Palmeiras: 24 vezes campeão paulista com introdução de inteligência artificial para escolha do craque do jogo

Autor: Mestre em Desenvolvimento de Tecnologia e Engenheiro Eletricista Frank Toshioka

03/04/2022 às 21h35

CAMPANHA ANTES DAS PARTIDAS FINAIS

Na primeira fase, os comandados de Abel Ferreira obtiveram a melhor campanha com 30 pontos em 12 jogos.

Nas quartas de final, em 23/03/22, venceu o Ituano por 2 a 0.  Com gols de Raphael Veiga aos 3 minutos e Rony aos 55 minutos.

Na semifinal, em 26/03/22, venceu o Bragantino por 2 a 1. Com gols de Murilo aos 2 minutos, Léo Realpe empatando para o Bragantino aos 18 minutos e Rony decretando a vitória aos 40 minutos.

PRIMEIRA PARTIDA DA FINAL

Na primeira partida das partidas finais do Campeonato Paulista de 2022, o São Paulo derrotou em casa, no Morumbi, o Palmeiras por 3 a 1. Diante de 60.383 torcedores. Neste jogo, destaque para o argentino Calleri com dois gols mais um tento de Pablo Maia. Raphael Veiga descontou no final do jogo.

No primeiro jogo da final, em meio a polêmicas de arbitragem, a equipe fez uma partida apática e muito abaixo do esperado. O desempenho se espelhou na contagem final, onde saiu com a desvantagem por 3 a 1. No segundo jogo da final, uma atuação espetacular. O Palmeiras dominou completamente o São Paulo e venceu no Allianz Parque por 4 a 0. O jogo foi marcado pela marcação do pênalti duvidoso que gerou o primeiro gol do São Paulo. O técnico Rogério Ceni conseguiu neutralizar o Verdão com solidez defensiva e sendo letal ofensivamente no segundo tempo. Ao final da noite de quarta-feira dia 30/03/2022, o Tricolor saía com grande vantagem de dois gols para a partida de volta.

São Paulo comemorando gol. Foto: Pablo Pinto

O ANIVERSARIANTE DO DIA: A LENDA PALMEIRENSE ADEMIR DA GUIA COMPLETA 80 ANOS

No domingo de 03/04/2022, o aniversariante do dia Ademir da Guia, nascido em 03/04/194, levou a cobiçada taça do Campeonato Paulista até o meio do gramado do Estádio Allianz Parque, antes da final entre Palmeiras e São Paulo. No Morumbi, o homenageado havia sido Zetti. Um dos seus maiores ídolos da história do Verdão completou 80 anos neste mesmo dia e os mais de 30 mil torcedores aplaudiram o excepcional ex-jogador, que fez parte das duas ‘academias ‘de futebol do Palmeiras.

Ademir da Guia, ídolo histórico do Alviverde, marcou presença no gramado para fazer a entrega da taça de campeão. WILIAN OLIVEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO – 03/04/2022

 

Ademir da Guia levando troféu da grande final. Imagens de 1001 TUTORIAIS via You Tube

SEGUNDA PARTIDA DA FINAL

Apesar do cenário totalmente adverso, o Palmeiras não mediu forças, contagiados pela torcida que empurrou o time e partiu para cima desde o primeiro minuto. Até mesmo o mais otimista dos palmeirenses já achava difícil a diferença de gols que levava aos pênaltis, principalmente que o Verdão teria que partir para cima e corria o risco de tomar gols de contra-ataques.

Allianz Parque. Imagens de 1001 TUTORIAIS via You Tube

 

Palmeiras perfilado antes do jogo contra o São Paulo — Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

Danilo abriu o placar aos 22 minutos do primeiro tempo.

Danilo marcando de cabeça o primeiro gol do Verdão. Imagens TNT Sports

O Verdão abriu o placar cedo, com Danilo, que aproveitou desvio após escanteio e mandou para o fundo das redes. Edu Garcia/R7

Zé Rafael fez 2 a 0 aos 28 minutos do 1º tempo. Com este placar, no agregado de 3×3, a partida iria para os pênaltis. Segundo a inteligência artificial, justamente Zé Rafael e Danilo foram os dois melhores jogadores do primeiro tempo.

Zé Rafael marcando o segundo gol do Palmeiras. Imagens TNT Sports

 

Poucos minutos depois, foi a vez de Zé Rafael marcar para o Palmeiras. Depois de jogada na ponta direita, a bola sobrou para o camisa 8 que limpou para direita, e chutou rasteirinha no canto direito de Jandrei. DANIEL CARVALHO/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO – 03/04/2022

O Palmeiras entrou forte no segundo tempo. Raphael Veiga fez o terceiro gol aos 2 minutos do segundo tempo.

Raphael Veiga marcando o terceiro gol do Palmeiras. Imagens TNT Sports

 

Veiga, sempre ele, deixou o seu gol logo no início da segunda etapa. Dudu fez bela jogada pela ponta e serviu o companheiro que se jogou na bola e completou para as redes. Edu Garcia/R7

O mesmo Raphael Veiga sacramentou com o quarto gol aos 36 minutos do segundo tempo. Segundo a inteligência artificial, Raphael Veiga, foi considerado o melhor jogador da partida.

Raphael Veiga marcando o quarto gol do Palmeiras. Imagens TNT Sports

 

Ainda deu tempo de transformar a vitória em goleada. Veiga, ele de novo, fez o quarto gol e sacramentou o placar final da decisão: 4 a 0. ETTORE CHIEREGUINI/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO – 03/04/2022

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Inteligência artificial (por vezes mencionada pela sigla em português IA ou pela sigla em inglês AI – artificial intelligence) é a inteligência similar à humana exibida por sistemas de software, além de também ser um campo de estudo acadêmico. Nos dois confrontos entre Palmeiras e São Paulo, a escolha do Craque do Jogo aconteceu por meio da tecnologia de inteligência artificial.

A inteligência artificial calculou uma nota para os jogadores com base em diversos dados estatísticos. Essas estatísticas são divididas em alguns critérios de avaliação específicos, que correspondem a diferentes aspectos qualitativos do desempenho de cada jogador: Ataque, Defesa, Finalização, Passe, Posse e Goleiro. Também são considerados nos cálculos o time vencedor, time perdedor, pênalti perdido, pênalti defendido e cartões amarelos e vermelhos.

Todos esses critérios e massas de dados fazem parte do cálculo final da nota e tem um peso diferente de acordo com a posição do jogador na partida. Por exemplo: “Finalização” é mais importante para um atacante do que para um zagueiro, assim como “Passe” é mais importante para os meias. O critério “Goleiro” não afeta a nota dos jogadores de linha.

A Stats Perform foi fundada em 1981 por John Dewan. Ela é uma sportech líder em dados e tecnologia de Inteligência Artificial, que através de uma parceria intermediada pela LiveMode, adquiriu a exclusividade na distribuição dos dados das competições da FPF para as casas de apostas no mundo todo, e agora vai contribuir para mais uma grande inovação na competição. Seu sistema SportVU usa uma matriz de câmeras e software de processamento de imagem para fornecer em tempo real dados sobre posicionamento dos jogadores e da bola, bem como a análise estatística destes dados.

Exemplo de Stats Perform, 2022. https://www.nativewaves.com/

Inteligência Artificial x Comentaristas Esportivos

A inteligência artificial apontou Raphael Veiga como o melhor em campo.

Em vários canais esportivos, os comentaristas apontavam Dudu e Danilo os melhores em campo.

Eu particularmente vou com os comentaristas esportivos, na minha humilde opinião, Danilo foi o melhor taticamente e coletivamente em campo.

Acredito particularmente que ainda falta a expertise das análises humanas, que somente os comentaristas esportivos e fãs do esporte têm! Também faltam as análises da contribuição coletiva, assim como a disciplina tática do jogador. É claro que a inteligência artificial tem avançado cada vez mais nas mais várias áreas.

TÉCNICO ABEL FERREIRA: CONQUISTADOR DE TÍTULOS

O técnico Abel Ferreira com contrato renovado, pronto para o futuro, tornou-se o primeiro técnico na história do clube a colecionar um título estadual, um nacional e um internacional. Ele é também o primeiro técnico estrangeiro a conquistar um estadual no Palmeiras desde 1950.

Abel Ferreira. Foto: Cesar Greco/Palmeiras

24º TÍTULO DE CAMPEÃO PAULISTA DO VERDÃO

Com uma trajetória sólida em todas as etapas da competição, o Palmeiras fecha sua participação com 11 vitórias, três empates e uma derrota, além de 22 gols marcados e sete sofridos e mais uma taça em sua brilhante trajetória com títulos atrás de títulos sob o comando de Abel Ferreira.

Equipe perfilada com suas medalhas. Imagens Premiere Sports.

 

O Palmeiras é o grande campeão do Paulistão 2022! Com direito a goleada de 4 a 0 sobre o São Paulo, o time comandado por Abel Ferreira levantou mais um troféu na temporada. Edu Garcia/R7

 

Esse é o segundo título do Palmeiras na temporada e o quinto de Abel Ferreira como técnico do Verdão. Edu Garcia/R7



Frank Toshioka é Mestre em Desenv. de Tecnologia, Engenheiro Eletricista e Cientista de Dados - Especialista em Medições SMF, ADMS, SCADA, Hemera CAS, Copel, SCDE CCEE, SAMUST ONS. Gerente de Projetos de P&D - temas Blockchain, GD e Eletromobilidade. Frank Toshioka é Mestre (Stricto Sensu) em Desenvolvimento em Tecnologia pelo Lactec (2017) - Dissertação: Previsão de preço semanal de energia elétrica com dados com limites de saturação através de redes neurais artificiais e Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Também é Escritor com 3 livros já publicados. Atualmente é Engenheiro Eletricista da Copel Distribuição, tendo experiência nas seguintes áreas: 1) Mercado e Comercialização Copel Distribuição (01/06/2014 até a presente data) a) Gestão de migração de consumidores do Ambiente de Contratação Regulado (ACR) para o Ambiente de Contratação Livre (ACL) e Apuração da carga Copel Distribuição (base CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) b) Gestão do processo MUST - Montante de Uso do Sistema de Transmissão junto ao ON; c) Representante da Copel Distribuição de vários processos da CCEE (Ajustes de medições de fronteira, modelagens, Topologia da carga da Copel Distribuição, Medição Física e Contábil). d) Automações de sistemas envolvendo Gestão de Ajustes de Medições e 2) Gerente de Projetos P&D ANEEL nos temas de Inteligência Artificial na Previsão de Preços de Energia, Gestão de Energia pelo lado da demanda na Mobilidade Elétrica e Marketplace Descentralizado para Comercialização de Energia Elétrica baseado em Blockchain.3) Manutenção dos Sistemas da Copel Distribuição: a) 01/06/2012 a 31/10/2013 - Manutenção de Redes de Distribuição Gerenciamento de manutenção preditiva, preventiva e corretiva de redes de distribuição aérea convencional e compacta; b) 01/11/2013 a 31/05/2014 - Supervisão de inspeção preventiva e preditiva de redes de distribuição aérea: Acompanhar o desempenho dos índices de controle e continuidade (DEC/FEC) da manutenção do sistema de distribuição da macrorregião de Maringá; 4) Projetos, Fiscalização de Obras da Copel Distribuição (12/08/11 a 31/05/2012) - Elaboração de Projetos de rede aérea convencional e compacta; Fiscalização de Projetos de rede aérea e subterrânea, obras de saídas de Subestações e obras de Subestações Móveis; Participação de grupos de trabalho envolvendo redes subterrâneas. 5) Outras atividades: Mentor de Modelo de Negócios junto a Startups; Conselheiro Suplente do Crea-PR - Câmara de Engenharia Elétrica desde 2019. Livros já publicados: em 10/06/19 - A produção do conhecimento na engenharia elétrica, da Atena Editora - Capítulo Sistema gestor de ajustes de medições de fronteira Copel Distribuição.

Diga-nos o que achou do post: