PRIORIZE SUA VIDA

Não fique se preocupando com o que os outros pensam sobre o que você está fazendo, na verdade isso só te atrapalha a seguir seu caminho, essa preocupação em demasia demonstra um certo traço de insegurança e isso pode ser resultado da falta de autoestima e foco em sua vida.

Quando você fica muito interessado em saber o que os outros pensam sobre você ou sobre suas decisões pessoais, sua vida acaba saindo de suas mãos e vão direto para as mãos de quem palpita nela, você passa a ser guiado ao invés de guiar-se. Imagine que você está começando a realizar um sonho antigo, ao qual está dedicando todo seu conhecimento e energia e decide nesse momento sair perguntando, sem nenhum filtro, o que as pessoas próximas acham de sua decisão. Pode ter certeza de que a maioria vai te chamar de doido, principalmente se, por essa decisão, você tiver largado tudo o que construiu. Você vai ouvir que muita gente deu errado e o clássico dos clássicos: o “eu conheço um cara que fez a mesma coisa e não deu certo, ele ficou mal demais depois e voltou ao que fazia antes…”, nesse momento todo mundo conhece alguém que fracassou, que está em dificuldades e muito mais. E isso, se você não estiver firme na decisão vai te afetar negativamente, com toda certeza.

Se quer saber da opinião de alguém, então procure por quem fez, ou está realizando, a mesma coisa que você, principalmente quem deu certo no negócio, esse sim vai poder te ajudar bastante e te mostrar o melhor caminho, pois já passou por ele e sabe o que pode ajudar quem vem depois. Essa pessoa, que já está caminhando, não vai te desanimar, ela vai te informar sobre os desafios a serem enfrentados e que nada é fácil. Tome cuidado com aqueles que já fizeram e começam a conversa assim: “não faz isso não, é muito difícil, você vai se estressar nesse negócio a coisa é complicada demais…”, esse, na verdade tem medo de ter mais um concorrente, pode saber que ele faz a mesma coisa desde que começou e não sabe como reagir aos novos entrantes no negócio. Procure sempre quem não tem medo de orientar, quem está sempre inovando e saiba que nada é fácil, e, frase clichê, que “se fosse fácil todo mundo conseguia”.

Em primeiro lugar você tem que ter um bom objetivo a ser conquistado, depois um bom planejamento para atingir esse objetivo e, por fim, saber executar com exatidão esse plano, entendendo os momentos pelos quais ele vai passar, tais como o momento de acelerar, de frear, de dar um passo adiante e até, caso seja preciso, retroceder um pouco como forma de se resguardar. Todo plano deve ter como ser alterado no meio de sua execução, pois podem ocorrer mudanças legislativas no período, mudanças na economia, mudanças de hábitos dos clientes e o plano deve ser aberto a isso, caso contrário pode ser o caminho mais rápido do fracasso. É preciso ter visão do que acontece no mercado à sua volta.

Toda vez que você pergunta, quer uma resposta, mas cuidado também para não perguntar somente a quem diz o que você quer ouvir, esses são os famosos puxa-sacos, pessoas que não acrescentam nada em nossa vida e até atrapalham. É muito egoísmo você cair nessa de ouvir apenas o que espera ouvir, não entre nessa, pois precisamos ouvir aquilo que nos enriquece, uma lição, que pode vir na forma de um grande puxão de orelhas, é isso que nos deixa espertos e empurra para frente, os puxa-sacos acabam por nos fazer mais vaidosos e vaidade é afundar o pé na jaca e se atolar até o ponto de não conseguir mais sair e ficar lá perdido.

Busque menos a opinião de muitas pessoas, filtre bem o que você ouve e escute aquilo que for mais importante. Eu já falei aqui em outro artigo, mas sempre gosto de reforçar isso, então vamos lá: ouvir é ato natural do ouvido, você ouve todos os sons à sua volta, pessoas falando, cachorro latindo, carros andando, avião voando e os sons gerais da cidade, mas o ato de escutar é voluntário seu, é ouvir com atenção, deixar que as palavras entrem em sua mente, fazer o registro dessas palavras e usar o ensinamento adquirido para sua própria evolução. Então, cuidado e passe a diferenciar os dois, ouvir: ato natural do ouvido, escutar: ato de atenção, registro do que ouve, aprendizado e crescimento. Enquanto estiver ouvindo tudo ou escutando tudo, sem distinção alguma, pode crer que sua vida vai estagnar, isso se não retroceder, tenha um bom filtro para o que vem de fora e saiba se aproveitar o melhor disso tudo.

Sua vida vale mais do que qualquer opinião que você possa ouvir, afinal, ninguém sabe melhor do que você sobre ela, não se fie no que os outros pensam e nem fique querendo agradar a todo mundo, porque quem faz isso, acaba não agradando a ninguém, perde sua identidade e se move conforme o movimento desejado pelos outros. Tenha sua opinião, mesmo que isso possa te fazer perder algumas pessoas, lembre-se que se as perde pelo que pensa é porque nunca foram realmente suas amigas ou parceiras, estavam interessadas no que você tem e pode oferecer. O cuidado com isso é muito importante, numa dessas você se desfaz de alguém muito querido, somente porque ele foi verdadeiro com você, é o que acontece quando damos preferência ao que dizem as pessoas que apenas falam o que queremos ouvir, por algum interesse escondido. A pessoa que diz o que você precisa ouvir é logo massacrada, como alguém que não quer te ver realizada ou como invejosa, cuide disso.

No mais, sua vida, seus desejos, seus objetivos e metas devem estar à frente de tudo o que se passa, só você sabe onde quer chegar, só você sabe o que te deixa feliz, portanto seja guiado por suas convicções, aceite algumas disposições contrárias, pois alguns contrapontos são até bons para ponderarmos e elimine aquelas opiniões que não te fazem melhor, pois devemos sempre procurar crescer, e nada melhor para crescer do que o debate saudável de ideias e os bons conselhos, que devem ser bem absorvidos.



Formado em Letras e pós-graduado em Marketing, membro convidado da Academia de Letras da Manchester Mineira. Com formação em Coaching, atua como treinador de vendedores e Palestrante Motivacional. Poeta, contista, cronista e articulista. Três vezes finalista do prêmio Top Blog, na categoria Política e colaborador no jornal Tribuna de Minas. Participação no projeto "Poesia na Escola" como autor de destaque na edição de 2022, você pode baixar o e-book do projeto acessando o link: https://online.fliphtml5.com/dozlr/ajdc/ Autor de dois livros "Conselhos Diários. Você Não Tem Limites!" e "Você Pode Mudar!", onde fala sobre aspectos de carreira e liderança. Você pode comprar no site: https://bio.uiclap.com/celsociampi

Diga-nos o que achou do post: