanto os detalhes mudem, isso sempre vai fazer sentido. O que inclusive independe do segmento em que você atue.

 

Este é outro ponto interessante, o fato de que as dicas que damos aqui podem ajudar qualquer nicho do mercado, seja de venda de produtos ou serviços mais populares como polimento automotivo, ou então de prestação de serviços industriais.

 

Diante disto, se o seu interesse é justamente mergulhar de cabeça em algo que pode mudar drasticamente sua realidade comercial, por meio de um blog que domina o WordPress e o SEO, então basta seguir adiante até o fim da leitura.

Conheça o WordPress

Como vimos, trata-se de um Sistema de Gerenciamento de Conteúdos (CMS), que pode parecer algo muito requintado para alguns, mas que no fundo é imprescindível.

 

Afinal, ninguém pode chegar a ser realmente profissional em uma estratégia sem ter ao menos uma ferramenta de trabalho que permita automatizar algumas funções e otimizar todo o processo de esforço da equipe.

 

Além disso, o WordPress ainda é o CMS mais popular do mundo, sendo utilizado por grandes marcas e até mesmo por alguns jornais. Ou seja, por empresas cujo produto principal é justamente o conteúdo criado e a comunicação.

 

Como hoje a importância de gerar conteúdo se disseminou, tornando-se uma obrigação para todos e não apenas para veículos de mídia, então uma firma de persiana de pvc horizontal precisa disso tanto quanto um canal jornalístico.

 

Entre as várias vantagens de ferramentas como o WordPress, além dos plugins como o SmartCrawl, está a de permitir a gestão de trabalho remoto e a criação de uma linha editorial. No acesso, por exemplo, é possível criar níveis como:

 

  • SuperAdmin;
  • Administrador;
  • Editor e Autor;
  • Colaborador;
  • Assinante. 

 

Ou seja, um líder de departamento pode ir delegando suas funções, que então irão descendo pelos gerentes, mentores e tutores em geral até chegar em cada colaborador.

 

Sendo que cada um passa a ter uma permissão de acesso e de execução, além de ser notificado automaticamente para um conjunto de tarefas, facilitando incrivelmente a produção de conteúdo no dia a dia.

E o SmartCrawl, o que é?

Embora o WordPress seja uma plataforma completa em sua missão, que é a de criar, agendar e publicar conteúdos, ele conta com plugins que podem tornar a rotina mais facilitada, além de potencializar algumas funções.

 

Precisar de alguns plugins não representa uma deficiência da plataforma. Pelo contrário, é um modo de permitir atualizações e aportes de novidades de modo mais prático.

 

No caso do SmartCrawl, temos esse recurso como algo 100% conectado à realidade SEO, que é uma frente absolutamente indispensável hoje em dia.

 

Com ele, ao escrever um texto sobre serviço de lavagem de carpete, a tela de trabalho simplesmente se torna um manual ativo de otimização, de modo totalmente intuitivo e fácil de ser utilizado por quem já tem fluência com o WordPress.

 

A grande proposta ali é melhorar o pagerank dos seus conteúdos. Ou seja, justamente o ranking das páginas que você escreve, como detalhamos lá no começo.

 

Aos poucos, isso se traduz em tempo economizado, maior tráfego e, portanto, aumento nas vendas, negociações e negócios gerais.

Como usar o plugin?

Se considerarmos que a ferramenta foi feita para ser intuitiva e amigável para quem já está acostumado com a interface do WordPress, podemos dizer que não há grandes segredos sobre sua usabilidade no sentido mais imediato do termo.

 

Na prática, basta abrir a lojinha de aplicativos do próprio WordPress, pesquisar pelo nome “SmartCrawl” e seguir os passos da instalação, que isso já implementa a ferramenta.

 

Como também já referido, tanto faz se o seu segmento é de adesivo de chão personalizado ou de indústrias multinacionais, pois em termos técnicos o uso será sempre o mesmo, já que o CMS e o SEO são o mesmo para todo mundo.

 

Uma dica de ouro é prestar muita atenção na configuração da ferramenta, pois aí sim já começam a surgir os pontos que realmente vão fazer diferença na prática.

 

Por exemplo, você saber informar como anda seu sitemap, ativar o OpenGraph (que permite rastrear usuários e depois fazer mailing), ou parear dados com redes sociais como Twitter, Instagram, YouTube e outras que também impulsionam seu site.

O seu grande diferencial

Outro grande apelo do WordPress em relação aos demais é que hoje sua caixa de ferramentas e seu painel de instrumentos tem uma infinidade de opções.

 

A maioria delas funciona bem graças ao SmartCrawl, como no caso da vinculação automática de palavras-chave. Ao adicionar ducha inox para banheiro, por exemplo, você fica sabendo mais coisas sobre esse universo.

 

Isso só ocorre graças ao analisador de conteúdo e às verificações feitas pelo SmartCrawl, o que vai trazer um tráfego muito mais assertivo para o seu blog.

 

O próprio sitemap vai melhorar, seja porque você vai criar de modo mais fácil, ou porque vai poder melhorá-lo e extrair links quebrados. Sem falar nos relatórios, que o SmartCrawl pode emitir mensalmente, semanalmente ou todo dia.

Considerações finais

Com isso chegamos ao fim, tendo deixado claro o que exatamente é o SmartCrawl enquanto plugin do WordPress.

 

Além disso, detalhamos como usar essa ferramenta, quais são seus diferenciais e o que obter por meio dela no curto, médio e longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Diga-nos o que achou do post: