Saiba o que pode acontecer após tomar uma vacina para COVID-19 e como agir

Segundo a agência CDC – Centros de Controle e Prevenção de Doenças, agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, sediada no Condado de DeKalb – Geórgia, você pode ter alguns efeitos colaterais após tomar a vacina para covid-19, que são sinais normais de que seu corpo está construindo proteção. Esses efeitos colaterais podem afetar sua capacidade de realizar as atividades diárias, mas devem desaparecer em alguns dias.

Os efeitos colaterais são:

No braço onde foi aplicado – Dor e Inchaço

Em todo o resto do corpo – Febre, Arrepios, Cansaço e dor de cabeça.

Segundo a agência, devemos observar as reações adversas e saber quando procurar um médico, como por exemplo, se tiver uma reação alérgica grave a vacina.

Segundo a CDC, foram relatados por algumas pessoas, reações alérgicas não graves, após 4 horas a aplicação da vacina (conhecidas como reações alérgicas imediatas), como urticária, inchaço e respiração ofegante (dificuldade respiratória).

Se você teve uma reação alérgica imediata – mesmo que não tenha sido grave – a qualquer ingrediente de uma vacina de mRNA COVID-19, o CDC recomenda que você não tome nenhuma das vacinas de mRNA COVID-19 atualmente disponíveis. Se você teve uma reação alérgica imediata após receber a primeira dose de uma vacina de mRNA COVID-19, você não deve receber a segunda dose.  Seu médico pode encaminhá-lo a um especialista em alergias e imunologia para fornecer mais cuidados ou aconselhamento.

Segundo a CDC, pessoas alérgicas a polietilenoglicol (PEG) ou polissorbato, não devem ser vacinadas com mRNA COVID-19. O polissorbato não é um ingrediente na vacina de mRNA COVID-19, mas está intimamente relacionado ao PEG, que está nas vacinas.

Ambas as vacinas de mRNA COVID-19 precisarão de 2 injeções para obter proteção máxima. O tempo entre a primeira e a segunda injeção depende da vacina que você recebeu. Você deve ter sua segunda chance:

  • para a Pfizer-BioNTech 3 semanas (ou 21 dias) após sua primeira injeção,
  • para o Moderna 1 mês (ou 28 dias) após sua primeira injeção.

Você deve obter sua segunda injeção o mais próximo possível do intervalo recomendado de 3 semanas ou 1 mês . No entanto, não há intervalo máximo entre a primeira e a segunda doses para qualquer uma das vacinas. Você não deve receber a segunda dose antes do intervalo recomendado.

O CDC  forneceu recomendações para os provedores de vacinação COVID-19  sobre como se preparar para a possibilidade de uma reação alérgica grave:

  • Todas as pessoas que recebem a vacina COVID-19 devem ser monitoradas no local. Pessoas que tiveram reações alérgicas graves ou que tiveram qualquer tipo de reação alérgica imediata a uma vacina ou terapia injetável devem ser monitoradas por pelo menos 30 minutos após a vacinação. Todas as outras pessoas devem ser monitoradas por pelo menos 15 minutos após a vacinação.
  • Os provedores de vacinação devem ter medicamentos e equipamentos apropriados – como epinefrina, anti-histamínicos, estetoscópios, medidores de pressão arterial e dispositivos de cronometragem para verificar seu pulso – em todos os locais de vacinação COVID-19.
  • Se você tiver uma reação alérgica grave após receber a vacina COVID-19, os provedores de vacinação devem fornecer atendimento rápido e ligar para serviços médicos de emergência. Você deve continuar a ser monitorado em um centro médico por pelo menos várias horas.

Observações:

  • Os efeitos colaterais podem ser parecidos com os de uma gripe e até mesmo afetar sua capacidade de realizar as atividades diárias, mas devem desaparecer em alguns dias.
  • Com a maioria das vacinas COVID-19, você precisará de 2 injeções para que funcionem. Faça a segunda injeção, mesmo se tiver efeitos colaterais após a primeira, a menos que um provedor de vacinas ou o seu médico lhe diga para não aplicar uma segunda injeção.
  • Leva tempo para que o seu corpo crie proteção após qualquer vacinação. As vacinas COVID-19 que requerem 2 injeções podem não protegê-lo até uma ou duas semanas após sua segunda injeção.

É importante que todos continuem usando todas as ferramentas disponíveis para ajudar a interromper esta pandemia conforme aprendemos mais sobre como as vacinas COVID-19 funcionam em condições do mundo real. Cubra a boca e o nariz com uma máscara quando estiver perto de outras pessoas, mantenha-se a pelo menos 2 metros de distância das outras pessoas, evite multidões e lave as mãos com frequência.

Fontes:

https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/expect/after.html

https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/expect/after.html

https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/safety/allergic-reaction.html



Brasileiro, natural de São Paulo - SP, Jornalista, Empreendedor, Administrador de Empresas, Técnico em Informática, WebDesigner, Designer Gráfico e Fotógrafo. Amante da natureza, boa literatura, boa música e conservador nos costumes.

Diga-nos o que achou do post: