Praticidade e bom gosto são as pedidas para quem vai receber convidados neste final de ano

Chef Patrícia Lopes ensina três receitas fáceis, saudáveis e deliciosas que vão deixar ainda mais gostoso o momento de confraternizar com os amigos para celebrar 2018 e esperar por 2019

Dezembro está na porta e já tem muita gente planejando as tão esperadas festas de final de ano. Afinal de contas, é tempo de fazer um balanço de tudo o que aconteceu em 2018, organizar metas para 2019 e, principalmente, celebrar o amor, os amigos, a família. Mas em época de ‘vacas magras’, tem uma parcela optando por economia de tempo e dinheiro e para este público a solução ideal é reunir os convidados em casa, oferecendo um menu especial, rápido e prático, que vai deixar a ocasião ainda mais gostosa.

Para o anfitrião que quer montar um cardápio criativo e bem planejado, além de fugir dos clichês do período, a badalada Chef Patrícia Lopes – expert quando o assunto é comida boa e saudável -, elaborou três receitas que caem bem em qualquer encontro. “Organizar uma confraternização em casa é um momento especial. Único! E por que não oferecer uma refeição de encher os olhos, além de saudável e gostosa, sem precisar ficar horas no fogão? Quem busca praticidade, o nome é um: Cook it, uma linha que conta com potes com ingredientes secos para se fazer receitas divinas. Tenho certeza que você vai surpreender seus convidados.”, destaca.

 #Dican°1:

Que tal abrir a noite com um Crostini de Pão de Cerveja, com Hummus de Lentilha, Shitake e Brotos? Fácil e delicioso e vai bem em qualquer paladar:

Ingredientes:

1 vidro de Mix de Lentilha com Shitake Cook it

1 garrafa de Beer Bread Original Cook it

1 garrafa 330ml cerveja IPA

2 dentes de alho

100ml de azeite

1 limão siciliano

Brotos de salada (rúcula, beterraba, alfafa, feijão, brócolis, etc)

1 colher de sopa de Flor de sal

Pimenta do reino moída na hora

Modo de preparo:

Passo 1 – Preparo do Beer Bread® – Emuma tigela despeje o conteúdo da garrafa de Beer Bread e acrescente 350ml da sua cerveja favorita. Misture até que todo o mix esteja umedecido e aerado, mas sem sovar. Coloque em uma forma para bolo inglês ou pão de forma e asse em forno pré-aquecido a 180° e por 45 minutos ou até que a superfície esteja dourada. Deixe esfriar completamente sobre uma grade antes de fatiar

Passo 2 – Preparo do Hummus de Lentilha – Em uma panela com capacidade de 2 litros despeje o conteúdo do vidro de Mix de Lentilha e Shitake Cook it® e acrescente 4 medidas do vidro de água. Leve ao fogo alto e assim que ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos.Separe 2 xícaras do seu Mix de Grãos já pronto e coloque no liquidificador, juntamente com os dentes de alho, o azeite e o suco do limão. Bata até obter uma pasta homogênea. Transfira o hummus para um recipiente e finalize com as raspas de limão.

Passo 3 – Montagem – Fatie o pão de cerveja Beer Bread® já frio e dê uma leve tostada nas fatias. Cubra com o hummus de lentilha e coloque as folhas de brotos. Salpique flor de sal e pimenta do reino moída na hora.

#Dican°2:

A estrela do cardápio é o Arancini de Risoto de Açafrão da Terra recheado de Mozzarella

Ingredientes:

1 vidro de Risoto de Açafrão da Terra Cook it

100gr de manteiga

100 ml de vinho branco

100gr queijo parmesão ralado

300gr de mozzarella cortada em cubinhos

500gr de farinha de rosca para empanar

1 litro de óleo vegetal, girassol

Modo de preparo:

Em uma panela aqueça 1 colher de manteiga. Despeje o conteúdo do vidro e refogue por 1 minuto em fogo alto.Acrescente o vinho branco e deixe ferver. Coloque 3 medidas do vidro de água (aprox 1 litro), misture, abaixe o fogo e cozinhe por 18 minutos ou até que o arroz esteja “al dente”. Finalize com 1 colher de manteiga e queijo parmesão a gosto. Deixe esfriar.

Assim que o risoto estiver frio (pode ser feito na véspera) pegue 1 colher de sopa de risoto e faça bolinhas. Com o dedão, pressione a bolinha para fazer uma cavidade. Recheie com um cubinho de mozzarella e feche, enrolando novamente a bolinha.Passe pela farinha de rosca e frite em óleo quente – muito cuidado! – até dourar. Manter aquecido para servir. Fica delicioso se servido com molho de tomate picante (arrabiata).

#Dican°3:

E para continuar a noite que tal um Gnocchi de Polenta com Molho de Tomates frescos e prosciutto?

Ingredientes:

2 vidros de Polenta com Ervas de Provence Cook it

200gr de manteiga

2kg de tomate italiano, sem pele

100ml de azeite de oliva

5 dentes de alho picado

1 maço de manjericão fresco

200gr de prosciuttocrudo em fatias finas (opcional para vegetarianos)

200gr de parmesão em lascas

 Modo de preparo:

Em uma panela com capacidade para 2 litros despeje o conteúdo do vidro de Polenta Cook it®. Acrescente 3 medidas do vidro de água e misture bem até dissolver a polenta. Leve para ferver em fogo alto e assim que ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos. Acrescente a manteiga e misture até derreter. Reserve para amornar.

Para preparar o molho, aqueça o azeite em uma panela, refogue o alho ligeiramente sem dourar e acrescente os tomates picados grosseiramente e o manjericão. Reserve algumas folhas para finalização do prato. Deixe ferver.

Para preparar o gnocci coloque a polenta, já morna, em um saco de confeiteiro e vá fazendo “gnocco” ou bolinhas diretamente no refratário. Cubra com o molho, e acrescente as fatias de prosciutto e as lascas de parmesão. Leve ao forno para finalizar e gratinar. Antes de servir coloque algumas folhas de manjericão fresco.

 Informações adicionais:

Cook it®: Fundada pela chef e empreendedora Patricia Lopes conta com uma linha completa de produtos semi-prontos, que vão dos potes diretamente para a panela e se transformam em preparações elaboradas, como risotos, pães, polentas, cookies, brownies, saladas, sopas e panquecas, entre outros. Os produtos são ideais para quem valoriza a boa gastronomia e gosta de cozinhar, mas não tem muito tempo. E soluciona a dificuldade habitual de se combinar sabores e preparar uma refeição gostosa e incrementada, de forma prática e rápida, com ingredientes (ou melhor, com o pote) que se tem em casa.

Fonte: Key Press Comunicação



Diga-nos o que achou do post: