O TEMPO PERDIDO NÃO É RECUPERADO

O tempo segue seu percurso no relógio sem parar e nem voltar atrás, ele tem toda uma lógica da natureza em seu imperceptível movimento e surpreende quem o deixa passar sem preocupação nenhuma.

Quem acredita que consegue recuperar o tempo perdido percebe que está errado quando, ao não conseguir entregar rotineiramente seus trabalhos no prazo certo, verifica que todos eles juntos se tornaram uma bola de neve gigantesca e destruidora em cima de sua mesa. Tudo isso porque um dia resolveu atrasar um trabalho para se dedicar a outras coisas menos importantes, na ilusão de recuperar esse tempo perdido depois. Não é brincadeira, o tempo perdido é isso mesmo, perdido e não tem mais jeito.

Você não consegue administrar o tempo, ele é fixo e não há como mexer nele, é um erro alguém dizer que administra o tempo. O que é possível administrar dentro do tempo disponível que temos são as tarefas a serem realizadas, dando prioridade ao que é importante e tem prazo de entrega definido. Você coloca tudo o que tem para fazer dentro do seu tempo de trabalho, organizando suas atividades de forma que possa dar conta de tudo em seu dia de trabalho. Ao não se organizar vai ter que trabalhar fora do horário e levar serviço para casa, prejudicando suas relações familiares, pois vai roubar seu tempo com eles.

Portanto, seja racional ao utilizar seu tempo e para de correr de lá para cá, sem tempo para nada e acumulando serviço atrasado em sua mesa. Perde-se tempo toda vez que você não realiza uma tarefa no momento em que ela deveria ter sido feita, porque se distraiu com coisas menos importantes, porém mais prazerosas, como ficar voando na internet em busca de diversão ou de saber da vida dos outros. Aqui eu te digo para cuidar de sua vida e esquecer da vida dos outros. Quem deixa as tarefas importantes de lado é porque acha que pode dar conta de tudo em cima da hora, poderia até ser possível, mas muitas coisas acontecem entre um momento e outro, problemas podem surgir do nada e te enrolar, tarefas entregues fora do prazo podem ter voltado para correção e daí começa o estresse e a correria para dar conta do recado. A correria vira uma rotina desesperadora em sua vida e pode causar doenças graves, ninguém funciona bem sob pressão, apesar de muita gente achar que sim, que é melhor em momentos tensos, mas funcionamos melhor na calmaria, quando podemos pensar e decidir com calma.

É um erro a ideia de que tem como recuperar o tempo perdido, porque não tem, ele é fixo, todo dia tem vinte e quatro horas e dentro desse período determinado pelo relógio e o movimento de rotação da terra, você tem que dormir, trabalhar, cuidar de sua casa, se divertir e estudar. E quando tudo enrola na sua vida você percebe que o tempo voa, principalmente quando estamos distraídos, e não volta atrás para ser recuperado, você percebe que tempo não é dinheiro, que dá para poupar e usar quando houver necessidade, ou que se perde hoje mil reais, amanhã ganha outros mil, repõe o cofrinho e vida que segue. As coisas que deveriam ser feitas hoje, se não forem feitas, vão se bater com as coisas de amanhã e assim por diante, crescendo e te pressionando até você explodir, daí fica ruim para você, pois a explosão é na forma de um problema de saúde, seja pressão alta, úlcera ou um infarte.

Para evitar de perder a saúde por conta da irresponsabilidade com suas obrigações, você deve começar a se organizar melhor. Relacionar em uma agenda suas tarefas importantes de todo dia, tarefas menos importantes e as que não tem importância alguma. Antes de fazer essa relação na agenda, faça uma lista em uma folha de papel de todas as coisas que você faz durante o seu dia, não deixe nada de fora, anote até a sua parada para o café com o tempo que você leva nessa pausa. Já nessas anotações você vai começar a perceber que muita coisa não te faz progredir no trabalho, só servem para fazer você perder seu tempo, se você marcar o tempo de cada tarefa feita, inclusive dessas coisas que te roubam tempo, somar tudo isso em um dia e multiplicar por cinco, vai saber quanto tempo, que poderia estar sendo melhor utilizado, você perde por semana, só para sofrer mais um pouco esse resultado da semana multiplique por quatro e assim você vai saber quanto tempo perde em um mês com coisas aleatórias, sem nexo com seu trabalho. Só para te torturar mais um pouquinho, agora pegue o resultado do mês e multiplique por onze, pois em um ano você tem um mês de férias, se tiver conseguindo tirar toda ela, certamente o tempo perdido com distrações vai ser equivalente a mais de um mês de trabalho simplesmente jogado fora. Dias que poderiam ter sido importantes para conseguir uma promoção ou aproveitar uma oportunidade de trabalho mais desafiadora e com melhor remuneração.

Depois de tantas contas não é preciso se desesperar, mesmo que saiba que não vai mais recuperar o tempo que se perdeu. Mas tenho uma boa notícia para você, se organizando daqui para a frente você não vai mais perder o seu tempo, nem um minutinho sequer e ainda vai ter bônus, pois vai sobrar muito tempo para você voar, fazer aquele curso que tanto deseja, ler um bom livro, fazer exercícios físicos e ter mais qualidade de vida.

Lembra que te pedi para anotar todas as suas tarefas uns parágrafos atrás? Agora chegou a hora de classificar essas tarefas direitinho. Marque as que são mais importantes com caneta verde, as menos importantes com caneta azul e as sem nenhuma importância com caneta vermelha. Dentre as tarefas classificadas como importantes, organize-as de forma que aquelas importantíssimas fiquem na frente, depois, as importantes, dentre as tarefas classificadas como menos importantes certamente tem aquelas que você pode delegar a alguém, então não perca mais tempo com elas! E dentre as coisas sem importância nenhuma, se tiver coragem, nunca mais as faça, pelo menos no horário de trabalho. Assim você começa a se organizar e com o tempo e muita disciplina, para de brigar com o seu tempo.

Perder tempo faz com que você perca também muitas oportunidades, pois seu foco vai estar em apagar incêndios, sua desorganização e falta de métodos de trabalho, vão lhe fechar muitas portas e quando você acordar para isso pode ser tarde demais, portanto, entre em ação agora e comece a mudar seu modo de trabalho.

Priorize as tarefas importantes, elas são as mais chatas, isso é verdade, mas são elas que vão te abrir muitas portas e te colocar frente a frente com outras oportunidades, sem você estar organizado elas vão fugir do seu alcance.



Formado em Letras e pós-graduado em Marketing, membro convidado da Academia de Letras da Manchester Mineira. Com formação em Coaching, atua como treinador de vendedores e Palestrante Motivacional. Poeta, contista, cronista e articulista. Três vezes finalista do prêmio Top Blog, na categoria Política e colaborador no jornal Tribuna de Minas. Participação no projeto "Poesia na Escola" como autor de destaque na edição de 2022, você pode baixar o e-book do projeto acessando o link: https://online.fliphtml5.com/dozlr/ajdc/ Autor de dois livros "Conselhos Diários. Você Não Tem Limites!" e "Você Pode Mudar!", onde fala sobre aspectos de carreira e liderança. Você pode comprar no site: https://bio.uiclap.com/celsociampi

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