Os vazamentos de água do radiador podem acontecer por motivos distintos, como desgaste do equipamento ou até mesmo por ruptura do sistema em uma colisão. Sempre que a água vaza, é importante saber que o carro deve ser desligado, sob pena de danificar o motor de maneira grave.
Phelipe Campos, especialista da Unibras Auto, associação de proteção automotiva, fala da importância de nunca forçar os sistemas vitais do carro: “O sistema de arrefecimento é importante pois evita que o motor venha a superaquecer, o que provocaria a fundição das partes. Quando há uma colisão ou vazamento por qualquer motivo, a melhor decisão é procurar local seguro, desligar o carro e solicitar a sua assistência 24h, como temos na Unibras. Assim, você evita que o custo do conserto seja exponencialmente maior”, avalia o profissional.
Verificar o nível da água ajuda a identificar problemas silenciosos
A diminuição do nível no reservatório sem nenhum motivo aparente pode esconder problemas silenciosos, como, por exemplo, a queima da junta do cabeçote. Ao passo que esse tipo de problema evolui, começa a provocar mau funcionamento do motor, e surge a necessidade de retífica. Além disso, o superaquecimento pode acontecer de uma hora para outra, interrompendo a sua viagem. Nesses casos, o superaquecimento pode ser decisivo para a quebra do motor, principalmente se este já não apresentava as condições ideais.
Em casos de aparecimento de qualquer anomalia, o ideal é procurar uma oficina especializada e avaliar o caso. Em muitos casos, o reparo preventivo significa uma economia muito grande na manutenção. Promova a troca de mangueiras ressecadas e nunca coloque água da torneira no reservatório do sistema de arrefecimento. Sempre use água desmineralizada com fluido de radiador, que é vendido em postos de combustível e lojas de autopeças. Proteger o seu carro é, sem sombra de dúvidas, proteger o seu bolso!