Quanto investir em Google Ads: aprenda a criar uma estratégia!

Divulgar sua empresa ou produto é uma das estratégias mais importantes e que deve ser feita mediante um planejamento para que se possa alcançar o resultado desejado e atingir um bom número de pessoas, como é possível através do Google Ads.

Trata-se de uma plataforma de anúncios do Google, que facilita negócios dos mais variados tamanhos a se destacarem na internet, tornando-se uma forma rápida e eficaz de conseguir consumidores.

Além dos formatos de pagamento que são disponibilizados, o Google Ads acabou ganhando espaço no mercado por conta da sua facilidade em ser manuseado e a simplicidade da gestão e das configurações que apresenta.

Podendo transformar em pouco tempo um anúncio de vela do batismo em algo bastante divulgado, o Google Ads é a plataforma que pode ajudar na estabilidade de um negócio, bem como no seu crescimento.

Tanto em computadores como em dispositivos mobile, o Ads é capaz de levar ao usuário exatamente o que ele está procurando por meio de anúncios, e com isso, atrair o público-alvo ideal de uma empresa.

Por que investir no Google Ads?

Quando se tem um negócio de capa para sax soprano, pode até surgir o questionamento do porquê utilizar o Google como a plataforma da qual irá investir um montante para ajudar a divulgar seus produtos.

Através do Google Ads, um empreendimento pode obter uma série de vantagens, entre eles:

  • Maior possibilidade de segmentação;
  • Maior potencial;
  • Baixo investimento;
  • Retorno de investimento.

O potencial que o Google tem não somente no cotidiano das pessoas, como também no mercado, é algo que pode ajudar uma empresa a se estabelecer dentro do segmento que atua.

Isso porque quando uma empresa utiliza o formato Ads, acaba transformando aquela página ou o anúncio visual que irá aparecer para o usuário como algo relevante, e com isso, trazer mais facilmente os consumidores que estabeleceu como público-alvo.

Deste modo, se um curso de manutenção de extintores nível 1 2 e 3 usar a plataforma do Ads para se promover, quem busca aprender essas medidas de segurança irá encontrar a página mais facilmente quando fizer uma busca no Google.

Especialmente se o formato de segmentação for ativado nas configurações, porque deste modo, o Google irá entender e avaliar os algoritmos e outras ferramentas para onde deve enviar o anúncio, de acordo com a busca do usuário.

Se ele utilizar a plataforma de vídeos, os anúncios mais audiovisuais irão aparecer para ele no intervalo do que ele estiver assistindo, ou no topo ou nas laterais das páginas.

O Google colabora com os seus anunciantes quando se trata de segmentar um público-alvo, deixando a opção para a empresa preencher até mesmo a localidade que cada anúncio pode passar ou não.

Então, se um comércio pequeno quiser vender bateria 150 amperes para caminhão em uma região, as ferramentas da plataforma permitem essa personalização do anúncio e também deixam a critério do administrador como será feito o pagamento do investimento.

O Google Ads possibilita a determinação de quanto irá ser gasto por mês, por campanhas individuais e até mesmo por dia, caso seja algo que deva ser divulgado em pouco tempo ou em certos períodos.

Com isso, ter a disposição dados que mostram o quanto os investimentos estão dando certo ou os que não estão, sendo possível ter uma avaliação do dinheiro que foi investido na plataforma.

O Google Ads também pode mostrar quais campanhas converteram e as que foram interrompidas na metade do percurso, dando a oportunidade para que a empresa tenha atenção e possa rever alguma parte dos seus planejamentos.

Como calcular os investimentos?

Por ser um meio bastante conhecido para um empreendimento fazer suas divulgações, e por ter plataformas associadas as páginas como YouTube e a área de shopping da página, o sistema do Google Ads é determinado por CPC, CPM, CPA e CPV.

O CPC é chamado de Custo Por Clique, é a cobrança mais utilizada que o Google utiliza, sendo que só é gerada para o administrador do anúncio quando se obtém um número de cliques estabelecidos para aquele anúncio.

Logo, se uma empresa de filtro secador de ar comprimido planeja até o fim do mês ter em torno de duzentos cliques, um valor será gerado para que a empresa pague para o Google Ads ao se obter esse número que planejou.

O CPM, ou Custo Por Mil Impressões, com ele o pagamento para a plataforma é feito quando se tem o total de exibições, da mesma maneira que o CPA ou Custo Por Aquisição é feito somente quando o consumidor adquiriu o que foi anunciado.

O CPV é quando os anúncios são no formato de vídeo e significa Custo Por Visualizações, podendo também ser feito a cobrança após uma média de vezes que o anúncio passou nas plataformas de vídeo como o YouTube, por exemplo.

As palavras-chaves são muito importantes nas pesquisas do Google, isso porque são através delas que sites ou páginas de arado de disco para trator podem ser encontradas.

Por isso, até mesmo em um anúncio, a escolha das palavras certas pode contribuir com a divulgação.

A plataforma acaba colaborando para que as palavras-chaves que foram feitas estrategicamente para os assuntos possam ser achadas com uma maior facilidade, o que acaba contribuindo para que o modelo de CPC seja o mais adequado.

Como criar uma boa estratégia no Google Ads

Criar e planejar adequadamente uma estratégia de marketing é fundamental para se ter um controle, bem como saber como elas estão funcionando em relação ao cliente.

Por isso, ter a definição de quantos clientes deseja converter com esta ferramenta é um dos primeiros passos.

A taxa de conversão, ao se usar o Google Ads, está relacionada ao modo direto que irão chegar ao site pelo anúncio, podendo ser direcionados a uma landing page após clicarem, ou então para as redes sociais.

Outra forma é usar o Google Ads como uma ferramenta de branding para se ter uma base de quanto público-alvo existe para montar ações mais diretas, e que podem não ter tantas perdas de montante financeiro.

Portanto, se uma empresa de perfil meia cana de aço deseja ter uma maior conversão, suas configurações no Google devem ser feitas pensando desta forma e direcionar para algum lugar. Agora, se deseja apenas ter uma base, o ideal é com o branding.

Nas configurações do Google Ads, é importante entender algumas etapas, dentre elas, a rede de pesquisa, o principal formato para onde os anúncios de quem utiliza a plataforma serão encontrados.

Sendo mais simples e não necessitando de imagens ou vídeos, é a mais utilizada pelas campanhas locais e por aqueles que estão começando a divulgar, porém ainda não se tem um material artístico separado.

A rede de pesquisa pode colocar os anúncios nas primeiras posições, bem como aparecer em sites parceiros da plataforma, até mesmo em outras plataformas que pertencem ao Google, como a área de shopping e lojas online para baixar jogos.

Definir todos os detalhes do anúncio também pode colaborar para que a plataforma compartilhe ainda mais, portanto, as configurações e os campos que devem ser preenchidos ajudam na estratégia.

Criar anúncios que podem ser vistos em todos os formatos de equipamentos que o consumidor utilizar pode também colaborar, isso porque o Google Ads permite que o mesmo tema de anúncio seja configurado nos mais diversos formatos.

Deste modo, o alcance do público-alvo se torna ainda maior e mais específico de atingir, portanto, vale a pena investir em anúncios de imagens, vídeos curtos ou banners para determinadas páginas.

Porque desta forma, a presença online pode ser ainda maior e, com isso, um grande número de consumidores acaba chegando nas páginas oficiais ou redes sociais do negócio.

O investimento que uma empresa deve fazer no Google Ads varia de empreendimento para empreendimento por conta dos seus objetivos, sem que haja um prejuízo em sua receita e que possa acabar deixando as contas no vermelho.    

Considerações finais

A plataforma do Google se mostra como um dos pontos principais do cotidiano social, bem como do mercado. Isso porque suas ferramentas, como o Ads, acabam contribuindo com a publicação de anúncios.

Além da facilidade que o administrador tem e da gratuidade, o Google Ads permite que uma empresa que fabrique plataforma elevatória para cadeirante possa ter seu potencial alavancado, tornando-se referência no mercado e também para os consumidores.

Dando opções que podem se encaixar de acordo com o montante que a empresa tem disponível para investimentos em estratégias de marketing, o Google é um ótimo ambiente online para se iniciar os anúncios e conquistar uma segmentação ideal.

Isso porque o anúncio pode aparecer não somente na plataforma de pesquisa, como também em sites associados, trazendo assim diferentes tipos de clientes para a empresa gerando lucro e reconhecimento. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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