Qual a importância das sacolas ecológicas em relação ao meio ambiente?

Vivemos em uma época de mudanças dramáticas no meio ambiente. Diversas empresas, governos e famílias trabalham juntos para encontrar novas formas de consumo. Os objetivos são claros: menos poluição, menos danos aos espaços verdes e menos plástico. Por conta disso, é muito importante mudar hábitos.

Atualmente, o plástico vem sendo um dos grandes vilões atuais do meio ambiente. Somente no Brasil, há a produção de 11 toneladas de plástico por ano. O plástico despejado no mar já tem um país que pode chamar de seu. Segundo estudos, dentro dos oceanos se encontra um grande pedaço de lixo marinho, sendo do tamanho dos Estados Unidos.

O que fazer diante dessa realidade chocante? Segundo os Cursos Online grátis da área ambiental, a solução é mudar hábitos. Não usar canudos, copos e sacolas plásticas tornou-se uma prática comum em muitos lares. Mas como não usar o plástico na hora de gerenciar os afazeres do dia a dia? Como reduzir o descarte de resíduos não degradáveis? A solução é muito simples e eficiente: sacolas ecológicas.

A sustentabilidade é um tema quente em vários meios de comunicação nos dias de hoje. Portanto, há muitas razões para usar sacolas ecológicas, que ganharam enorme popularidade.

Devido à maior conscientização sobre as questões ambientais que estão ocorrendo em todo o mundo e a grande preocupação com o futuro do nosso planeta. As sacolas plásticas comumente encontradas em supermercados e outras indústrias foram substituídas por sacolas ecológicas ou recicláveis.

Em comparação com as sacolas plásticas, as sacolas ecológicas de TNT têm menos impacto no meio ambiente. Ao trocar nossas malas, podemos fazer nossa parte para proteger o meio ambiente.

12 motivos de importâncias de sacolas reutilizáveis 

  1.   As sacolas ambientais são geralmente feitas de 100% algodão e não contêm produtos químicos que possam prejudicar o meio ambiente. Além disso, elas possuem um bom acabamento e podem ser usadas ​​em diversas situações.
  2. Reduzir o impacto ambiental, o tempo que leva para um simples saco plástico se decompor vai mais de cem anos. A grande maioria das sacolas não é biodegradável, e muitas acabam no oceano, matando várias espécies. Estima-se que em 2050 haverá mais plástico no oceano do que peixes. O plástico também é uma das principais causas de esgotos entupidos, o que pode levar a inundações, propagação de doenças e vários problemas urbanos. Outro risco ambiental representado pelos plásticos são os microplásticos, pequenas partículas de materiais sintéticos que entram dentro da cadeia alimentar dos peixes e contaminam os seres humanos.
  3. As sacolas ecológicas geralmente são feitas de tecido, assim elas podem ser reutilizadas por anos se forem bem cuidadas, o que é seu principal benefício, pois as sacolas novas não precisam ser usadas o tempo todo.
  4. O marketing verde é uma estratégia que analisa os prós e contras de um produto, como é produzido e até mesmo a atitude geral de uma empresa em relação ao meio ambiente. Este é um método de marketing com apelos de proteção ambiental, mas para as empresas, não basta transmitir uma imagem de conscientização aos consumidores, é preciso ter uma verdadeira atitude de responsabilidade ambiental.
  5. Quando as sacolas plásticas queimam, elas produzem gases tóxicos que poluem a atmosfera, além de matar muitos animais marinhos que sufocam ou ficam presos nas sacolas.
  6.   As ecobags podem ser encontradas em alguns estabelecimentos comerciais, pois atualmente elas são muito populares. Alguns supermercados até oferecem descontos para clientes que usam ecobags.
  7.   Segundo os Cursos Online com Certificado da área da sustentabilidade, as sacolas plásticas geralmente levam mais de 100 anos para se decompor porque são feitas de polietileno. Além disso, devido ao grande número de sacolas dentro do meio ambiente, as sacolas plásticas tornam-se um grande problema em bueiros em dias de chuva, contribuindo para inundações horríveis.
  8.   As sacolas ecológicas personalizadas são projetadas para substituir os poluentes em sacolas plásticas. Dessa forma, se você oferecer o uso de sacolas reutilizáveis personalizadas como presente em sua empresa, passará uma imagem positiva de que sua empresa se preocupa com o meio ambiente ao mesmo tempo em que é uma plataforma de marketing criativa, prática e inteligente.
  9.   As sacolas ecológicas, geralmente feitas de tecido, podem ser reutilizadas por anos se forem bem cuidadas, o que é seu principal benefício, pois as sacolas novas não precisam ser usadas o tempo todo.
  10. Um saco reutilizável pode ser usado por até cinco anos porque não é fácil de estragar e pode ser reutilizado muitas vezes. Além disso, o material da sacola reutilizável é diferente do da sacola plástica e é de fácil decomposição. Assim, em média, apenas uma sacola reutilizável pode substituir cinco mil sacolas plásticas em cinco anos.
  11. Se não houver sacolas ecológicas à venda em sua cidade, você pode encontrá-las comprando online. A Ecoplus vem sendo uma empresa especializada em produtos ecológicos, com o objetivo de agregar várias marcas de publicidade a ferramentas práticas como bolsas de forma sustentável. Essa é uma ótima opção se você quiser comprar sacolas ecológicas para a sua marca.
  12. Os eco-bags ajudam a reduzir o lixo no meio ambiente, cerca de 100 milhões de toneladas de lixo estão flutuando no Oceano Pacífico, 90% dos quais são lixo plástico.

Conclusão:

Além dos motivos para usar as ecobags, elas também suportam mais peso do que as sacolas comuns e são mais volumosas, agilizando as compras no supermercado, pois podem ser abertas rapidamente e ocupam um grande espaço com muita coisa.

Um simples gesto tende a mudar uma sociedade inteira. Rejeitar sacolas plásticas e escolher sacolas ecológicas é o primeiro passo para realmente mudar o mundo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.



Diga-nos o que achou do post: