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Saiba como utilizar os Chatbots Whatsapp para automatizar o atendimento

Desde que foram criados, os chatbots evoluíram muito e acabaram se tornando essenciais para o sucesso de estratégias de automação na comunicação entre empresa e cliente.

Esses robôs evoluem cada dia mais para melhorar a interação com os usuários de um site, ou canal de comunicação, com o objetivo de tornar a experiência de cada um inesquecível.

 

Cada dia mais empresas como as de venda de piso laminado fosco estão se dando conta do quanto essa estratégia é lucrativa.

 

Os chatbots do Whatsapp, por exemplo, são ferramentas que apesar de recentes já tem funcionalidades incríveis na versão para empresas do aplicativo, o WhatsApp Business.

 

O artigo a seguir explicará melhor o que são esses chatbots do WhatsApp, como eles funcionam e como usar essa estratégia para um atendimento automatizado, confira!

Entenda o que são os Chatbots do Whatsapp

Os Chatbots do Whatsapp são uma espécie de robôs automatizados, o que significa que é possível que as empresas de conserto de cambio automático ou de qualquer outro nicho tenham um bot nesse aplicativo.

 

Ele conta com uma infinidade de funções dentro do aplicativo, além de mostrar os utilitários mais indicados para a comunicação e a resolução de problemas dos clientes.

 

Isso significa que um chatbot do Whatsapp ajuda a otimizar muito o atendimento, ajuda a realizar as operações mais facilmente e, o melhor de tudo, de uma maneira rápida, o que aumenta a satisfação do consumidor.

 

Os robôs automatizados são uma estratégia muito eficiente para as empresas de colchas e cortinas para quartos se comunicarem com os clientes, isto é, a partir de ideias pré-definidas.  

 

Além disso, esse interesse nos chatbots do Whatsapp vem crescendo cada dia mais, tendo em vista que os próprios usuários estão se acostumando a um atendimento automatizado e mais rápido.

Como eles funcionam?

Os chatbots do WhatsApp funcionam como um meio de melhorar cada dia mais a experiência dos clientes da marca que usa o aplicativo para obter novas aquisições ou para solucionar problemas.

 

Por vivermos em uma cultura imediatista, as pessoas estão sempre atrás das alternativas mais rápidas para que solucionem seus problemas e sanem suas dúvidas rapidamente.

 

Por isso além do suporte pelo WhatsApp, algumas outras opções usadas para atendimento automatizado em empresas como a de fabricação de pote de açaí 500ml, com os chatbots são:

 

  • Suporte online;
  • Suporte por telefone;
  • Suporte por email;
  • Suporte por outras redes sociais.

 

Mesmo que seja uma ótima ferramenta de automação para as empresas e que muitos usuários gostem dessa novidade, ainda existem aqueles que resistem à ela.

 

Por isso, é importante ser o mais verdadeiro possível com os usuários, porque se um chatbot conseguir dialogar normalmente como se fosse uma pessoa, o cliente se impressionará.

 

O robô deve ser treinado para conversar como um humano, até porque um chat é para ser um ambiente de conversas mais descontraídas que ocorrem de forma natural.

 

Busque deixar claro que ele está conversando com um robô, porque esconder esse tipo de informação pode pegar mal para a imagem do negócio.

Por que adquirir um chatbot?

Pesquisas apontam que mais de 70% das pessoas nos dias de hoje preferem entrar em contato com as marcas através de canais como o WhatsApp.

 

Até porque uma das maiores reclamações em todas as épocas, são as filas de espera tradicionais que as pessoas têm que ficar para sanar dúvidas ou outras questões.

 

O uso dos chatbots ajuda a eliminar essa espera, sua interação rápida com respostas automáticas, atendendo o cliente de forma imediata suprindo as necessidades do cliente.

 

A solução de chatbots para ajudar na resolução de problemas com carga gás ar condicionado doméstico, traz uma série de vantagens para o negócio.

 

Como, por exemplo, um atendimento de qualidade independente do dia ou do horário em que o cliente entrou em contato com o canal.

 

A automação do atendimento com chatbots é uma ótima forma de otimizar o atendimento do negócio, é só padronizar o processo de acordo com as diretrizes da empresa.

Como usá-los para automação?

Depois de entender como funcionam os chatbots do WhatsApp ficou claro a necessidade que o seu negócio de balcão caixa para mercearia, por exemplo, tem de contar com eles.

 

Para ajudar a entender como usar essa estratégia e automatizar o atendimento do seu negócio, separamos algumas dicas, acompanhe!

  1. Busque por uma ferramenta oficial

Para criar um chatbot e usar no WhatsApp do seu negócio para automatizá-lo é necessário usar ferramentas que trabalhem com o API oficial.

 

Isso ajuda a empresa a ser capaz de habilitar todas as funcionalidades por ele criadas e que são disponibilizadas para os negócios.

 

O WhatsApp Business é diferente do comum, nele a pessoa só precisa baixar o aplicativo e colocar o número de celular para que ele funcione.

 

Já o Business necessita que o API aprove suas condições, pois o WhatsApp é muito rígido nesse sentido, por levar muito em conta a boa experiência do usuário dentro do aplicativo.

 

Existem inúmeros tutoriais ensinando como configurar esse tipo de conta, mas ela não pode ser feita diferente do que manda o Meta (atual empresa dona do Whatsapp).

 

Por que se isso ocorrer o dono do negócio pode acabar perdendo sua conta por um período, isso pode causar prejuízos enormes para a empresa de renovação cadastro antt.

 

Por isso conte com as ferramentas indicadas e autorizadas, para que a empresa tenha o melhor suporte que precisa na hora de fazer essa implementação.

  1. Conheça seu cliente e desenhe seu atendimento

É necessário saber o que os clientes buscam e também quais são as suas dúvidas mais frequentes para criar um chatbot de WhatsApp eficiente.

 

Até porque não adianta ter uma ferramenta automatizada super moderna se não souber no que ela deve ajudar o cliente, por não conhecê-los.

 

Conhecer a jornada dos clientes, suas interações e caminhos dentro da empresa, suas dores, necessidades, dúvidas, tipos de linguagem, entre outras coisas é algo crucial.

 

Esse tipo de informação ajuda a definir exatamente o que poderá ser disponibilizado no atendimento via WhatsApp, além de focar nas maiores dúvidas do público.

  1. Defina o propósito do chatbot e crie fluxos de comunicação

Quando a marca conhece o cliente, suas necessidades, entre outras coisas, fica mais fácil saber as respostas automatizadas que se pode adicionar nos chats de chatbot.

 

Com isso, defina o que será automatizado e quais serão os caminhos usados para a realização desse.

 

Até porque um chatbot é útil em várias solicitações, mas também é necessário que o objetivo dele seja estabelecido e fique claro.

 

Isso ajuda o cliente a não criar expectativas de um resultado que não terá, e evita que ele se frustre ao deixá-lo sem uma resposta.

 

Uma empresa criando um novo projeto de livraria, por exemplo, irá enfrentar um problema que muitas enfrentam, que é a falta de compreensão.

 

Para que isso não ocorra, crie fluxos de comunicação que podem atualizar as bases de perguntas e respostas, para que as novidades sobre produtos e a marca em si sejam levadas em conta.

  1. Crie personalidade para seu bot

Criar personalidades para os seus chatbots é algo fundamental, para que os usuários sintam de fato que estão tendo a experiência de falar com alguém que o entende.

 

Um chatbot não é apenas um robô que faz perguntas e responde dúvidas, por isso ele deve ter personalidade e ter um competentes igual ao da marca.

 

Adicione diversas formas de comunicação, tons de voz, particularidades que ajudem a fortalecer sua imagem, faça ele ser reconhecido.

 

Isso aumentará a credibilidade do atendimento via WhatsApp, mais ainda a aderência do público que busca respostas através deste canal.

Considerações finais

Depois de todas essas informações, ficou mais fácil saber o porquê do assistente virtual do aplicativo de mensagens mais popular dos últimos tempos ser tão essencial para um negócio.

 

Principalmente para aqueles que buscam estar sempre por dentro das novidades e que prezam pela boa experiência do cliente acima de tudo.

 

Essa ferramenta traz muitas opções, integrações e recursos que possibilitam melhorar a dinâmica entre os consumidores e a empresa, independentemente do segmento que ela atue.

 

Assim o negócio poderá economizar com a baixa necessidade de pessoas reais no atendimento e lucrará muito mais dando atenção aos clientes 24 horas por dia.

 

Para poder usufruir desses e dos muitos outros benefícios que essa estratégia traz, é necessário entender o que são os chatbots, como eles funcionam e conhecer as melhores dicas para garantir que ele esteja sendo usado da forma correta.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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