Saiba a importância do geomarketing para sua empresa

Na hora de montar uma loja física, saber qual é o melhor lugar para abrir a loja é essencial. Nesse sentido, usar estratégias de geomarketing é importante para determinar a localização da sua loja.

 

Neste artigo, você vai entender a importância do geomarketing para sua empresa e dicas de ferramentas para fazer geomarketing gratuito.

 

O que é geomarketing

Geomarketing ou marketing de localização  é uma estratégia de marketing a partir da geolocalização.

 

Essa estratégia está em uso desde os anos 1950 ajudando empresas a criar estratégias de implantação mais assertivas com base no local desejado. O resultado reflete na avaliação do público alvo, serviços e produtos oferecidos, na logística, etc.

 

Vale ressaltar que tudo isso era feito de forma offline. Agora, devido aos avanços da tecnologia, já existem diversas ferramentas de geomarketing gratuito e também pagos.

 

Mas, além de saber exatamente o que é geomarketing você deve conhecer e entender a importância dessa estratégia para a sua empresa e o diferencial que seu uso traz para seus negócios.

 

Importância do geomarketing para sua empresa

O uso de geomarketing permite às empresas entenderem mais sobre o seu público alvo. Saber em que localidade ele está, seus comportamentos, seus hábitos. 

 

Tudo isso, sem muito investimento, já que existem formas de ter acesso a esses dados, em grande parte, fornecidos pelos próprios clientes ao utilizar determinados sites e redes sociais.

 

Assim, pode desenvolver produtos voltados a esse público, bem como criar campanhas mais direcionadas.

 

Além disso, também ajuda a determinar o melhor local para ter uma unidade física, onde distribuir os produtos.

 

Em outras palavras, o uso de geomarketing otimiza recursos empregados em estratégias de marketing e aumenta o retorno das campanhas.

 

A estratégia já é utilizada desde a década de 1950 para precificação de produtos, definir quais produtos disponibilizar para uma determinada região e desenvolver ações de marketing e vendas de acordo com a localidade.

 

Mas, com a internet, o uso de geomarketing expandiu. Os sites, aplicativos e redes sociais colhem dados fornecidos pelos usuários, de forma que é possível acessar e conhecer os hábitos do cliente referente a geolocalização.

 

Isso permite que a empresa possa enviar notificações ao cliente, por exemplo, quando ele estiver em um raio de localização próximo a ela, com ofertas personalizadas.

 

Portanto, empresas que utilizam geomarketing possuem vantagem competitiva em relação àquelas que ainda não utilizam essa estratégia em seus negócios. Veja algumas ferramentas de geomarketing gratuito para usar na sua empresa.

Ferramentas de geomarketing gratuito

Atualmente, existem muitas ferramentas para usar o geomarketing na estratégia de marketing do seu negócio, algumas delas gratuitas. Entre elas:

 

Check-ins

Uma das primeiras ferramentas de geomarketing utilizada por empresas foi o check-in, que permitia ao cliente compartilhar a sua localização com seus amigos.

 

Logo, as pessoas compartilhavam que estavam em um restaurante X ou em um salão de beleza Y e essa atividade faz parte da experiência do cliente com o produto ou serviço.

 

percebendo esse movimento, os estabelecimentos passaram a incentivar o compartilhamento até mesmo fornecendo wi-fi grátis.

 

Desta forma, é possível saber a data em que o cliente esteve no local, a frequência de compra e até as lojas em que ele costuma ir.

 

API de localização

Consiste em utilizar uma API do Google Maps, por exemplo, em seu site para ter acesso a localização do cliente. Portanto, funciona como estratégia de geomarketing e permite oferecer atendimento personalizado ao cliente.

 

Marcações

Outra forma de usar geomarketing gratuito é através das marcações através de filtros e geotagging.

 

O cliente pode postar uma foto ou vídeo no Instagram, por exemplo, e marcar o local onde foi gravado o vídeo ou onde a foto foi tirada, como por exemplo, uma sorveteria, uma cidade ou uma rua.

 

O geotagging segue a mesma proposta do filtro, ou seja, o cliente pode compartilhar a sua localização com amigos e seguidores, mostrando os lugares que costuma visitar, frequentar e comprar.

 

Conclusão

O geomarketing é mais uma estratégia de marketing que pode ser utilizada para conhecer o seu público a partir de sua localização.

 

Assim, é possível oferecer o produto certo para ele, além de apresentar ofertas, oferecer brindes. Tudo isso de forma mais assertiva, o que leva ao aumento das vendas.

 

E para implementar existem ferramentas de geomarketing gratuito como o check-in, uma das primeiras utilizadas, e geotagging e filtros, muito utilizados pelos clientes nas redes sociais.

 



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