CRM

Qual a função do CRM?

A evolução do marketing fez muitas coisas mudarem nesse mercado que ao longo do tempo ganha cada vez mais dinamismo. No mercado atual uma das questões mais relevantes é o controle de informações em tempo real, para isso existe o CRM.

Os dados são considerados um dos ativos mais valiosos do mundo em que vivemos hoje, controlar, tratar, organizar e segmentar essas informações pode ser o ponto de virada para estrategistas tomarem decisões com assertividade e segurança. 

Dentro do marketing, em especial do marketing digital, a gestão de dados é decisiva para o andamento de uma campanha com foco no aumento de vendas. 

O CRM é um tipo de plataforma que atua com a automatização desse sistema e a unificação de dados. 

Dentro dessa lógica, é importante entender o relacionamento com o cliente como a principal necessidade, seja para uma grande empresa ou um negócio de aluguel de caçamba basculante. Para isso, algumas medidas precisam ser tomadas com base em dados. 

O pior erro de uma estratégia de marketing é encontrar soluções para problemas que não existem ou que não interferem de forma direta no processo de decisão de compra desse consumidor. 

Para não cometer esse erro é preciso conhecer o seu público. O CRM é responsável por centralizar e avaliar informações sobre o cliente. Assim a empresa pode delimitar perfis mais aprofundados com base nas informações do seu público e fundamentar decisões.

Essa base de informações também vem para resolver uma questão importante para empresas de todos os tamanhos, a otimização da produtividade das vendas, seja você um pequeno empreendedor ou uma empresa que pode contar com um setor inteiro para isso. 

A eficiência da gestão desse setor permite que todo o processo produtivo escale para uma melhor eficiência, assim favorecendo um atendimento mais dinâmico, personalizado e humanizado de toda a base de clientes alcançada.

O que é CRM?

Para compreender o que é o CRM é preciso separar duas coisas e entender os funcionamentos de forma separada. 

CRM pode ser entendido como uma modalidade de estratégia de gestão e também como o software ou aplicação que gera esse controle. 

As diretrizes que orientam a estratégia, a gestão e o planejamento  parte do conceito de CRM que por sua vez pode ser gerido com aplicações para essa finalidade. O software é o portal para a coleta e o armazenamento de dados e seu tratamento mais eficiente. 

São vários os fatores que aumentam ou diminuem a demanda de um mercado por determinado produto, uma empresa de bloco de pedido personalizado sofre uma série de variações ao longo do dia então é preciso compreender os padrões de consumo. 

O CRM realiza a gestão do relacionamento da empresa com o cliente, compreendendo a demanda e garantindo o fluxo de informações entre setores de marketing e vendas para otimizar ambos os resultados. 

Antes da implementação de qualquer estratégia é preciso ter um controle adequado das bases desse planejamento. 

Boa parte dessas decisões partem do entendimento dos hábitos de consumo e outras informações do seu público. 

A internet fez com que os hábitos mudassem de forma muito mais constante o dinamismo seja fundado em plataformas que seja possível coletar dados para rastrear esses comportamentos. 

O crescimento da implementação de estratégias de CRM e o aumento da popularização desses softwares chegam acompanhados de um cenário novo. Antes da internet oferecer um produto de qualidade já era suficiente para garantir o sucesso. 

Agora uma empresa de backdrops precisa garantir mais clareza na gestão dos seus valores, colher feedbacks positivos e negativos, proporcionar uma boa experiência, oferecer uma proposta de valor para se destacar como uma referência do mercado. 

Qual a função do CRM?

As ferramentas de CRM habilitam diferentes impactos no dia a dia das vendas de uma empresa de monitoramento de frota. 

Os Softwares e as aplicações adaptadas a essa estratégia atuam em diversas funções. 

Rastrear dados, captar informações dos clientes de forma ativa, realizar a higienização de dados e a gestão de todos os dados de forma inteligente. Outro benefício é garantir a comunicação entre equipes diferentes, todas essas funções geram resultados práticos. 

O CRM e suas aplicações podem atuar no decorrer de processos como: 

  • Captar os dados utilizados para contato com inteligência;
  • Realizar o acompanhamento dos clientes em potencial; 
  • Rastrear o andamento do funil de vendas; 
  • Identificar o reconhecimento da origem das vendas; 
  • Basear os insights da gestão da empresa; 
  • Automatizar processos de comunicação; 
  • Vincular as plataformas de marketing e vendas; 
  • Gerar relatórios  de performance. 

Com esses benefícios é possível estar presente com uma gestão ativa em todos os processos de uma empresa que vende adesivos personalizados para motos. O CRM se constitui como mais do que um simples banco de dados comerciais. 

O principal funcionamento do CRM é na área de acompanhamento das interações com o cliente e sua principal vantagem é que com essa plataforma o acompanhamento ocorre de forma integral e automatizada.

O CRM realiza a captura de dados para cadastrar o cliente, como email e telefone. A partir disso a empresa pode planejar ações de marketing para aproximar o cliente com a marca. Esse processo é importante antes, durante e depois das vendas. 

Um conceito muito abordado no Marketing Digital é o funil de vendas, nele com a ajuda de uma plataforma de CRM é possível identificar o estágio em que um lead, ou seja, um cliente potencial está e qual a melhor estratégia para fazer ele avançar no processo de compra. 

O CRM também facilita o trabalho da equipe de marketing através dos recursos de automatização. 

Com eles é possível configurar mensagens automáticas e envios de email em massa. Com menos trabalhos mecânicos, o foco pode ser na criação e em novas ideias. 

Quais as vantagens do CRM?

O CRM é uma das ferramentas mais importantes e que mais crescem em número de novos adeptos na área do marketing digital. 

Isso porque em época de um marketing extremamente dinâmico, ter ferramentas para alcançar e manter a conexão com o público é essencial. 

É a partir do CRM que as empresas de serviço terceirizado monitoram toda a base de visitantes e clientes em suas respectivas jornadas de compra. 

O objetivo é reunir essas informações e agir com estratégias para vender mais e fidelizar um público. 

O foco do CRM está nos clientes ativos e em manter essas demandas acesas no público com propostas de valor sendo entregues com mais eficiência e aumentando a capilaridade da abrangência de contato da marca.

O CRM resolve a principal questão do marketing desde a sua origem, antes mesmo de se pensar na existência do marketing digital, o rastreio de dores do público e a partir disso as decisões dos gestores da empresa podem agir com mais assertividade. 

Isso faz com que com o uso correto da ferramenta e da estratégia seja possível que a comunicação além de ser constante, ela ofereça uma boa experiência para o cliente, com uma proposta de valor útil e um contato personalizado. 

Pensando no caso de uma clínica especializada em colocação de diu, nem sempre o público está decidido a comprar logo no primeiro contato. 

Em especial quando é uma grande compra ou que afeta uma questão sensível para o comprador. 

O CRM facilita que a empresa compreenda o tempo de maturação da decisão de compra de um público e agir ativamente no sentido de ajudar no convencimento e oferecer o ultimato de venda no momento certo, aumentando de forma consistente a taxa de conversão. 

Uma vantagem do CRM também é um meio muito eficiente para avaliar os caminhos da jornada de consumo do público. Com essa ferramenta em mãos e um planejamento baseado em CRM é possível verificar quais meios trazem mais ou menos resultados.

Considerações finais

Sendo dessa forma, o CRM se apresenta como uma solução completa para todo o processo de gestão de uma base de clientes estruturada em um funil de vendas. 

Essa ferramenta permite que uma empresa de limpeza de condomínios automatize uma série de ações. 

A partir da captação de uma visita em sua base, seja a rede social, a loja física ou o site, as aplicações de CRM atuam na conversão de vendas, na retenção do público e na fidelização do cliente com o serviço ou produto oferecido. 

A utilização de um CRM eficiente é a chave para que qualquer empresa maximize seus resultados de vendas em conjunto com a satisfação e a experiência do cliente. A partir de uma base de dados sólida, os gestores podem tomar decisões com mais segurança. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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