Res Pública

Isso aí no título não é palavrão. Significa ‘coisa pública’ em Latim. Daí que saiu a palavra portuguesa ‘república’. Quando um País se declara republicano, normalmente, quando sabe o que significa essa palavra, zela pelas coisas que todas as pessoas desfrutam.

Quando uma pessoa de declara republicana, ela varre a calçada não por ser obrigado, mas, para manter o ambiente agradável e desfrutável para todos, ele inclusive.

Quando  você diz que tem que fechar o STF, que se dane o SUS, que tudo bem taxar até o seguro-desemprego e que escola pública e Paulo Freire são máquinas de ‘doutrinação esquerdista’, sabe qual a vontade que eu tenho?

De tacar um dicionário na sua cabeça! O do Aurélio Buarque de Holanda, versão extendida em capa dura, tamanho carta. Com a palavra república marcada. Para ver se tatua na sua testa o significado.

E queria especificamente desse tamanho por ser maior e mais pesado.

E isso é só o início dos trabalhos. Eu queria lhe levar numa escola pública periférica só para ver que aquilo ali não é um antro de politicagem, é um lugar de milagres num ambiente nada misericordioso.

É a única esperança que uma pessoa pode ter, muitas das vezes. Cansei de topar com pessoas que não faltavam a uma aula, por terem na escola abrigo, ensinamento, direcionamento, acolhimento, alimento para o corpo e para a alma.

Cansei de ver professores tirarem do pouco que têm para ajudar seus alunos e suas famílias. Até levar de carro na porta de casa, sem ser sua obrigação, já conheci professor que fez. Mesmo sendo no que muitas vezes você chamaria de um buraco.

Quando você apoia esse tipo de ideal, você apoia o desmonte de tudo o que vale a pena lutar para manter. Você dá munição para que lhe matem fuzilado.

Olha para o Chile. Sério, olha para o que está se sucedendo lá. Bonito de ver, não é? Os de baixo enfrentando os de cima, dá até um poema heróico.

Sabe o que estão implementando desde 2013 aqui? É o que eles aturaram por 40 anos. Sabe quais os efeitos disso? Nada bons: idosos cometendo suicídio por não terem como arcarem com suas necessidades, pessoas subempregadas, vivendo, comendo, vestindo mal. Sem nenhum tipo de garantia social.

É só isso que lhe espera.

Morte, discórdia e miséria.

E sabe o que alguns manterão para si? Todos os privilégios, seguridades  e formas de compensação que você precisaria apenas para chegar ao fim do mês.

Educação é a forma mais segura de mudar o jogo de qualquer País decente. Eu já escrevi isso aqui algumas vezes antes. Leia o mundo ao seu redor. Dê-se ao trabalho de avaliar as coisas com cuidado.

Não há falta de grana. Não há necessidade de envenenar sua água e comida. Não é preciso destruir o pouco que você tem para que o País avance. Pare de adorar quem lhe deseja o pior.

Pense, caramba!

A crise nunca vai passar. É um projeto de convencimento de que você é o responsável por manter a máquina funcionando. E, se você leu até aqui, sabe que não é verdade. Agora, é com você. Diga-me: cadê seu espírito republicano?

 



Estudante da vida e suas conexões, professora por ofício e vício, pesquisadora por necessidade, ajuda as pessoas a atingirem suas metas de modo personalizado, barato e sem justificativas usando a Educação como principal ferramenta.

Diga-nos o que achou do post: