Presidente santista do Podemos Jovem repudia fala de deputado sobre mulheres ucranianas

O presidente santista do Podemos Jovem, Kauan Alexandre, assinou hoje uma nota em nome da juventude do partido, onde afirma repudiar as declarações do Deputado Estadual Arthur do Val (PODE) e revoga o apoio, antes declarado ao parlamentar.

Em meio à guerra na Ucrânia, o deputado arrecadou, junto com o Movimento Brasil Livre (MBL), R$ 180 mil reais, se dirigiu à zona de guerra e entregou as doações, bem como fabricou coquetéis molotov, de acordo com compartilhamentos nas redes de outros integrantes do MBL.

A atitude seria nobre, se o deputado não declarasse em seguida que mulheres ucranianas “são fáceis, porque são pobres”, fazer críticas às mulheres do estado de SP e proferir diversos comentários que, para os internautas, foram extremamente machistas e desrespeitosos.

Diversas lideranças do Podemos se posicionaram contra a fala do deputado youtuber, como a presidente do partido, Renata Abreu, o presidenciável Sérgio Moro, lideranças do Podemos mulher e do Podemos Jovem.

De acordo com publicações de lideranças do partido, o deputado corre o risco de ser expulso do partido, e dentro da ALESP (Assembléia Legislativa de São Paulo), o clima está instável e parlamentares afirmam estar preparando pedidos de cassação contra o deputado.

Na nota, o presidente do Podemos Jovem santista Kauan Alexandre (PODE), afirma:

O Podemos Jovem de Santos repudia veementemente a fala do nosso deputado estadual e pré candidato a governador Arthur do Val sobre as mulheres ucranianas.

Não compactuamos com a fala do deputado, que não só fere a dignidade feminina, como surge e se aproveita de um contexto tão difícil e triste como a guerra que a Ucrânia tem enfrentado.

Todas as mulheres, independente da nacionalidade e da questão social e econômica, merecem respeito, e por esse motivo, após reunião, o Podemos Jovem de Santos decidiu apoiar o processo disciplinar do partido que pode acarretar em seu desligamento, e pedimos que medidas à altura sejam tomadas.

Nos solidarizamos com todas as mulheres que foram ofendidas pela fala lamentável do parlamentar.

Vale ressaltar que, ainda que o deputado esteja no partido, ele não fala pelo Podemos, e a fala dele não representa de forma alguma o posicionamento do partido.

Independente de eventos anteriores do Podemos Jovem de Santos, de posicionamentos anteriores a favor do deputado e de qualquer proximidade anterior, a partir do momento que tomamos ciência do fato, cortamos qualquer laço e deixamos de apoiar o parlamentar, que, por falta de decoro e por sua postura irresponsável e desrespeitosa, não nos representa mais.

A juventude está com as mulheres!

Santos, 05 de março de 2022.

– Kauan Alexandre
Presidente do Podemos Jovem

Dentro do partido, o deputado divide opiniões e comentários, entre apoiadores e críticos, e acende nas lideranças do partido um alerta.

Confira a seguir alguns trechos da  transcrição do áudio vazado do deputado, sobre mulheres ucranianas:

“Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”, diz o deputado.

“Só vou falar uma coisa para vocês: acabei de cruzar a fronteia a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro, nunca na minha vida vi nada parecido em termos de ‘mina’ bonita. A fila das refugiadas… Imagina uma fila sei lá, de 200 metros, só deusa. Sem noção, inacreditável, fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui”, afirma em outro trecho.

“Mano, estou mal. Passei agora, 4 barreiras alfandegarias, duas casinhas pra cada país. Eu contei, são 12 policiais deusas. Que você casa e faz tudo que ela quiser. Eu estou mal cara, não tenho nem palavras para expressar. Quatro dessas eram minas que você se ela cagar você limpa o c* dela com a língua. Inacreditável. Assim que essa guerra passar eu vou voltar para cá”, conclui o deputado.

Arthur do Val, também conhecido como Mamãe Falei, e diversos integrantes do Movimento Brasil Livre se filiaram ao Podemos em janeiro desse ano.



Diga-nos o que achou do post: