Principais raças de cachorros para crianças pequenas

Os cachorros, como já é de conhecimento de muitos, é considerado o grande amigo do homem. Eles são os responsáveis por proporcionar diversos momentos de alegria e harmonia dentro das casas de muitas famílias. 

 

Além de criarem laços de sentimentos, sendo tratados realmente como filhos, os cãezinhos são característicos por serem bastante companheiros. 

 

Entretanto, no momento de adotar ou comprar um cachorro, é essencial que o indivíduo saiba com qual raça de cachorro está lidando e que tenha conhecimento acerca das características do cão.

No caso de famílias que possuem crianças como integrantes, o cuidado precisa ser redobrado na hora de escolher o animalzinho, e é fundamental optarem por aqueles que são mais indicados ao convívio com crianças pequenas. 

 

A seguir, falaremos um pouco sobre os cães de pequeno e grande porte, os cuidados essenciais para cada porte e quais são os mais indicados para conviver com crianças pequenas. 

Além disso, se você, leitor, quer se informar um pouco mais sobre o mundo canino, acesse o blog Petvi e confira as informações necessárias de como lidar com o seu pet. 

Raças de pequeno porte 

Sendo mais indicadas para quem mora em apartamento ou em casas pequenas e não possuem espaço, as raças de pequeno porte são muito conhecidas por seu companheirismo. Além do mais, pensando no financeiro, um cão de pequeno porte pode ser mais econômico do que um cão de porte grande, por exemplo. 

 

Outra característica positiva das raças de pequeno porte, são que, por não ocuparem tanto espaço, podem ser grandes companheiras em viagens e momentos especiais, já que, podem ser facilmente levadas na cabine de um avião, por exemplo. 

 

Outra característica benéfica do pet de pequeno porte é que sua expectativa de vida é maior. Ainda não existe uma explicação concreta sobre isso, mas os especialistas na área associam essa expectativa de vida maior por esses cães não serem tão propensos a contração de doenças. 

 

Vale ressaltar ainda que, muitos cuidados precisam ser tomados, já que muitas raças são consideradas frágeis. 

  • Evitar dar trancos com a coleira e evitar propor para o cachorro atividades que não correspondem com seu porte físico são fundamentais.  
  • Preste atenção na época do ano, assim como nós, os cachorros também sentem frio, portanto o uso de roupas e mantes torna-se essencial;
  • Leve seu animal para passear, ele precisa se exercitar, ademais, manter o cachorro somente dentro de casa pode trazer alguns prejuízos a saúde do animal, como depressão, por exemplo.

 

Das raças de cachorros de porte pequeno e que são bem conhecidas, podemos destacar algumas, como, por exemplo: poodle, shihtzu, maltês, yorkshire, pequinês, beagle, fox paulistinha, pug, chihuahua, pinscher e muitos outros.

Raças de grande porte 

Apesar do tamanho avantajado e de muitas vezes aparentarem serem agressivos, os cães de grande porte, assim como os de pequeno, também proporcionam momentos de felicidade e alegria em muitas casas de família. 

 

Enquanto alguns apresentam comportamentos mais atrapalhados e são mais brincalhões, outros acabam por passar uma imagem de imposição de respeito, podendo gerar medo em muitas pessoas. 

 

Porém, vale lembrar que o comportamento dos animais pode ser alternativo, e um cachorro que aparenta ser calmo, pode ser mais bravo do que um cachorro, que de fato, é bravo. Ou seja, a aparência e o porte do cachorro nem sempre vão determinar se ele é bravo ou não. 

 

Entretanto, fique atento ao adestramento de cachorros e em quais circunstâncias vale a pena. Segundo um estudo divulgado pelo site do G1, nem todo cachorro pode ser adestrado para alguma função, como, por exemplo, cão de guarda.

 

Outro ponto que merece destaque também, é que assim como a gente, os cachorros também necessitam de cuidados básicos, como, por exemplo, banho. 

Para tornar mais fácil essa função, é interessante que o dono deixe o cachorro se sentir confortável, proporcionando brincadeiras, assim será mais fácil. 

 

Dentre as raças de cachorros de grande porte, podemos destacar algumas que são bem conhecidas: labrador, pastor alemão, golden retriever, border collie, boxer, collie, dálmata, rottweiler, fila brasileiro, dogue brasileiro, dogue alemão, akita, bernese, são bernardo e muitos outras.

As raças mais indicadas para o convívio com uma criança 

Como mencionado acima, é importante ter o cuidado redobrado no momento de escolher um cão, se na sua casa possui criança. 

Aqui, separamos algumas raças mais indicadas para tal convívio. Confira:

  • Beagle;
  • Poodle;
  • Pug;
  • Golden Retriever;
  • Labrador;
  • Yorkshire;
  • Vira Lata;
  • Shihtzu;
  • Buldogue Francês;
  • Bernese;
  • São Bernardo.

 

As raças acima, além de serem de animais encantadores, são responsáveis por inúmeros benefícios desenvolvidos em uma criança, já que estimulará a curiosidade, diminuirá as chances de contração de alguma doença, auxiliará no desenvolvimento do senso de responsabilidade e facilitará o convívio, estimulando o senso de empatia. 

Além disso, não se esqueça de levar em consideração o espaço que você tem para oferecer ao animalzinho, para saber qual porte de animal você poderá adquirir.



Diga-nos o que achou do post: