Smarketing

Smarketing: Você sabe o que é?

Smarketing, também chamado de vendarketing, é uma estratégia de gestão cujo nome vem da fusão entre as palavras smart “inteligente” em inglês, e marketing e que se refere a uma nova forma de organização dos setores de propaganda e vendas de uma empresa.

Em diversas empresas, é comum que as equipes desses dois departamentos não estejam alinhadas quanto a suas abordagens e ou objetivos, podendo até mesmo rivalizar entre si, assim, o smarketing surge justamente como um processo para superar esse problema.

Por ser uma técnica relativamente nova, ainda há muitas dúvidas sobre seu significado, importância e benefícios para empresas que optam por aderir a ela.

Portanto, este texto buscará esclarecer algumas das principais questões que cercam o assunto.

O que é smarketing?

Por meio de uma maior integração entre os setores de marketing e vendas, o smarketing é uma estratégia que propõe por meio de uma melhor comunicação e do compartilhamento de objetivos.

Sendo uma via para o aumento do faturamento e a inovação na gestão de uma empresa.

Apesar de não ser exatamente óbvia, há uma íntima relação entre ambos os processos em praticamente qualquer empresa, sendo o marketing responsável por atrair potenciais clientes, e as vendas por fechar negócio com eles no menor período de tempo possível.

Assim, se esses departamentos não se comunicam de forma eficiente e/ou agem tendo em vista objetivos diferentes, é possível que as vendas tenham dificuldade de se concretizar.

Portanto, o lucro dos negócios, bem como a empresa como um todo, serão prejudicados.

Por exemplo, uma empresa de lavagem de tapetes grandes tem sua equipe de marketing voltada à estratégia de atrair prioritariamente clientes que busquem serviços de limpeza de carpetes, mas tal equipe não está alinhada com o setor de vendas a respeito disso.

Provavelmente, caso um potencial cliente fosse direcionado para o departamento de vendas, esse último teria dificuldades em fechar negócio de forma eficiente, não tendo tido tempo hábil para também orientar sua estratégia para o ramo de limpeza de carpetes.

Em outras palavras, se o cliente requisitasse à equipe de vendas mais informações sobre a limpeza de um carpete beaulieu new wave, por exemplo, dificilmente esse setor estaria preparado para respondê-lo, dada a comunicação ineficiente com o marketing.

Nesse exemplo hipotético, a ausência de diálogo entre as equipes de marketing e vendas, consequentemente, a dificuldade existente entre elas de estabelecer objetivos comuns poderiam prejudicar a concretização da venda e, portanto, o faturamento da empresa.

Assim, o smarketing surge como um processo alternativo de integração entre o marketing e as vendas, por meio da maior e melhor comunicação entre eles e do alinhamento de seus objetivos, visando ao crescimento das empresas onde é implementado.

Qual a importância do smarketing para os negócios?

Como já mencionado, o smarketing pode ser um caminho para viabilizar um aumento do faturamento e uma inovação na gestão de uma empresa, mas o que isso significa na prática?

Primeiramente, em relação à lucratividade dos negócios, a situação hipotética descrita anteriormente exemplifica claramente uma das formas pelas quais o isolamento entre os departamentos de marketing e vendas pode prejudicar o faturamento de uma empresa.

Assim, tendo em vista que o smarketing propõe justamente a integração, ao invés do isolamento, entre tais setores, não é difícil entender a relação dessa estratégia de gestão com o aumento da lucratividade de uma empresa que adere a ela.

Além disso, também é possível que, através de uma comunicação eficiente e do estabelecimento de objetivos comuns entre ambas as equipes, os esforços sejam otimizados, os custos sejam reduzidos e a assertividade aos processos seja garantida.

Já em relação à inovação na gestão, é razoável supor que, sendo o smarketing uma técnica nova e arrojada, sua adoção por empresas de pequeno, médio ou grande porte servirá para destacá-las nos mercados em que atuam, promovendo seu crescimento e consolidação.

Sendo assim, não apenas externamente, para clientes e investidores, mas também internamente, para funcionários e colaboradores, o smarketing pode atuar como um diferencial importante no reconhecimento e estabelecimento de uma empresa no mercado.

Finalmente, é importante ressaltar que uma das maiores vantagens do smarketing é sua versatilidade.

Isto é, o fato desse processo ser compatível com basicamente qualquer empresa, independentemente de seu ramo ou tamanho.

Portanto, uma microempresa de venda de algodão doce personalizado no copo pode encontrar no smarketing uma forma revolucionária tanto de aumentar seu faturamento quanto de se destacar, interna ou externamente, no mercado em que atua.

