O que é transferência linguística e como pode ajudar você a falar novas línguas?

Já estamos cansados de saber que o domínio de línguas estrangeiras é algo essencial nos dias atuais. Quanto mais o indivíduo tiver domínio sobre outras línguas, além do português, maiores são as suas chances de se destacarem no mercado de trabalho e na vida.

 

Muitas empresas, por exemplo, na hora de contratarem um trabalhador, levam em consideração o domínio que ele possui acerca de línguas estrangeiras e isso pode significar um aumento de até 70% no salário, sendo considerado então, um pré-requisito básico para entrar no mercado de trabalho.

Motivos para aprender uma língua estrangeira 

Além de aumentar a possibilidade de inserção do indivíduo no mercado de trabalho, podemos destacar outros motivos para aprender e dominar uma língua nova.

Importante para cultura

Quanto mais o indivíduo se esforçar em aprender uma nova língua, mais valor ele agregará em seu repertório cultural. Podendo assim, não depender mais de dublagens e legendas na hora de assistir uma série ou um filme, por exemplo.

 

Além disso, no momento de escutar uma música em outro idioma, você passa a entender o que está sendo dito e não fica apenas curtindo a melodia. 

Conhecimento

Uma coisa que ninguém pode nos tirar e nós já estamos cansados de saber é o conhecimento. Logo, quanto mais uma pessoa se esforça em agregar conhecimento em sua vida, tanto profissional, quanto pessoal, logo ela já se destaca perante outros indivíduos.

 

Isso também possui relação com o estudo de outro idioma, visto que, a maneira que aprendemos uma língua nova, consequentemente estamos adquirindo mais conhecimento.

Realização de viagens

Nem todos os países que vamos visitar possuem domínio sobre a nossa língua portuguesa, logo, ter conhecimento acerca de outros idiomas facilita esse processo.

E essa facilidade pode ser vista à medida que a comunicação é algo fundamental durante uma viagem, para que o viajante consiga realizar passeios, pegar transporte público e até mesmo conhecer novas pessoas.

Para exercitar o cérebro

Quanto mais nós inovamos em conhecimento e buscamos aprender sobre novas coisas, mais o nosso cérebro trabalha. Ou seja, quanto mais empenho o indivíduo tiver em aprender uma língua nova e se esforçar para aprender, mais seu cérebro irá trabalhar.

Auxílio na saúde

Muitas pessoas, nos dias de hoje, ainda mais após o cenário delicado do ano de 2020, desenvolveram diferentes tipos de doenças, relacionadas, principalmente, à saúde. Doenças como depressão, crises de ansiedade passaram a ser comuns.

 

Muitos médicos, como forma de tratamento, além da utilização correta de medicamentos, recomendaram que seus pacientes ocupassem a cabeça de formas diferentes.

 

Uma dessas maneiras está no estudo. Quanto mais coisas tiver na cabeça do paciente, mais ele conseguirá lidar com as doenças e suas fases. Para isso, o estudo de uma nova língua pode ser vantajoso. 

 

Ou seja, as vantagens e os benefícios de dominar uma língua diferente da língua portuguesa é bem nítida e específica. Ela não servirá somente para constar no currículo, como também auxiliará em viagens, processo de conhecimento e agregação de valores culturais.

 

Além disso, vale ressaltar que, nunca é tarde para aprender. Um estudo realizado fala sobre aprender um novo idioma já na faculdade, após o período do Ensino Médio, por exemplo, o que não tem problema nenhum.

O que é a transferência linguística?

O método da transferência linguística é um método bem recorrente, nos dias atuais, para aprender outro idioma.  A transferência consiste no processo de utilizar as habilidades e o domínio acerca do idioma nativo para aprender uma nova língua.

                      

Esse método já é muito utilizado por diversas pessoas e não tem erro, além disso, não existe maneira melhor de aprender um novo idioma tendo por base nosso idioma nativo.

 

Esse processo é possível por vários motivos, dentre eles, podemos destacar três relacionados ao aprendizado da língua inglesa.

 

O primeiro é a similaridade existente entre muitos prefixos, que podem ser utilizados tanto no inglês, quanto no português, como, por exemplo, as palavras internacional e international.

 

O outro motivo é que, muitas palavras usadas em inglês no dia a dia possuem significado idêntico ou parecido com o português.

 

E por fim, mais um motivo plausível que possibilita a aprendizagem através da transferência linguística é que, no inglês e no português, muitas palavras são pronunciadas de maneira semelhante.

 

Além disso, existem alguns benefícios relacionados à convivência, confiança e rapidez quando a absorção do conteúdo, já que pode acelerar em até 10 vezes mais o aprendizado.

 

Dessa forma, podemos concluir que o aprendizado de uma nova linguagem através do método da transferência é possível sim, e pode atuar sendo um método muito mais eficaz do que muitos outros.

 

Para isso, é fundamental que o estudante não tenha medo e não desista, além disso, seguindo algumas das dicas acima, o estudante obterá êxito durante o processo de aprendizagem de uma nova língua.



Diga-nos o que achou do post: