PALAVRA DE FÉ

PALAVRA DE FÉ

É desejar-se com um certo otimismo, estar absolutamente errado, em dizer que por vezes, as ditaduras, autoritarismos, democracias, entre outros, são espécies de governos que por geral, nascem dentro da rede familiar e parental, e vão vingar os teus frutos na sociedade. É preciso um otimismo divino para acreditar que o Brasil vai para frente com os cavaleiros do apocalipse no poder. Esse ano choveu pouco, e o calor só tende a aumentar, e se não for um apocalipse o que o país está passando, então, que a liga da justiça venha nos salvar. Quatro mosqueteiros, quatro cavaleiros.

Agora algo que não tem nada a ver com o Brasil, nem se preocupe. Na idade medieval, o pensamento que mandava era o pensamento cristão. Mandava mesmo, não tinha, mas nem, porém. Quem ousasse ir contra o pensamento cristão, era simplesmente, dependendo da sorte, era guilhotinado em praça pública, ou queimado vivo, ou torturado até reconhecer a existência de um salvador. Assim, surge a teologia com base filosófica. Na tentativa de “excluir” a filosofia da história, em busca de fazer a todos cristãos. Por que excluir a filosofia? Porque era chato ter alguém questionando sobre tudo e sobre a existência de um Ser superior.

Desse modo, como a filosofia tinha a ideia de ter como princípio a dúvida e o pleno uso da razão para buscar as respostas que ela mesma se tinha, então surge os teólogos, que para não serem queimados na fogueira, desenvolveram a teologia, como a busca dos ensinamentos de Deus mediante a razão e fé.

Existe um país em algum lugar do universo que, já tem uns sendo intimados por pensarem por si mesmos, ou melhor, ter uma opinião própria, e essa opinião é discordante da que o rei carrega em mente. E nesse pais também existe um desencontro entre fé e razão, como sempre.

Em suma, ter fé sem ter razão, torna as coisas mais suspeitas do que ter fé e razão juntas, e até mesmo o ato de ter só razão. Toda fé que vai contra as outras sem razão alguma, é passível de investigação. Não há fé melhor e nem pior, pois nem todos gostam de cuscuz, porém, é possível que exista uma fé comum a todos, pois se não houvesse, a humanidade era inexistente. Toda palavra pode ser um ato de fé, mas não é todas as palavras que pertencem a uma única fé, pois não há uma única fé, visto que não temos poder sobre as palavras, mas são as palavrasque tem poder sobre o homem.

(06/04/2021- Icaro Silva)



Diga-nos o que achou do post: