PROCURE UM TRABALHO. EMPREGO QUALQUER UM CONSEGUE

Se você está se formando, formou recentemente ou está procurando novas oportunidades no mercado, eu recomendo que ao invés de procurar por um emprego, você procure por um trabalho. Emprego já está no passado, trabalho é o presente e o futuro que virá.

Emprego é aquele negócio chato, do final do século XIX e início do século XX, onde a pessoa trabalhava das oito da manhã, com parada de duas horas para o almoço no início da tarde e saída às dezoito horas. Tempo em que se entrava em uma empresa quando jovem e só saía depois de trabalhar trinta e cinco anos, aposentado. Hoje em dia quem busca emprego está jogando fora muitas oportunidades de crescimento profissional, vivemos a era do conhecimento e o emprego não dá mais aquela segurança de antes, tudo muda rapidamente e a economia sofre com os altos e baixos, deixando o emprego em uma delicada posição.

Se o emprego está menos estável, porque perder seu tempo buscando um? Fazer um serviço que não lhe preenche a vida, gastar toda sua energia por apenas um salário no final do mês, por melhor que ele seja, já não é mais tão interessante diante de tantas possibilidades que a vida profissional abre nesse momento. Há muito mais por aí no mercado de trabalho do que apenas trabalhar para pagar as contas e esperar a aposentadoria candidamente, desperdiçando vitalidade. O mundo está dinâmico e as empresas precisam entender isso e oferecer mais do que apenas emprego e salário no final do mês.

Um trabalho quer dizer que você vai poder desenvolver suas potencialidades, realizar algo com início, meio e fim e ficar com os resultados para você, eles deixam de pertencer à empresa e passam a ser seus. Projeto e execução, tudo conduzido por você e, claro, supervisionado por alguém, mas com total liberdade de ação para você, quem não quer isso? E tem empresas procurando pessoas que tenham espírito empreendedor, curiosidade e capacidade não só de criação, mas também de execução de projetos, gente que não aceita a passividade das metas criadas lá em cima e impostas lá embaixo. Gente que prefere uma hierarquia menos vertical e mais horizontal, onde todos trabalham juntos, decidem juntos e realizam juntos, equipes multifuncionais, em que um membro com determinada habilidade complementa o trabalho de outro com habilidade distinta a fim de chegarem juntos à meta estipulada em comum acordo e não imposta por pessoas que nem sabem quem faz o quê dentro da empresa.

Se você quer crescer profissionalmente, antes de tudo, procure não apenas se formar, isso qualquer um consegue colando, comprando trabalhos e tocando o curso de qualquer jeito. Aprenda de verdade, busque cursos complementares e de extensão, algumas faculdades oferecem esse tipo de curso, se não for o caso da sua procure fora, leia muito, torne-se realmente um profissional expert naquilo que você escolheu para sua vida. Dessa forma fica mais fácil você procurar por um trabalho, pois quem faz essa escolha tem um vasto conhecimento prévio e está disposto a expandir esse conhecimento mais ainda, assim como passar para frente o que sabe, proporcionando um ambiente de trabalho melhor e mais produtivo.

O emprego, da forma como era deixa o funcionário fragilizado, você acaba entrando em uma empresa que para quem está de fora te trata como “colaborador” e dentro te trata como empregado mesmo, sem respeito e apenas cobrando que seu serviço seja feito como foi ensinado, sem a menor possibilidade de você incrementar alguma mudança, pagando seu salário como se fosse um grande favor que te faz, quando na verdade cumprem as obrigações determinadas por leis, acordos entre sindicatos e decretos de sei lá quantos anos atrás, pois não fosse isso seu salário seria uma mixaria ainda menor.

Empresas que contratam o seu trabalho, o seu conhecimento, sabem que precisam de você e que seu passe é valioso, pois o seu trabalho faz com que a empresa cresça, por isso mantém uma relação mais justa com você, pois sabe que há oportunidades abertas e que qualquer deslize te perdem para uma outra empresa que te oferece condições melhores de trabalho e desafios mais atrativos. Quem busca trabalho quer isso, desafio, sabe que dinheiro é consequência de um trabalho bem feito e não o fim do trabalho, e entrega o seu melhor quando sentem que o trabalho a fazer está ligado ao seu propósito de vida, se desligando da empresa quando esse não mais lhe der prazer.

Talvez não seja ruim poder pagar as contas com o fruto do serviço maçante e sem sentido que o emprego oferece, mas só isso já não preenche a vida de quem está em busca de um trabalho, para esses pagar as contas é importante também, mas desde que o dinheiro tenha sido ganho com propósito e alegria, tudo fica melhor assim. Passar a vida inteira andando na corda bamba de um emprego qualquer ou fazer um concurso e passar a vida sendo funcionário nível 1, depois de dois anos passar para o nível 2 e assim por diante, além de mudar de nível não alterar o serviço e só o salário, tudo isso para depois de alguns anos poder desfrutar de uma aposentadoria e perceber que poderia ter feito muito mais se tivesse ido em busca de um trabalho.

Somos, desde crianças ainda nem alfabetizadas, doutrinados por nossa família a querer ser alguma coisa que apenas dê dinheiro, sempre perguntam o que queremos ser e se respondemos gari, causa espanto, pois porque, se a criança ainda nem na escola está? Pressionam para que escolham ser médico, engenheiro, advogado, coisas que na visão antiquada dão dinheiro, como se só o dinheiro valesse alguma coisa e a felicidade e realização da pessoa não contassem, então o jovem chega em casa e diz que se matriculou no curso de História e ouve que o professor não é valorizado, que ganha pouco e blá,blá,blá. Eu conheço professores que tem uma vida bem confortável, talvez porque não apenas resolveram dar aulas, mas resolveram se realizar dando aulas e trabalham para isso.

Procure primeiro pelo que te move nessa vida aprenda tudo o que puder e nunca deixe de buscar mais conhecimento, depois procure por um trabalho que te preencha a vida, que te faça feliz executando o que você sabe. Deixe para se preocupar com dinheiro só quando as duas primeiras fases estiverem feitas, eu garanto que procurando por um trabalho legal você não vai se preocupar com dinheiro, pois ele será consequência de sua entrega, seja qual trabalho for em qualquer profissão escolhida.



Formado em Letras e pós-graduado em Marketing, membro convidado da Academia de Letras da Manchester Mineira. Com formação em Coaching, atua como treinador de vendedores e Palestrante Motivacional. Poeta, contista, cronista e articulista. Três vezes finalista do prêmio Top Blog, na categoria Política e colaborador no jornal Tribuna de Minas. Participação no projeto "Poesia na Escola" como autor de destaque na edição de 2022, você pode baixar o e-book do projeto acessando o link: https://online.fliphtml5.com/dozlr/ajdc/ Autor de dois livros "Conselhos Diários. Você Não Tem Limites!" e "Você Pode Mudar!", onde fala sobre aspectos de carreira e liderança. Você pode comprar no site: https://bio.uiclap.com/celsociampi

Diga-nos o que achou do post: