A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), vem passando por um processo de modernização e ampliação nos últimos anos.
O fatídico advento da pandemia de Covid-19 também contribuiu para que a empresa acelerasse alguns projetos internos que visam a melhoria dos serviços entregues à população paulista.
Neste artigo vamos falar sobre os diversos tipos de serviços que a Sabesp oferece e das facilidades que o consumidor vem encontrando por causa das melhorias implementadas.
Veja!
Quais são os serviços oferecidos pela Sabesp?
A Sabesp é a empresa responsável e especializada nos processos de captação, limpeza e distribuição de água para todo o estado de São Paulo, bem como na coleta e tratamento de esgoto.
Porém, além de desempenhar essas funções que todo mundo já conhece, a empresa também presta outros diversos serviços. Conheça alguns dos principais abaixo:
- Religação de água e da coleta de esgoto após suspensão;
- Mudança de local da ligação de água ou separação do mesmo;
- Estudos de adequação do sistema a imóveis maiores;
- Suspensão do serviço em imóveis vagos ou que serão demolidos;
- Análises e reparos na rede de esgoto de imóveis;
- Consertos e adequações em hidrômetros;
- Socorro para esgotos entupidos;
- Consertos de vazamentos e fraturas no sistema;
- Reposição do pavimento das ruas afetadas por obras da Companhia e retirada do entulho;
- Análises da qualidade da água que chega até os imóveis;
- Dentre outros.
As facilidades que empresa propõe aos seus clientes
Confira agora explicações sobre as principais facilidades que a Sabesp vem implementando para oferecer um melhor serviço aos seus clientes.
Facilidades referentes à fatura Sabesp
A Companhia modernizou o acesso à conta de água, deixou as suas informações mais claras e criou formas mais práticas de se realizar o pagamento.
Dentre as principais melhorias implementadas pela Sabesp nesse sentido, estão:
- Possibilidade de parcelamento de contas: clientes que possuem débitos elevados com a Companhia podem realizar a renegociação das suas contas e tudo pode ser feito através da Agência Virtual;
- Segunda via da fatura: a segunda via Sabesp pode ser conseguida de várias formas, como através do Sabesp Mobile, da Agência Virtual e dos contatos que a empresa disponibiliza;
- Fatura em braille: consumidores portadores de deficiência visual podem solicitar que as suas faturas sejam entregues em braile. A solicitação pode ser feita por qualquer canal de atendimento da Sabesp e é totalmente gratuita.
Agência virtual
A Agência Virtual da Sabesp é um portal exclusivamente criado para funcionar de fato como um posto de atendimento da Companhia no mundo virtual.
Ao entrar no site o cliente Sabesp percebe que todos os serviços que antes só podiam ser acessados em agências físicas, agora estão dispostos digitalmente.
Pode-se encontrar seções de:
- Consertos e Emergências;
- Serviços relacionados à fatura (2ª via, pagamento online, consultas e outros);
- Pedidos de ligação e desligamento de água;
- Setor de informações e dicas importantes;
- Entre outras.
Para usufruir da Agência Virtual o consumidor deve efetuar um cadastro utilizando seus dados pessoais.
Sabesp Fácil
O Sabesp fácil é um portal dedicado a facilitar questões burocráticas, como a entrega de documentos.
Para fazer consultas por ele, o consumidor precisa do seu registro de matrícula.
App Sabesp Mobile
O aplicativo Sabesp Mobile é basicamente uma versão da Agência Virtual para smartphones e tablets. Através do software os consumidores podem acessar praticamente todos os serviços disponíveis na sua coirmã.
Para utilizar a aplicação, o usuário Sabesp precisa baixá-la em seu dispositivo móvel e fazer um rápido cadastro utilizando os seus dados pessoais e o número de matrícula do seu contrato com a empresa de saneamento.
O app está disponível para aparelhos Android e iOS (iPhone), e é uma ferramenta que facilita a resolução de problemas dos consumidores da Companhia paulista.
Como pedir a ligação de água?
Pedidos de ligação de água são os serviços mais solicitados nos canais de atendimento da Sabesp.
E para ter acesso, basta entrar em contato por um dos canais abaixo e fazer a solicitação:
- WhatsApp Sabesp: (11) 95976-3843;
- Central de Atendimento Sabesp: 0800 011 9911 (região metropolitana de São Paulo) / 0800 055 0195 (demais localidades).
O cidadão pode ainda se dirigir a uma agência física da Sabesp para fazer a sua solicitação presencialmente.
Como solicitar um conserto ou informar que estou sem água?
Problemas com entupimentos de esgoto, estouro de encanações e faltas d’água também são bastante comuns em São Paulo.
O consumidor Sabesp que vier a enfrentar um desses problemas pode solicitar o socorro do conforto da sua casa, sem ter que passar por nenhum outro transtorno.
Além da Central de Atendimento e do WhatsApp Sabesp, que são os meios mais diretos, o usuário pode acessar ainda essas duas opções:
- A Agência Virtual Sabesp, na seção “Consertos” ou “Emergências”;
- No app Sabesp Mobile, também nas seções “Consertos” ou “Emergências”.
Conclusão
Neste artigo o leitor pôde conhecer os principais serviços oferecidos pela Sabesp. Além disso, falamos também das maiores facilidades que a empresa tem criado para os seus consumidores.