Da mesma forma, não apenas uma empresa de pequeno porte pode se beneficiar dessa estratégia para crescer e se consolidar, mas também uma empresa já reconhecida e estabelecida tem muito a ganhar com a maior integração de seu marketing e vendas.

Assim, também uma multinacional prestadora de serviços de manutenção de celular, por exemplo, pode ditar tendências e se estabelecer enquanto referência em um determinado mercado por meio da implementação do smarketing.

Em resumo, independentemente de seu ramo ou tamanho, empresas em geral podem se beneficiar do smarketing, principalmente, no que se refere ao aumento de seu faturamento e à inovação em sua gestão.

Quais são os benefícios do smarketing?

Há incontáveis benefícios advindos da implementação do smarketing em empresas, mas quatro deles são certamente os mais notáveis. 

Obviamente, cada um deles também se relaciona com os demais, mas resumidamente é possível listá-los da seguinte forma:

  • Comunicação mais eficiente entre os setores;
  • Maior produtividade geral da empresa;
  • Assertividade nos processos de tomada de decisões;
  • Expansão das oportunidades de negócio.

Sobre o primeiro tópico, é fundamental enfatizar que uma comunicação eficiente entre as equipes viabiliza um melhor alinhamento de objetivos e estratégias, o que como já citado, auxilia na concretização das vendas e afeta positivamente a lucratividade da empresa.

Além disso, a nível interno, boas relações de diálogo entre diferentes setores também contribuem para fomentar uma cultura mais saudável, e consequentemente, propiciar um maior bem-estar no ambiente de trabalho para todos.

A respeito do segundo tópico, é expressivo o aumento de produtividade, não apenas dos departamentos de marketing e vendas, mas de toda a empresa quando esforços são otimizados e custos reduzidos devido à comunicação eficiente visando a objetivos comuns.

Em relação ao terceiro tópico, é possível afirmar que compartilhamento de informações e reuniões periódicas entre as equipes envolvidas no processo de integração que o smarketing promove favorecem uma maior assertividade nas decisões estratégicas.

Em outras palavras, torna-se mais simples tomar decisões que afetam tanto o marketing quanto as vendas de uma empresa quando ambos os setores estão integrados entre si e não há um vaivém de informações sendo confirmadas ou corrigidas constantemente.

Por fim, sobre o quarto e último tópico, é bastante evidente que por meio do smarketing, é mais provável que o interesse de potenciais clientes converta-se em vendas, mas também que se abram novas oportunidades de negócio em nichos de mercado ainda inexplorados.

Por exemplo, é possível que um cliente interessado em um serviço de ensaio fotográfico de grávida, ofertado por uma determinada empresa, também venha a se interessar por outro serviço complementar ainda não ofertado por essa mesma empresa.

Assim, com uma integração orgânica entre o marketing e as vendas, há uma maior possibilidade de que a demanda do cliente seja identificada, avaliada e encaminhada de forma eficiente, expandindo as oportunidades de negócio da empresa.

Dessa forma, algo que pareceria impossível de ser realizado em tempo hábil, como a expansão dos negócios da empresa para serviços de aluguel de impressoras preço, visando também à impressão das fotos dos ensaios, torna-se completamente factível.

Considerações finais

Os setores tanto de marketing quanto de vendas de uma empresa são absolutamente essenciais para o seu crescimento e consolidação.

Portanto, tendo em vista a íntima relação existente entre eles, é preciso que haja também uma profunda integração entre ambos.

O smarketing, enquanto estratégia de gestão propõe justamente isso, de forma que são notáveis sua importância e benefícios para as mais diversas empresas que o implementam, sejam elas de que ramo ou tamanho forem.

Evidentemente, a promoção dessa integração entre diferentes equipes não é simples de ser efetivada.

Entretanto, os frutos a serem colhidos a partir dessa experiência, no que tange a, por exemplo, aumento de faturamento e inovação em gestão, são mais que satisfatórios.

Além disso, quaisquer empresas também têm muito o que ganhar com o smarketing em termos de eficiência de comunicação, aumento de produtividade, assertividade de decisões, principalmente, expansão de oportunidades de negócio.

Por fim, sobre o último aspecto, é importante ressaltar que a dinâmica de uma empresa que oferta serviços de aula de direção baliza, por exemplo, é passível de ser completamente transformada pelas potencialidades de uma jovem e ousada técnica como o smarketing.

Expandindo os nichos de mercado a serem explorados, com criatividade e responsabilidade, é bem mais simples do que se pensa que essa mesma empresa se estabeleça e se torne conhecida também por cristalização automotiva 3m, por exemplo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Diga-nos o que achou do post: