UX Writing

O que é UX Writing e quais as vantagens da estratégia para os seus resultados?

O objetivo de estratégias, como as de UX Writing, é basicamente unir as técnicas de bons conteúdos, o marketing, a experiência do usuário, o design, entre muitas outras coisas.

Tudo isso é o sonho de quem deseja alcançar o sucesso online, seja para a sua imagem pessoal, ou de sua marca.

 

Até porque, a experiência de um usuário é o que mais impacta em sua atração, conversão e também fidelização na base da empresa, como uma fabricante de etiquetas adesivas kraft.

 

Para isso, é de extrema importância que a agilidade de navegação, escalabilidade do texto, e também as cores do design de uma página, sejam um grande ponto de atenção.

 

Quando essa estratégia de UX Writing é bem elaborada e bem feita, pode acabar se transformando em uma enorme vantagem competitiva para o negócio.

 

Considerando isso, o artigo a seguir apresentará o UX Writing, e explicará como a escrita impacta as pessoas, ou seja, seu público-alvo.

 

Por fim, apresentará também algumas das maiores vantagens para aquelas empresas que decidem usar esse tipo de estratégia, seja do segmento de construção campo society ou qualquer outro. Confira!

Entenda o que é UX Writing

A User Experience (Experiência do usuário), que é mais conhecida como a sigla UX, é a prática onde se estuda a maneira que as pessoas interagem com os serviços ou produtos de uma organização.

 

Já a UX Writing é, basicamente, a produção de conteúdos textuais que são especificamente voltados para melhorar consideravelmente a experiência do usuário.

 

Mas para isso acontecer, é preciso selecionar de forma estratégica os elementos que fazem integração em um texto. Isso é feito com o intuito de facilitar o máximo possível a jornada dos usuários e leitores.

 

E a vantagem é que esse tipo de prática pode se aplicar em qualquer texto que tenha sido criado para uma plataforma digital, seja ele grande ou pequeno.

 

Aliás no UX Writing existe o que aqui no Brasil é chamado de microtexto, ele tem a intenção de passar uma mensagem mais objetiva e de fácil entendimento aos usuários.

 

Deste modo, é possível estimulá-los muito mais ao engajamento e conduzi-los à conversão, que é algo tão prezado pelos sites criados para ajudar a recuperar cnh cassada.

 

Uma curiosidade é que o profissional que trabalha com esse tipo de estratégia é chamado de UX writer, esse profissional tem o foco em corrigir a escrita, a semântica e colocar palavras que façam mais sentido para a conversão da persona.

Como a escrita impacta as pessoas

Aplicar a estratégia de UX Writing é essencial para uma marca que deseja criar e fortalecer a sua voz, isso é chamado de brand voice.

 

Esse impacto pode ocorrer de muitas formas, e uma estratégia bem elaborada pode fazer toda a diferença na hora de construir essa imagem.

 

Além de ser essencial para desenvolver o relacionamento da marca de parede divisoria de madeira com todos os seus clientes. Esse impacto pode ocorrer de 5 maneiras, são elas:

 

  • Definição
  • Diferenciação
  • Escuta
  • Envolvimento
  • Evolução

 

É necessário conhecer todas as palavras para formar a personalidade de uma marca, produto ou serviço, por isso, essas palavras devem passar de forma clara e precisa o que o negócio deseja oferecer.

 

Isso significa que os termos que ajudam os usuários a lembrarem da empresa com mais facilidade devem ser usados o máximo possível.

 

Para fazer uma coisa totalmente original é necessário fazer uma análise profunda de como a concorrência se comunica e interage com as pessoas.

 

Isso pode ser uma forma muito interessante do negócio criar uma voz única e diferenciada para a sua marca de piso elevado de ardosia.

 

É fundamental para uma empresa tirar um tempo para entender como as pessoas se comunicam com ela, se é através de uma linguagem mais descolada ou mais formal.

 

Esse tipo de observação é crucial para a voz da marca, ela deve chamar atenção do público-alvo e melhorar a experiência do usuário.

 

Usar uma linguagem mais jovial para um segmento que visa valorizar a seriedade em uma mensagem não faz sentido. Assim como usar uma linguagem sóbria e séria com jovens que gostam de memes e coisas divertidas da atualidade também não faz.

 

O conteúdo deve induzir um envolvimento nas pessoas, caso isso não aconteça pode significar que a voz da marca não gera o impacto esperado.

 

Uma estratégia de conteúdo prévia leva em conta as palavras e as suas disposições em um software, como elas podem cativar o público. Mas a personalidade da empresa não deve ser ignorada para usar as estratégias de UX Writing, ela deve ser aproveitada para envolver cada vez mais o público.

 

Proporcionando um acesso muito mais rápido e prático, tanto para os produtos que a empresa oferece quanto para os serviços que ela disponibiliza.

 

Assim como para o mundo todo, mudar faz parte do mundo corporativo, e ela está cada vez maior e mais intensa com os avanços dos últimos anos.

 

Isso deve ser levado em conta quanto a voz da marca, por maior que seja o conteúdo apresentado, ele precisa ter a ver com a marca e com a sua voz, além do comportamento dos consumidores.

Maiores benefícios para quem usa essa estratégia

Depois de entender do que se trata uma estratégia de UX Writing chegou a hora de conhecer algumas das maiores vantagens de usá-la em seu negócio, são elas:

Fácil acompanhamento dos padrões dos usuários

É óbvio que a tecnologia a cada dia vem se transformando e melhorando mais rápido, e o mesmo ocorre com o comportamento das pessoas com a adoção de novos recursos.

 

As empresas têm a necessidade de perder as expectativas deles e entregar bons produtos digitais que os encantam e os deixem surpresos

 

E isso pode ser detectado de forma muito fácil, por meio da implementação de estratégias focadas em User Experience (Experiência do usuário).

Alinha vários times em torno de uma mesma visão

Fazer várias equipes terem a mesma visão sobre um produto é uma grande estratégia de UX. Isso faz com que elas se mantenham consistentes.

 

E essa consistência em todos os pontos é essencial para garantir que o usuário tenha sempre experiências agradáveis na empresa, como uma especializada em lavagem de estofados automotivos

Proporciona meios de medir resultados

Uma boa estratégia de UX também traz um outro benefício, que é a garantia de um plano para medir tanto os sucessos quanto os fracassos das campanhas.

 

Ou seja, com essa análise dos resultados é possível ter uma direção sobre o que está dando certo e o que está dando errado, permitindo que a empresa possa planejar uma nova estratégia.

Aumento do tráfego 

Focar em uma boa experiência do usuário com a ajuda da estratégia de UX ajuda, consideravelmente, o tráfego de um site. Uma vez que, um cliente que teve uma boa experiência retorna outras vezes.

 

Uma boa experiência para o usuário é um fator importantíssimo de ranqueamento, pois é capaz de aumentar a posição de um site nos buscadores.

Mais conversões

Uma boa experiência para o usuário também aumenta as chances dele ser convertido, considerando-se que um ambiente funcional ajuda o usuário a encontrar o que deseja de maneira mais rápida.

 

E se ele se sentir realizado com a ajuda sobre como se comportar em um auditório que o site lhe deu, as chances de sua conversão acontecer aumentam muito mais do que antes. 

Economia de recursos

Um bom design criado com a ajuda do UX é o resultado de uma extensa pesquisa sobre o usuário, sobre prototipagem, testes de usuário e de implementações.

 

Toda essa pesquisa ajuda na criação de seções mais específicas para o público e que evitem custos desnecessários com retrabalhos.

Considerações finais

Como vimos, a estratégia de UX Writing pode ser definida como tudo o que alguém escreve com a intenção ou propósito de melhorar ainda mais a experiência dos seus clientes.

 

Essa estratégia de UX Writing, com certeza, é um diferencial enorme e importante para as organizações conseguirem seguir melhorando ainda mais a sua relação com os seus clientes e possíveis clientes.

 

Nos dias de hoje, criar um aplicativo ou, até mesmo, um site que não tenha uma linguagem direcionada ao público que deseja atingir é algo impensável.

 

Conforme uma fábrica de casquinha de sorvete fornece mais facilidade para os clientes resolverem os seus problemas e conflitos que aparecem no dia a dia, maiores são as chances dela conseguir a fidelidade desses clientes, além do fortalecimento e da consolidação da sua marca como referência em seu ramo de atuação.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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