O que significa modelo Freemium? – Definição e aplicação na prática!

O que significa modelo Freemium? Qual a melhor agência de marketing digital Curitiba? São as maiores empresas do mundo que ganham dinheiro com esse modelo de negócios e são essenciais para o aumento de lucro e visibilidade dos negócios.

E se for usar essa técnica, certamente é interessante aprofundar e descobrir o que é o modelo de negócio freemium e como funciona. Portanto, recomendamos que nos acompanhe até o final dessa leitura, para finalmente saber o que significa modelo Freemium. Vamos lá, leia conosco!

O que significa modelo Freemium?

Afinal, o que significa modelo Freemium? O modelo de negócios Freemium é baseado no fornecimento de duas ou mais variantes do mesmo produto ou serviço para escolher. A primeira variante, a básica e mais difundida, é totalmente gratuita e dá grande valor às pessoas, que não são obrigadas a comprar nada.

No entanto, se alguém quiser ainda mais valor, terá a opção de pagar e comprar uma versão superior deste produto. Se você pensar bem, é isso que todas as plataformas ou softwares disponíveis online agora fazem, eles oferecem várias opções para você escolher, incluindo uma gratuita. Poderíamos dizer, de fato, que a versão básica funciona como um produto meio “paquerador”.

Redes sociais

Se você pensar bem, é isso que redes sociais como o Facebook fazem, e o Facebook é atualmente uma das maiores e mais poderosas empresas do mundo. Nenhum de nós paga para se inscrever ou usar o Facebook ou Instagram, na verdade, pagamos com nossos dados e wifi, mas poderíamos falar sobre isso por horas.

Então, como o Facebook é o gigante que é? O que significa modelo Freemium? Obviamente, com a publicidade que ele vende para as empresas. Mas, as empresas não são obrigadas a comprar publicidade, podem utilizar estas plataformas de forma totalmente gratuita, tal como fazemos todos os dias.

No entanto, se eles querem alcançar mais pessoas, eles têm que pagar. A grande vantagem desse modelo é que os usuários dessas plataformas as utilizam gratuitamente e isso tem garantido seu uso generalizado. Esta é também a razão pela qual as empresas investem nas redes sociais, porque elas são generalizadas e você pode encontrar as pessoas certas.

Outros exemplos sobre o que significa modelo Freemium

Mas não para por aí, existem muitos outros exemplos de uso do modelo Freemium, um exemplo que todos têm em mente é o Spotify. O Spotify é provavelmente o aplicativo de streaming de música mais usado no mundo.

Ele pode ser baixado e usado gratuitamente, mas o preço a pagar está no uso. Na verdade, com o aplicativo gratuito você pode ouvir todas as músicas de modo ilimitado, no entanto, você não pode escolher qual música tocar.

Você tem que selecionar um artista e iniciar a “reprodução aleatória”, esperando pousar na música desejada. E, claro, você tem que ouvir publicidade, outra forma de o Spotify ganhar dinheiro. Se você não quiser ouvir publicidade e decidir livremente qual música tocar, precisará assinar um plano Premium, e claro, pagar uma taxa.

Vamos pensar em aplicativos para smartphones e tablets. As lojas estão cheias de aplicativos gratuitos que podemos baixar e usar e depois integrá-los com a versão premium, desbloqueando funções adicionais.

Vantagens de um modelo de negócios freemium

Já sabemos o que significa modelo Freemium, mas e quais são as suas vantagens? Este modelo tem muitas vantagens, em primeiro lugar, o mais banal, para o usuário final o serviço é gratuito. As pessoas podem usar o produto ou serviço gratuitamente, elas não têm obrigação de comprar nada se não quiserem. Isso permite que você tenha muitos usuários não pagantes, que no entanto geram:

  • Movimento;
  • Lucros de publicidade;
  • Aquisição de dados.

Além disso, o modelo Freemium resolve um dos maiores problemas de marketing e negócios. Imagine o cenário em que uma marca lança um novo produto inovador, o melhor do mundo em sua categoria. Qual é o problema? O problema é que ele deve comunicá-lo, senão ninguém jamais saberá, ele deve realmente fazê-lo parecer como o melhor do mundo.

Esse é o trabalho do marketing, mas por melhor que seja o marketing de uma marca, um mínimo de dúvida sempre permanecerá na pessoa, simplesmente porque, em 90% dos casos, não temos como ver um produto ou serviço funcionando. No modelo Freemium, por outro lado, sim e essa é a sua maior vantagem.

Podemos começar a usar um produto ou serviço gratuitamente e testar suas capacidades, ver se é o que realmente estamos procurando e, se corresponder às características desejadas e estivermos satisfeitos, podemos atualizar, pagando por isso. É um exemplo clássico de estratégia, onde tanto o cliente quanto a marca saem ganhando.

Conclusões

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e tenha sido útil para entender o que é modelo Freemium e seus pontos fortes. Lembre-se de que se você quer entender e aproveitar o marketing digital pode aprender mais com vídeos disponíveis no YouTube, eles são essenciais para um melhor entendimento. Fique no nosso site e leia também os outros artigos disponíveis, até a próxima!



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