Síntese sobre Sistema de Gestão de Segurança do Trabalho.

O que é SGSST?

A segurança e a saúde no trabalho são preocupações atuais que tanto as grandes como as pequenas empresas devem ter, pois o maior recurso das organizações são os funcionários. Dessa forma, a melhoria das condições de trabalho é uma responsabilidade das empresas, uma vez que o trabalho é um fator importante no desenvolvimento de diversas doenças, bem como de riscos de acidentes. Para que a segurança e a saúde do trabalho funcionem de forma integrada aos demais aspectos organizacionais, surgiu o SGSST. Para saber mais sobre este sistema, continue lendo.

Significado de SGSST:

A sigla SGSST significa Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, trata-se de uma ferramenta de prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais através de métodos de integração na gestão. O SGSST envolve a definição da estrutura operacional, o planejamento das atividades, a definição das responsabilidades, a definição das necessidades e dos recursos, a identificação, a avaliação e o controle dos perigos e riscos. Portanto, o sistema de gestão de segurança e saúde do trabalho deve atravessar todos os aspectos da empresa para que a prevenção seja eficaz, isto significa que este sistema de gestão deve abranger todas as atividades, situações, comportamentos e atitudes do âmbito da organização. Para que o SGSST funcione, é preciso um conjunto de normas, como a OHSAS (Occupational Health Safety Assessment Series), que são especificações para certificação da gestão da saúde e segurança do trabalho.

Objetivo do SGSST:

O SGSST objetiva a implementação de métodos mais eficazes na aplicação dos fundamentos de segurança e saúde, isto é, proporciona uma metodologia que visa a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. A metodologia supracitada envolve os seguintes objetivos:

Aplicação de normas; Avaliação dos comportamentos;

Avaliação de riscos;

Melhoria do comportamento organizacional;

Melhoria do processo de tomada de decisões;

Mudanças necessárias de recursos;

Mudanças necessárias de operações;

Respeito à legislação.

Em síntese, os objetivos do SGSST se resumem em quatro etapas chamadas de Ciclo de Deming, a saber: planejamento, desenvolvimento, verificação e ajuste. São etapas que funcionam constantemente para que a prevenção seja garantida.

Benefícios do SGSST:

Os benefícios do SGSST são voltados para a empresa, o colaborador e para a sociedade, verifique quais são estes benefícios:

Para a empresa: Maior organização e eficácia das ações;

Cumprimento das Leis;

Maior produtividade;

Redução de custos relacionados a problemas de saúde dos colaboradores;

Redução do absenteísmo e da rotatividade;

Redução do índice de acidente de trabalho;

Reconhecimento e confiança da imagem da organização.

Para o colaborador:

Maior bem-estar físico e psicológico;

Redução do nível de estresse e distúrbios emocionais;

Mais motivação e satisfação;

Redução de riscos de acidentes;

Maior conforto e segurança durante execução das funções;

Redução da possibilidade de desligamento.

Para a sociedade:

Melhora da economia local;

Consumo mais consciente;

Maior produtividade e melhor retorno social;

Redução de indivíduos doentes;

Redução de despesas previdenciárias.

Em síntese, são inúmeras as vantagens do SGSST, de forma que seu custo-benefício seja bastante viável e compensador.



Diga-nos o que achou do post: