comunicação 360

Qual a importância de um canal de comunicação 360?

A comunicação 360 tem foco em medidas integradas, nas quais o conteúdo é especialmente preparado e reproduzido em todos os possíveis pontos de contato para atrair um consumidor. Assim, a campanha abrange toda a jornada do cliente. 

Tudo isso ainda deve ser considerado levando em conta todo o contexto digital pelo qual empresas e pessoas estão vivendo, abrangendo os contextos comunicacionais a nível interno, institucional e mercadológico.

 

Assim como para qualquer tipo de marketing, é preciso saber montar uma estratégia com cada peça disponibilizada.

 

As empresas devem se concentrar na atualidade, relevância, contexto e sincronização, além de saberem usar as ferramentas disponíveis de maneira estratégica para atingir o público-alvo anteriormente estabelecido.

 

Além disso, proporcionar uma comunicação 360 graus no mercado significa expandir a rede de sua audiência para estabelecer uma comunicação eficaz com ela. 

 

Não se intimide por achar que sua empresa de injeção de plástico possui um ramo específico demais para as mídias digitais, mas defina seu público. 

 

Convença-os de que precisam de seus serviços e não se limite apenas a se dirigir aos que já são clientes. Para isso, invista na criação das chamadas personas, que são o público ideal do negócio.

 

Através da mídia impressa (offline) e digital (online), as pessoas devem apreciar a comunicação 360 de modo que a empresa passe a ser considerada um lovemark.

 

Ademais, a comunicação 360 é um verdadeiro impulso para a visibilidade de uma marca, pois é indiscutível. Entretanto, nenhuma empresa pode decidir embarcar nesta estratégia complexa e bem-sucedida da noite para o dia, afinal, ela precisa ser bem executada.

Como estabelecer a abordagem 360?

De fato, a propagação dos conteúdos divulgados requer, acima de tudo, conhecer cada uma das ferramentas de comunicação utilizadas.

 

Isto não só permite a obtenção dos resultados desejados, mas também economiza tempo em renda utilizada em estratégias falhas. A comunicação, seja ela em 360 graus ou não, é um investimento sustentável, o que demanda uma importante consideração prévia.

 

Se você se pergunta em quais situações sua empresa deve se comunicar, considere que, na maioria das vezes, as marcas utilizam a comunicação em 360 graus para solucionar os problemas ou desejos de uma pessoa, ao contrário da publicidade.

 

Logo, se uma cantina terceirizada viu que houve um aumento na procura por alimentação almoço para empresas, é importante entender de que maneira ela pode ajudar essas personas.

 

Para fazer isso, empresas de todos os tipos podem combinar a comunicação digital via e-mail, redes sociais ou pelo website, somada à comunicação mais tradicional via propaganda de rádio, por exemplo.

 

O trabalho de comunicação em cada ferramenta deve ser diferente, pois o público nem sempre pode ser o mesmo. Para o rádio, por exemplo, o aspecto visual de um banner será inútil.

 

Para cada meio de comunicação, é necessário contar as características de cada meio e bom manuseio para que a mensagem transmitida seja a mais impactante possível. 

 

Se sua empresa se encaixa no modelo B2B, de empresa para empresa, como uma agência de impressão para empresa de pequeno porte, talvez e-mail seja o melhor canal, mas não significa que redes sociais não possam ser utilizadas. 

 

Em resumo, quando bem feito, um conteúdo pode compartilhar qualquer tipo de conteúdo, sendo preciso apenas que seja bem utilizado.

Qual a importância desse modelo de comunicação?

Em poucas palavras, a comunicação 360 significa cercar seu público-alvo com o nome da empresa.

 

Uma marca que opta por adotar uma estratégia de comunicação 360, tem como principal objetivo atingir seus clientes, em todos os meios possíveis. Ela também permite ver o impacto dos diferentes formatos de comunicação e a conversão que eles geram. 

 

Assim, as marcas têm informações valiosas que lhes permitem adaptar e refinar sua mensagem ao longo do tempo, mas também priorizar algumas ferramentas de comunicação em detrimento de outras.

 

Talvez para uma empresa de portaria e limpeza as mídias sociais, principalmente de imagem e vídeo, conseguem respostas mais facilmente do que por e-mail, por exemplo. Talvez juntar as duas, linkando as postagens as mensagens enviadas, seja uma boa ideia. 

 

A comunicação possibilita que uma empresa seja vista, especialmente no meio digital, posto que ela oferece boa visibilidade, especialmente em tempos de contenção. 

 

Permite também chegar em pessoas mais distantes e dar-lhes a oportunidade de acompanhar os conteúdos da marca. 

 

Esse tipo de campanha também acompanha a evolução do comportamento do potencial cliente, buscando se diferenciar.

 

Talvez uma empresa de polimento automotivo esteja vendo um novo pico de clientes casuais, graças a utilização de meios que em outras campanhas ela não usaria. 

 

Esse é o foco da comunicação 360: levar a companhia a lugares que antes não chegaria, usando todo tipo de meios possíveis. Nesse cenário, alguns dos canais utilizados, são:

 

  • Mídias sociais;
  • Site e blog;
  • Mensageiros, como o WhatsApp;
  • E-mail;
  • Panfletos/ outdoors;
  • Propaganda de rua;
  • Abordagens diretas.

 

Se o método pode ser aplicado, ele será usado nas campanhas. Por essa razão, é necessário contar com uma boa e grande equipe, além de uma estratégia de ponta para que a comunicação 360 seja frutífera.

 

Nesse cenário, vale a pena lembrar que as ferramentas mais potentes para a comunicação continuam sendo os próprios clientes. A divulgação boca a boca ajuda a atrair uma nova clientela, ao falar da boa experiência com a marca com seus entes e amigos.

 

Nesse cenário, para uma empresa de jardinagem e paisagismo, o trabalho bem-feito não apenas falará por si, atraindo outras pessoas, mas o cliente satisfeito também pode falar com suas pessoas próximas e ainda mostrar seu novo jardim.

 

Imagina o impacto que isso pode trazer para a empresa se cada cliente o fizer. Afinal, quando satisfeito, o cliente que não só permanecerá fiel à empresa, mas também não hesitará em falar positivamente sobre os produtos e serviços que o rodeiam. 

 

Ou seja, o ideal é que as opiniões dos clientes sejam uma ferramenta incrivelmente eficaz para que a marca não saia da cabeça das pessoas.

Como desenvolver a comunicação 360

Um dos segredos está em fornecer a seus clientes atuais e potenciais a ideia de que a sua marca está em todos os lugares. 

 

Portanto, pense onde seus clientes estão atualmente envolvidos com sua marca, por exemplo, verificando se eles são devotos do Facebook ou estão no YouTube.

 

Ou analisando que, se a palavra-chave “camisa bordada empresa” está nas tendências, como você pode usar isso ao seu favor. Também considere:

 

  • O que eles dizem ou pensam sobre sua marca;
  • Quais interesses comuns seus compradores compartilham;
  • Como sua marca tem um papel ativo na vida deles
  • Quais os principais canais eles se encontram.

 

Determinar a mensagem que você deseja apresentar informará sua campanha de marketing 360 e ditará como a mensagem será montada para cada canal selecionado. 

 

Com uma perspectiva analítica, a seleção dos meios e canais mais relevantes para sua comunicação 360 ajudará a investir sabiamente, medir com precisão seu retorno em gastos com produção de conteúdo e, enfim, metrificar a eficácia de suas campanhas.

 

Uma vez que o primeiro passo foi determinado, é hora de focar nos próximos. Desse modo, foi decidido que a mensagem da campanha é sobre informar melhor o público da importância que o documento de alvará de funcionamento para empresas tem. 

 

Levante de que maneira a equipe pode transformar isso em realidade, levantando de que maneira é possível iterar sobre este tema para abranger todos os tipos de canais de comunicação, bem como atingir o público em sua totalidade.

 

Outros pontos essenciais para se pensar são se as mensagens serão refinadas, à medida que sua marca se tornar mainstream, ou ainda, se será necessário abrir mais ou novos canais. 

 

Desenvolver uma comunicação 360 é um equilíbrio entre mensagem e mídias, sendo preciso desenvolver uma mensagem abrangente que possa ser aperfeiçoada para o público de cada canal, cuidadosamente selecionado, lembrando da acessibilidade para o cliente.

 

Uma boa tática é fazer uma referência cruzada de suas análises para encontrar seus clientes, e depois espalhar sua mensagem através dos canais atribuídos para elaborar uma campanha 360 bem-sucedida e que traga resultados.

 

Uma campanha 360 de sucesso requer uma colocação ponderada para sua mensagem, refinada para atender ao público único de cada canal, mas, em última instância, conduzindo aquela mensagem diferenciada e que chama a atenção.

 

Assim, talvez uma estrutura melhor para pensar em como mudar o comportamento de um consumidor é começar com os comportamentos dele enquanto persona. 

 

Assim, pense em como sua marca pode apoiar e enriquecer os comportamentos e experiências específicas de sua audiência. 

 

Se seu público-alvo tem um perfil gráfico social, mais envolvido no compartilhamento de conteúdo do que na visualização passiva do conteúdo, uma possibilidade é construir uma estratégia de conteúdo diferente para cada um deles, de forma menos generalizada. 

Considerações finais

Ao compreender a coleção de comportamentos que seu público-alvo exibe, é possível construir estratégias de interação que dão vida ao seu uso mais tradicional de mídia online e offline, de uma forma muito mais relevante.

 

Unida à uma comunicação mais humanizada, os resultados obtidos por meio da aplicação no modelo 360 certamente serão positivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Diga-nos o que achou do post: