QUAL O EXATO MOMENTO DE POR UM FIM? “Filósofo Nilo Deyson Monteiro Pessanha “

” O que tem começo, terá fim. Nada há sem começo por motivos nenhum, contudo, todo fim motiva-se de um meio que por afã, elege o fim.” – Filósofo Nilo Deyson Monteiro Pessanha

A todo momento vivido é aprendido no espaço do tempo fortes momentos marcantes, palavras fortes que ficam na mente, situações que tira-nos da rotina da normalidade para aquilo que é o inédito, o desconhecido. Momentos de tensão e preocupação diante do novo, afinal, perder alguém ou alguma coisa na vida, não é fácil para quem fica.

O exato momento para por um fim em uma situação desconfortável na vida, é quando se perde a confiança, o prazer, a admiração, o respeito e a paz. Neste momento, depois de ter tentado todas as possibilidades e buscado recursos externos que agregassem uma solução, não obtendo sucesso, chega então o momento do rompimento, inevitavelmente.

Existem coisas na vida que não se pode adiar ou remediar; pois isso poderá acarretar problemas e até tragédia futura. A energia do fim é para purificar e iluminar novamente a vida. O dia mau passará brevemente após o estado de luto e sofrimento.  Hoje, temos centenas de pessoas que sofrem em um relacionamento abusivo ou tóxico, onde ambos não se respeitam e vivem de aparência; sinais de um inevitável fim breve.

Todo fim é um novo começo, a gente só não sabe disso no momento da emoção aflorada pelos sentimentos e pensamentos do calor dos primeiros meses. Não dou aula de vida, quem sou eu. Apenas sei que tenho conteúdo para compartilhar de coisas que eu sei por ter vivido todos os corações do mundo em minhas poesias, sinto todos os sentimentos brincarem de pique atenção.

A conclusão da redação da sua vida será escrita sempre por seus atos no presente que não saberá jamais quando você vai morrer, portanto, perceba sem tardar a beleza da vida na simplicidade dos momentos, até mesmo na hora de deixar ir embora uma etapa da sua história. Pessoas passam em nossas vidas e deixam marcas, porém, quando estamos felizes conosco no sentido de nos aceitarmos como somos, em amarmos à nós mesmos, quando admiramos primeiramente à nós mesmos, tudo que passou em nossas vidas como, pessoas e ciclos, foram tão somente para melhorar nossa versão humana para este momento presente. Ainda você viverá tantas situações em sua vida, que te ensinará outras coisas que você ainda desconhece no universo da existência. Não se apegue à ninguém na vida, apenas ame seus amigos e familiares, filhos, mãe, pai e animais, no entanto, se tiverdes um dia que chorar o luto, chore, sim, chore o tempo necessário para que suas lágrimas possam regar em seu coração, um sentimento de gratidão por ter tido a oportunidade dada por Deus, em vivenciar momentos incríveis com aquela pessoa. Isso se aplica também no fim de um ciclo no seu emprego, na empresa, em sua profissão; quando tiver que sair, deixa que se vá. Tudo acaba, ninguém terá lugar garantido no futuro. Até mesmo um relacionamento, um casamento de décadas pode acabar, seja por traição ou simplesmente por esfriamento, até mesmo pelo simples fato de que o casal se conheceu na adolescência, casaram novos demais e após 30, 40 anos ou mais, resolveram romper para terem a experiência da independência, de poder conhecer outras pessoas. Isso é muito comum e não se pode demonizar ou acusar uma das partes pelo fim de um lindo casamento visto pelo olhar externo, que não sabem a dimensão da realidade do dia a dia de um casal. Neste sentido, é preciso ser forte, ter a grandeza de respeitar a decisão do outro sem violência ou ameaças, pelo contrário, correto seria se ambos continuassem amigos para cuidar daquilo que construíram juntos, como filhos e matrimônio.

O fato é que ninguém quer perder ou dá adeus aquilo se tinha, porém, que não era tão saudável quanto parecia ser. Tudo quando se perde não é para a morte. Nenhuma coisa boa torna torna seu possuidor feliz, á menos que sua mente esteja habituada com a possibilidade de perda.

O domingo vai chegando ao fim, e, no horizonte surge um silêncio, uma incógnita por trás da segunda feira que deitará uma nova rotina. O melhor da sua vida foi reservado para hoje, quando você tomar uma decisão de mudar de vida radicalmente.

A felicidade talvez seja ter algo que ama fazer, que ama amar e ao que valer esperar. O que não provoca a morte faz com que se fique mais forte. Não temas em ser julgado, pois o caráter não é só o resultado da nossa conduta, acima de tudo é ser verdadeiro com aquilo que sente, logo a justiça põe de pé em seus ombros de gigante, a conduta do caráter.

O que hoje é importante em sua vida?

A Vida do ser humano não é mais do que uma luta pela existência com a certeza de ser vencido, até que o sol não brilhe, fique na escuridão acendendo velas. Deixe que a vida passe, dê adeus, ponha um fim no sofrimento.  Não fique pra baixo, saía com um bom amigo, afinal, o amigo deve ser como o dinheiro, cujo valor já conhecemos antes de termos necessidade dele. Lembre-se, sua felicidade depende da qualidade de seus pensamentos, que são produtos daquilo que você consome; neste sentido, leiam muitos livros para trazer discernimento e equilíbrio em seus pensamentos.

” Ninguém é propriedade de ninguém, conhece-te a ti mesmo e conheceráqonhecerás quer te ensinar alguma coisa com todo este vendaval. O problema é quando não nos sujeitamos à refletir sobre isso. Muito embora pareça injustiça, de modo que fica difícil de tocar no assunto que se vive, é necessário acontecer o diálogo antes do adeus. Não poderá ficar nada desconversado ou sem clarificação, portanto, nada de obscuridade nas palavras.

Conhece-te a ti mesmo e qonhecerás o universo e os deuses. Neste, sendo, o universo só pode ser compreendido a partir de seu reconhecimento como sendo parte de alguma coisa maior do que você. Deixe o fluxo normal do universo levar e trazer para sua vida, aquilo que precisa por ela passar, mas não se apegue, apenas aceite e viva o ciclo sabedor de que, cedo ou tarde aquelo vai passar, isso se você não passar primeiro, no sentido de partir desta vida.

Enfim, viva sua vida plenamente, livre, leve e com pitadas de loucura, estrague-à como quiser.

Nada te pode resistir; quando você não depende de aprovações do teatro da vida. Responsabilidade, ética e moral são ou deveriam ser naturais em você que almeja liberdade sem dores de um fim.

 

FILÓSOFO NILO DEYSON MONTEIRO

No Google Artigos de Nilo Deyson Monteiro.

Sigam as mídias sociais: FANPAGE Filósofo Nilo Deyson

Instagram: Filósofo Nilo Deyson Monteiro



FILÓSOFO, ESCRITOR, POETA, COLUNISTA & PALESTRANTE. Fundador da Filosofia da imparcialidade participativa. Autor do livro de Filosofia Todos os Corações do mundo, e do Livro O Teatro da vida e a interpretação das coisas, quem nos garante ser verdade das coisas. Membro de diversas instituições culturais como por exemplo, é imortal acadêmico da Academia de Letras do Brasil seccional Campos dos Goytacazes, é imortal Acadêmico da Academia Pedralva Letras e Artes, ocupante da cadeira n°17 , Fundador do NAISLA, Núcleo Acadêmico Italiano di Scienze, Littere e Arti. Membro de diversas instituições. Nilo Deyson Monteiro participou de diversas antologias, periódicos e muitos de seus trabalhos acadêmicos estão no Google ao pesquisar Filósofo Nilo Deyson.

Diga-nos o que achou do post: