São Caetano – Grande Outrora, Pequeno Agora?

Relembre a trajetória do clube paulista São Caetano desde seus anos vindouros no começo do século até os dias atuais.

    O clube teve o início de seu momento de glória no começo do século quando em 2000 e 2001 foi vice-campeão brasileiro. Em 2000, pela Copa João Havelange com o chaveamento entre as Séries A, B e C brasileiras de modo a consagrar um campeão nacional, o clube chegou na final deste campeonato que foi transmitida em rede nacional, mas perdeu o duelo para o clube carioca de São Januário. Já em 2001, mediu forças contra o Athlético-PR e ficou com o vice-campeonato por mais uma vez.

    Em seu elenco haviam ícones tais como o goleiro Sílvio Luiz, o lateral-esquerdo Triguinho, os zagueiros Dininho e Serginho (que inclusive faleceu durante uma partida em 27 de outubro de 2004 contra o São Paulo e fez com que os clubes tivessem cuidados redobrados com a saúde cardíaca de seus jogadores) e o artilheiro Adhemar que anotou muitos tentos para o Azulão e é o maior artilheiro da história do clube com 68 gols. Frisa-se ainda que o atacante figurou entre os jogadores de futebol americano como kicker devido ao acurado arremate que possuía.

    O clube disputou a Libertadores e foi vice-campeão em 2002 ao perder a final para o clube paraguaio Olimpia e viveu o melhor momento de sua história. Depois desse vice-campeonato, não mais conseguiu se sustentar na Primeira Divisão do Brasileirão e as peças de seu clube foram sendo vendidas e não mais repostas à altura.

    Hoje o clube figura na série D e no grupo A16 enfrentará Atlético Tubarão, Caxias e Cianorte em 2019. Pelo Campeonato Paulista, ficou em último lugar no grupo A num grupo em que RB Brasil e Santos se classificaram para o “mata-mata”.

Veja mais:

Carille Conquista Tricampeonato Paulista

Grêmio Barueri – Passos de Gigante



Graduado em Administração na UFRRJ, Apaixonado por Futebol, Flamenguista por Opção, Geek por Natureza, Carioca de Nascimento, Amante de Livros, Cinéfilo, Curte Contar/Apreciar Boas Histórias e Experiências de Vida, Autor do livro "Veredas da Vida: Poéticos Conselhos" (Chiado Books), Sempre em Busca de Novos Objetivos.

Diga-nos o que achou do post: