O TALENTO PRECISA SER DESENVOLVIDO

Venho escrevendo uma série de artigos que falam sobre acrescentar conhecimento em sua vida sempre, isso é muito importante e se você não leu nenhum deles volte e leia pelo menos os últimos três. E para fechar essa série nesse artigo eu vou falar um pouco do talento, que muitas pessoas nunca encontram, outras nem procuram saber se tem algum, claro que tem, e outras sabem que o tem e acreditam que isso apenas basta para serem os “melhores”, não basta, pois o talento tem que ser aprimorado a todo momento.

Quando você tem um talento, sabe que o tem e não o desenvolve e nem o usa para seu benefício, esse talento não lhe serve para nada, é como ter um carro e andar apenas de ônibus. O talento, para ser verdadeiramente útil na sua vida, precisa ser aprimorado, utilizado e estar em evidência o tempo todo em sua vida profissional, é complicado esconder o que está dentro de você, então deixa ele explodir e contribua para que ele cresça e apareça muito mais e te beneficie com tudo de bom que ele traz.

Algumas pessoas acreditam que devem apenas se fiar no talento para realizarem seu trabalho, isso pode até dar certo por um tempo, mas depois a falta de aprimoramento, de adição de novas técnicas e desenvolvimento de habilidade ele será apenas uma característica pouco notada. Pois gente verdadeiramente talentosa, que gosta de mostrar seu talento, está sempre aprimorando, buscando fazer cada vez melhor o que já fazem bem e isso se consegue estudando, buscando mais conhecimento e não ficando parado. Se você depender apenas do talento que tem pode se tornar mais um na multidão, pois você pode se deparar com pessoas sem o talento natural, mas que se esforçou para desenvolver as técnicas necessárias e essa pessoa pode ter um desempenho profissional melhor que o seu, somente porque ela se dedica mais, está mais atenta às novidades e esse esforço extra é recompensado com maior visibilidade.

Talento pode ser desenvolvido, basta que a pessoa tenha muita disciplina e força de vontade, ela consegue melhorar muito suas habilidades e adquirir as que não tem. Já o talento inato, quando pouco trabalhado, vai se perdendo. Uma habilidade adquirida, precisa ser constantemente desenvolvida, fazendo isso uma pessoa pode ter tanta excelência no seu trabalho que quem já tem um talento inato e que não o desenvolve. Alguns especialistas acreditam que não existe o talento inato, as pessoas vão adquirindo as habilidades no decorrer da vida e podem desenvolvê-las ou não, outros já acreditam que talentos são inatos e que quando desenvolvidos são potencializados, tornando a pessoa que já era boa em determinada área, um excelente profissional. Fora essas controvérsias e imaginando que você tenha um talento que está latente dentro de você e sua vida ou suas prioridades pessoais e profissionais não lhe permitem que você o mostre, saiba que de vez em quando ele vai se mostrar à sua frente, vez ou outra você vai se ver fazendo algo que o remeta a ele, é normal, deixa a gente com aquela pulga atrás da orelha, então deixamos de lado, acreditando que aquilo não é para nós porque temos que ganhar dinheiro e tal coisa não dá dinheiro, tudo é o dinheiro. Mas saiba que um talento bem desenvolvido pode dar muito dinheiro, basta que você invista tempo e dedique-se àquilo.

Muitas vezes vivemos para atender às expectativas dos nossos pais, de amigos, dos colegas de trabalho e nessa onda esquecemos de parar e pensar se é aquilo mesmo que queremos lá no fundo, muitos dos que pararam para pensar nisso resolveram investir no que realmente lhes faz feliz, passaram por momentos difíceis e venceram, hoje são felizes e bem remunerados pelo que fazem bem. Outros deixam para se realizarem depois da aposentadoria, passam a vida inteira se “preparando” para isso e muitas vezes não conseguem e boa parte das pessoas, talvez até a maior parte, simplesmente deixam para lá e vão tocar sua vida conforme os ditames dos outros, sentem uma inquietação que até entendem seu significado, mas mantêm-se firmes naquilo que os outros desenharam para sua vida. São escolhas que podem fazer toda a diferença, pois muitas vezes nosso talento de verdade não tem nada a ver com o que fazemos, podemos até acreditar ser o contrário, mas infelizmente não é.

Quem acredita no talento que tem e apenas deixa ele fluir, em algum momento vai sentir falta do aprimoramento, aquele algo mais que pode melhorar o desempenho,  imagine um ator que não estuda para desenvolver seu talento e sua técnica, que não se prepara para fazer um personagem e que se agarra apenas em seu talento para realizar seu trabalho, ele pode executar muito bem o seu papel, mas ao não se preparar para fazer seus personagens vai soar falso quando estiver atuando e seu desempenho não vai ser dos melhores, pois faltarão detalhes importantes em sua atuação. Já quem se prepara, faz o chamado laboratório do personagem, mesmo que não tenha tanto talento assim, consegue desempenhar bem o papel a ele atribuído. Enfim, talento ajuda, mas precisa ser trabalhado o tempo todo, precisa ser usado a seu favor para lhe trazer benefícios, alegria e resultados satisfatórios no trabalho.

Fazer apenas uso do seu talento, sem acrescentar nada de novo, vai te fazer um profissional dentro da média, como qualquer outro que desenvolveu essa habilidade e faz o trabalho desejável, ou seja, dentro do esperado no contrato, não entrega aquele algo mais que só quem se desenvolve tem condições de entregar. Existem aquelas pessoas que além de serem talentosas, se gabam disso o tempo todo acreditando que não há ninguém melhor no mercado, mas estão muito enganados, pois os talentos são distribuídos aleatoriamente por aí e podem existir pessoas tão ou mais talentosas fazendo o mesmo trabalho e que, ainda por cima estão constantemente desenvolvendo seus talentos, o que coloca o outro em uma posição inferior.

Se encontrou seu talento nessa vida, parabéns, se você trabalha com algo que tem a ver com ele, parabéns outra vez, se você ainda por cima corre atrás de se desenvolver, mais outros parabéns, isso mostra que você entende perfeitamente que um profissional que não se desenvolve acaba por ficar com as migalhas da profissão. Então se você tem um talento e não está nem aí para desenvolvê-lo, eu recomendo repensar tudo o que você está fazendo e ter humildade de entender que talento sem desenvolvimento não serve para muita coisa, ou só serve para te colocar no meio do bolo como um ingrediente qualquer.



Formado em Letras e pós-graduado em Marketing, com formação em Coaching, atua como treinador de vendedores e Palestrante Motivacional, três vezes finalista do prêmio Top Blog, na categoria Política, colaborador no jornal Tribuna de Minas e colunista da revista Statto. Autor de dois livros "Conselhos Diários. Você Não Tem Limites" e "Você Pode Mudar!", onde fala sobre aspectos de carreira e liderança, que você pode conferir no site: https://bio.uiclap.com/celsociampi

Diga-nos o que achou do post: