Reformas industriais: 8 formas de economizar no seu setor

Assim como em todas as áreas da construção civil, as reformas no setor industrial são necessárias com certa frequência, seja com o objetivo de realizar ajustes e ampliações, mudanças e até mesmo expansão.

 

Segundo pesquisas a produção industrial brasileira cresceu quase 4 % no ano de 2021, para suportar esse crescimento muitas vezes é necessário realizar reformas, ampliações e expansões. 

 

Comparado aos demais setores, as reformas industriais possuem diferenças significativas, uma vez que movimentam grandes equipes, projetos elaborados e práticos.

 

Uma reforma industrial pode ser extremamente cara, por mobilizar equipes numerosas e ainda há a possibilidade de paralisar a produção no local durante a reforma.

 

Por isso é necessário um projeto muito bem elaborado e prático, para enxugar ao máximo os gastos.

O que é preciso para realizar

 

Antes de tudo deve-se contratar um profissional que possa avaliar o que é preciso para iniciar, e qual a melhor maneira.

 

Um profissional qualificado pode te orientar quais são as melhores formas de economizar e otimizar.

Como não perder produtividade

 

É fundamental planejamento prévio, para que dessa forma não se perca tempo com empecilhos que poderiam ser facilmente evitáveis e principalmente não seja necessário paralisar a produção.

 

Para isso, antes de começar é preciso saber quem vai fazer, o que vai ser feito, como, em quanto tempo.

Economizar com materiais 

 

Passo muito importante, segue a mesma lógica da escolha de um bom profissional.

 

Pense sempre na praticidade, facilidade de manutenção e durabilidade dos materiais a serem instalados.

 

Uma aliada muito útil para agilizar o processo da reforma e poupar tempo na construção aconselha-se o uso de grades de piso furaco. As grades de piso são ótimas opções para uma indústria uma vez que é de fácil manutenção, um equipamento resistente e facilmente aplicável.

Quem vai realizar

Economizar na hora de contratar uma empresa e profissionais de qualidade pode trazer prejuízos e dores de cabeça a longo prazo.

 

Em uma indústria tempo tempo e dinheiro são questões que não podem ser ignoradas de maneira nenhuma, dessa forma é extremamente necessário para o sucesso da reforma que  se escolha, empresas e profissionais certos, que possuam experiência e capacidade para realizar o projeto. Por meio desse simples passo se evita danos estruturais, atrasos desnecessários e desperdícios .

Saiba onde pretende chegar

Atrasar uma reforma em alguns dias é melhor do que ter que realizar uma segunda reforma. Durante o processo de mudança não tenha medo de mudar o projeto se necessário.

 

O planejamento é o maior aliado da efetividade, para isso não pense duas vezes, procure apoio profissional, com o apoio de um engenheiro, arquiteto é possível otimizar ainda mais o tempo, e o espaço utilizado. 

Dicas para realizar uma reforma industrial da melhor maneira

 

  • Mantenha uma reserva – Imprevistos sempre acontecem, com isso em mente é muito útil reservar para caso das coisas saírem do controle de 10 %a 15 % do valor total do investimento;

 

  • Crie um cronograma – Para acompanhar de perto o progresso e ter uma noção mais precisa de quanto tempo vai durar todo o processo, pode- se elaborar um cronograma preciso junto ao engenheiro;
  • Realoque os profissionais – Em grandes reformas estruturais é comum ser necessário paralisar parte da produção, para solucionar este problema, pode-se realizar uma mudança temporária de local de produção, assim não vai deixar de ganhar enquanto a reforma acontece;

 

  • Veja como investimento – Para um gestor é comum ver, uma grande mudança com maus olhos, como gasto e perda de tempo e dinheiro. Porém reformas, expansões e mudanças são sempre necessárias e costumam sempre trazer retorno positivo.

Vantagens de uma reforma industrial

 

As vantagens de uma expansão bem feita são imensas, listamos agora as principais:

 

  • Ganhos no quesito custo-benefício para a produção;

 

  • Atualização com base na legislação – As leis, normas técnicas e alvarás de funcionamento estão o tempo todo mudando, e para manter sua produção funcionando da maneira correta é necessário estar realizando mudanças nas áreas de  segurança, e produção;

 

  • Avanço tecnológico – A todo tempo surgem novas tecnologias e novas formas de fazer as mesmas coisas de maneiras mais eficientes. As reformas muitas vezes podem trazer bons avanços na cadeia produtiva, qualidade do produto final e ganhos na logística. Para isso é necessário que se realize um estudo para saber se a reforma vai trazer melhorias.

Retrofit 

Para grande parte das empresas a reforma pode ser longa e demorada. Para solucionar este problema existe processo de retrofit industrial, que consiste em revitalizar o ambiente e realizar uma modernização das máquinas e atualizações dos softwares de produção.

 

A obsolescência fabril é um grande problema para a produção industrial e por meio do Retrofit.

 

Principais vantagens deste método de revitalização:

 

  • Crescimento da produtividade;
  • Paradas para manutenção cada vez menos frequentes e levando menos tempo;
  • Crescimento da segurança para os funcionários;
  • Redução do tempo de produção;
  • Custo mais baixo comparado a compra de novos equipamentos;
  • Maior integração das diferentes áreas da indústria;
  • Fácil monitoramento por parte da gerência.

 



Diga-nos o que achou do post: