SEO local

SEO local para varejistas: Como alcançar um público pronto para comprar

Entre as muitas possibilidades de promover um negócio, uma das que precisa ser considerada pelos empresários é o SEO local, principalmente para o caso de varejistas que desejam crescer na região em que atuam. 

As técnicas de otimização para mecanismos de busca, o chamado Search Engine Optimization (SEO), tornaram-se um dos principais recursos para garantir uma maior visibilidade na internet.

 

Utilizar esse recurso precisa ser uma das prioridades em termos de estratégias de marketing, principalmente, porque os potenciais clientes de uma marca utilizam a internet para encontrar tudo o que precisam com poucos cliques.

 

Ao mesmo tempo, as pessoas dão prioridade pela facilidade de adquirir produtos ou serviços que estejam próximos a ela. Por isso, ao fazer uma pesquisa, geralmente utilizam uma palavra-chave como grafica rapida perto de mim.

 

Diante de cenários como esse, o SEO local começa a fazer ainda mais sentido para promover um negócio na sua região, atingindo assim um público que está pronto para comprar. Para entender mais sobre o assunto, não deixe de ler este artigo.

Como o SEO local pode ajudar os varejistas?

O SEO local é uma ferramenta que pode ser utilizada para aproximar varejistas do seu público-alvo, pois ajuda a criar uma conexão que pode influenciar na decisão de compra dessas pessoas. 

 

Por isso, ele se trata de várias estratégias que vão otimizar uma página da internet para que esta possa se destacar dentro de uma pesquisa local. Assim, uma empresa de limpeza de colchão pode ser a primeira opção encontrada dentro da região em que atua. 

 

Dessa forma, o SEO local pode ajudar de maneira expressiva um negócio que quer se destacar em uma determinada área, podendo ser em um bairro, cidade ou estado específico. 

Qual a diferença do SEO local e SEO tradicional?

O SEO tradicional é o tipo de estratégia de marketing digital que chega em qualquer usuário, a qualquer tempo e em qualquer lugar do mundo. Esse tipo de SEO é utilizado por empresas de diferentes ramos, e pode ser usado para várias finalidades. 

 

Já o SEO local serve para dar destaque a empresas em pesquisas locais, de modo a chegar a um público que esteja próximo daquela localidade ou na área atendida por ela. 

 

Para exemplificar o alcance do SEO local, 46% das pesquisas feitas no Google dizem respeito a pessoas procurando produtos ou serviços próximos a elas ou em uma área determinada. 

 

O melhor disso tudo é que um potencial cliente que está buscando serviços de retirada de entulho ensacado em uma área específica está muito mais próximo da conversão da venda do que em outros casos.

 

Dessa forma, para destacar ainda mais o SEO local, vale a pena mencionar os benefícios dessa estratégia, sendo alguns dos principais:

 

  • Incentiva a tomada de ação do cliente;
  • Aumenta a autoridade local da empresa;
  • Atrai novos públicos;
  • Aumenta a visibilidade da empresa na região.

 

Por isso, pode ser uma estratégia de grande importância para o varejo, uma vez que é capaz de estimular o crescimento das vendas para o estabelecimento com maior facilidade.

Como construir uma estratégia de varejo de SEO local

Agora, para ajudar os varejistas que percebem a importância de investir em SEO local, há alguns passos que permitem a construção de uma estratégia otimizada e efetiva. 

 

A primeira delas é ter um perfil ativo no Google Meu Negócio (GMN), serviço do buscador que garante uma maior visibilidade de uma empresa na sua região. Esse simples cadastro pode aumentar o retorno do SEO local de forma bastante positiva.

 

Além disso, também é fundamental padronizar as informações da empresa, como o nome, endereço, telefone e e-mail, pois os buscadores cruzam todos esses dados em diferentes páginas, aumentando a visibilidade daquelas que estão alinhadas em diferentes canais. 

 

Com isso, um cliente que procura o telefone de uma empresa que vende sacada com vidro fumê pode encontrá-la mais facilmente, uma vez que o seu ranqueamento é otimizado graças a essa característica do SEO local. 

 

Por fim, não dá para não mencionar a necessidade de utilizar palavras-chave mais específicas. Isso quer dizer que o uso de termos que incluem a localização do estabelecimento ajudam o cliente a encontrá-lo com mais rapidez.

Considerações finais

As técnicas de otimização para mecanismos de busca se tornaram essenciais para qualquer negócio. Por isso, devem fazer parte da estratégia de qualquer empresa do mercado.

 

O SEO local pode ser ainda mais efetivo para ajudar negócios que queiram se destacar na região em que atuam. Portanto, não deixe de utilizar essa estratégia para garantir uma maior visibilidade para a sua empresa.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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