SIGNIFICADO DO NOME THAMYRES & TAMYRES

Tamires: Significa “rica em tâmaras”, “aquela que tem palmeiras” ou “alta”.

Tamires é um nome cuja origem é um pouco incerta, mas tudo indica que é uma versão do árabe tamir, que significa “rica em tâmaras”, ou “cheia de tâmaras”, uma referência ao fruto abundante no Oriente Médio. Outra tradução para este nome pode ser “aquela que tem palmeiras”.

Este nome também estaria presente no hebraico, especificamente a partir no aramaico e significa “palmeira”. Por associação ao tamanho desta árvore, tamir pode significar também “alta”.

Outras grafias muito comuns deste nome são Thamires, Thamiris e Tamiris. Tamires pode ser uma versão do nome Tâmara, nome do fruto da palmeira.

Na mitologia grega, Tâmiris ou Thamyres ou Thamirys terian sido um talentoso músico e namorado do belo Jacinto, sendo um dos primeiros relatos de homossexualidade narrados nas histórias da mitologia.

No Brasil, Tamires é um nome feminino bastante comum, assim como as suas variantes. As pessoas batizadas com este nome, normalmente, recebem apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Tami, Iris ou Tatá.

Porém, quero falar agora sobre o seu espírito, sua essência de mulher.

_____________________________

THAMIRYS é além de obviamente um lindo nome, também uma perfeita harmonia sonora, ou seja, é gostoso ouver esse nome. Ela une todas as coisas, une dois caminhos num só e pode estar em todas as coisas, até no vazio que há quando vemos uma tarde cair e ela não está.

Esse nome é para o poeta Nilo Deyson Monteiro, uma inspiração para compor e declamar poesias. Por se tratar de um nome excepcional, ele inspira ao mundo da Filosofia pela mitologia ou ao universo romântico da poesia. 30 de Setembro de 1988 por exemplo, nasceu uma Thamirys filha do rei,da qual nela me inpirei por conta de seu nome artístico ” Filha do Rei”. Me fez escrever e eternizar aqui no portal Globalizado esse nome.

Seu universo secreto; sua beleza, sua origem e principalmente sua sensibilidade fazem dessa mulher um ser único na existência.

Esse nome se mostra um nome forte, autêntico.

Vou aqui ilustrar como seria uma possível Thamirys Filha do Rei:

Ela é sensível, romântica demais, Meiga, nervosa, pavio curto, corajosa, guerreira, sonhadora, forte, amiga, amante, esposa, trabalhadora… Enfim, são algumas qualidades dessa possível realidade.

” Se tu não existisses, faltaria então uma lacuna no tempo da criação, pela beleza que tu és, pelo espaço que ocupas nesta geração. “

Seria possível uma humanidade sem sua existência? Ah, tanta essência divina, angelical para mudar vidas, sua não existência o mundo não seria legal.

” No seu olhar vejo um universo diferente, tudo é silêncio no momento em que adentro em seu olhar, um mistério que se revela em segundos à mim, por sermos talvez dois cometas de uma mesma estrela, Deus!!!”

Agora pois, estás eternizada no século XXI, por pesquisas no Google serás vistas á olhos nus, pela essência de sua formozura, pequena menina, morena linda do nome épico, de uma sonora e gostoso voz, cabelos belos, encaixe perfeito no tempo da existência.

Enfim, tu és verdade e não aparência.
Não depende de ninguém, é forte, vai além do que todos possam imaginar, até surpreendeu ao amor em se propor de por ele esperar o tempo que for.

Todo ano é ano de seu aniversário… Feliz aniversário pela vida deste ano que te carrega em algum tempo da história pelos séculos serás eterna em simples lembrar, um eterno retorno ao seu ser, seus dias, seu poder de potência.

És paciente, sabe esperar, discreta e por Deus guiada será até se encontrar enfim, para sempre pela eternidade com seu universo…

Daqui termino, poderia homenagear muito mais esse nome, por achar ele belo um verdadeiro encanto. A poesia agradece os nomes que existem, pois nelas se inspiram os poetas dos destinos.

” Seja sempre simples como sempre fostes, ainda que o tempo passe serás dona do seu tempo. Pois para ti não há tempo ou tempestades que te impeçam de voar, és a mulher da criação, umas vezes nossa amiga e outras vezes nossa perdição. “

Sobre o romantismo desse nome fica a frase que fixa neste nome uma ilustração de realidade:

” Não me ame
Com os pés na terra
Quero abrir as asas e voar
No espaço entre o céu e o inferno.”

Um nome que une muitas frentes, uma incógnita compreensível pelo desvendador da sua obra artística.

Para finalizar minha homenagem, deixo uma poesia de minha autoria:

” Sempre quis saber sobre os anjos! Em sua essência, então Thamirys, te vi chorar,
um daqueles dias em que pude te achar,
na sensibilidade das minhas poesias ela
foi te encontrar.

Se agasalhou bem em você não sei bem dizer;
Então você anjo pode me ler, me sentir por
minha poesia que falava de você,
Assim como de outras tantas vidas,
Você anjo se viu assumida por mim poeta,
Pela minha poesia…

Então vi a sensibilidade dos anjos que precisam ser tocados, seja pela oração,
Seja pelo abraço, pela poesia que retira fardo
Ou pela instrução do porvir, anjo cuida,
& a poesia ajuda á cumprir o divino desejo;
Assim entendi melhor meu universo
Pelo acesso ao mundo dos anjos de risos, anjos de lágrimas. “

POETA NILO DEYSON MONTEIRO PESSANHA



FILÓSOFO, ESCRITOR, POETA, COLUNISTA & PALESTRANTE. Fundador da Filosofia da imparcialidade participativa. Autor do livro de Filosofia Todos os Corações do mundo, e do Livro O Teatro da vida e a interpretação das coisas, quem nos garante ser verdade das coisas. Membro de diversas instituições culturais como por exemplo, é imortal acadêmico da Academia de Letras do Brasil seccional Campos dos Goytacazes, é imortal Acadêmico da Academia Pedralva Letras e Artes, ocupante da cadeira n°17 , Fundador do NAISLA, Núcleo Acadêmico Italiano di Scienze, Littere e Arti. Membro de diversas instituições. Nilo Deyson Monteiro participou de diversas antologias, periódicos e muitos de seus trabalhos acadêmicos estão no Google ao pesquisar Filósofo Nilo Deyson.

Diga-nos o que achou do post: