Saiba a importância do intercâmbio em um curso de francês

Muitas pessoas não sabem, mas existem ótimos motivos para fazer intercâmbio em um curso de francês. Mas, por que aprender um idioma no exterior e como isso é diferente de aprender um idioma em casa? 

 

Embora qualquer forma de aprendizado de idiomas seja importante, de fato, existem algumas vantagens em aprender um idioma em outro país. 

 

Ao viajar para um país onde o idioma é falado, oferece uma experiência de imersão, tanto em relação à própria língua quanto à cultura do país. 

 

Dito isso, quem tem a oportunidade de estudar no exterior, tem acesso a diversas vantagens. Continue a leitura e saiba quais são elas! 

 

Vantagens em fazer um intercâmbio para aprender um idioma

Para que fique mais claro a importância do intercâmbio em um curso de idioma, aqui está uma lista com as principais vantagens de escolher essa opção para aprender uma língua estrangeira. 

 

1. Maneira ideal de aprender um idioma

Estar imerso na cultura que fala o idioma que você está aprendendo é provavelmente a melhor e mais eficaz maneira de aprender um idioma com proficiência. 

 

Você está cercado pelo idioma 24 horas por dia, 7 dias por semana e diariamente terá a chance de ouvi-lo no contexto adequado com um sotaque local. Essas circunstâncias tornam o aprendizado mais prático e rápido.

 

2. Oportunidade de viajar

Quando você estuda um idioma no exterior, você pode usar seus fins de semana e pausas acadêmicas para explorar seus arredores. 

 

Estudar um idioma no exterior geralmente o coloca em um continente diferente e o aproxima de lugares que você normalmente não teria a chance de ver. 

 

Além disso, alguns programas têm viagens de campo planejadas como parte integrante do currículo ou como atividades opcionais.

 

3. Experiência cultural em primeira mão

A diferença entre culturas é mais do que apenas a diferença de idioma, isso inclui alimentação e hábitos pessoais. 

 

A cultura reflete profundamente nas percepções de uma pessoa, a forma como uma pessoa vê as coisas, suas crenças e valores que têm uma grande influência em suas vidas. 

 

Aqueles que vivenciam outras culturas pessoalmente podem realmente entender melhor as outras pessoas.

 

4. Habilidades e experiência

Quando você estuda um idioma no exterior, você desenvolve novas habilidades e ganha experiências diferentes. Isso é algo que uma sala de aula regular em casa não irá fornecer a você! 

 

O cenário cultural totalmente diferente é assustador no início, mas também podem ser emocionantes e valiosos. 

 

Esta é uma oportunidade única para descobrir seus pontos fortes e habilidades, enfrentar novos desafios e aprender novas maneiras de resolver problemas. Quase todas as situações que você encontrar serão diferentes daquelas em casa!

 

5. Amizades

Quando você estuda um idioma no exterior, você não apenas sairá com outros nativos da cultura em que está estudando, mas também passará tempo com seus colegas de classe, que também estão longe de casa, assim como você. 

 

Além disso, os colegas de classe representam sua própria cultura. Então, além de estar imerso na cultura do país em que você está estudando, você também aprenderá sobre outras culturas distantes. Você certamente fará amigos de todo o mundo! 

 

6. Quebre a rotina e saia da sua zona de conforto

Estudar no exterior provavelmente será muito diferente do que você está acostumado em casa. Existe um mundo totalmente diferente lá fora, com um sistema acadêmico, comidas e modos de vida diferentes. 

 

Você, como estudante, poderá experimentar tudo isso (e aprender sobre e com isso) de uma maneira que não pode fazer em seu país de origem!

 

Estudar um idioma no exterior também é uma excelente chance de quebrar a rotina do dia a dia e reviver a si mesmo e sua educação!

 

Conclusão

Se você está pensando em fazer um intercâmbio, mas está com dúvidas se realmente vale fazer esse tipo de investimento, esperamos que este artigo tenha deixado claro como essa é uma decisão importante a se tomar. 

 

Caso tenha condições de estudar francês ou qualquer outro idioma em outro país – onde a maioria das pessoas falem a língua estrangeira –, faça isso! 

 

Além de ter um melhor aprendizado do idioma, você ainda poderá conhecer lugares e pessoas incríveis, descobrir novas culturas, experimentar diferentes comidas e assim por diante.  



Diga-nos o que achou do post: