Pessoas que sofrem com dores persistentes em músculos esqueléticos, como as tendinites graves, ou dores musculares crônicas, têm uma nova opção de método para aliviar esses incômodos. É a Terapia por Ondas de Choque.
Como é feita a TOC?
Ao contrário do que o nome sugere, não há o uso de corrente elétrica no tratamento. O que há, na verdade, é o uso de energia mecânica, que penetra no tecido em questão e faz com que microbolhas se rompam, partindo também o músculo inflamado. Este processo é denominado de cavitação.
“Este processo é interessante, pois faz com que substâncias anti-inflamatórias sejam liberadas no local, ou seja, a dor é diminuída naturalmente. Além disso, a circulação sanguínea é estimulada na região, fazendo com que o processo de cura seja processado natural e progressivamente”, diz o Dr. Renato Bastos, ortopedista e sócio da Orto Center, uma clínica ortopédica em Jacarepaguá que realiza este tipo de tratamento.
As vantagens da TOC
O médico ressalta que uma das vantagens da terapia é o fato de ela não ser invasiva. Ou seja, o paciente não precisa ser internado, tampouco a sua rotina é atrapalhada. Também não há sangramento visível e nem cicatriz. Ele também lembra que o retorno é positivo em cerca de 70% dos casos.
Entretanto, o Dr. Renato finaliza com um aviso: “A sessão é rápida, cerca de 30 minutos no total. Porém ela pode ser um pouco dolorosa, afinal estamos falando de microrrupturas do músculo. Mas, caso o paciente sinta algum incômodo devido ao tratamento, ele pode passar gelo ou usar algum analgésico comum. Porém, como é por um breve período de tempo, acredito que valha a pena passar por meia hora sentindo uma dor suportável, a fim de não sentir mais as dores incômodas por um bom tempo.”