O que é tecido tricoline?

Para a criação de camisas dos mais variados tipos, para ambos os gêneros, é comum o uso de vários tecidos. Um dos mais comuns é o leve e fresco tecido tricoline – e o que é tecido tricoline?

Velho conhecido de quem usa camisas masculinas, o tricoline é um tecido leve e fresco que é famoso por ser 100% algodão. Hoje em dia, é parte de diferentes misturas que modificam sua textura e sensação térmica.

Mas tecido tricoline é bom? O que costurar com tricoline? Essas e outras perguntas serão respondidas ao continuar acompanhando nosso texto!

O que é tecido tricoline?

“O tricoline é geralmente usado para peças elegantes, povoando camisas e roupas sociais de tecido leve.”

Afinal, o que é tecido tricoline? Basicamente, se trata de um pano feito de algodão (tricoline 100% algodão ou misto) que é usado na fabricação de peças mais sofisticadas e leves.

É comum em lojas, podendo carregar o nome de cetim de algodão e sendo visto em roupas infantis, camisaria masculina e vestuário feminino de verão. Os tipos de tricoline são:

  • Acetinadas, que são de um algodão mais leve que o normal, apresentando um aspecto mais lustroso em partes do vestido;
  • Com elastano, que alinha os benefícios do algodão com os do elastano e poliéster. Com isso, o tecido apresenta maior flexibilidade e amassa menos.

Qual é a composição do tricoline?

Primeiramente, existe o tricoline 100% algodão, que contém apenas a fibra natural do algodão. Nesse caso, há um tecido bem leve e fresco, com o calor típico de fibras naturais. Além disso, não causa irritações no contato com a pele.

Depois, há o tricoline com adição de outras fibras, conhecido como tricoline misto, que acaba contendo também elastano, poliéster e viscose. Esses elementos são adicionados para existir maior elasticidade, diminuir amasso e baratear custos.

Contudo, esses tipos de tricoline acabam perdendo a sensação térmica típica do tricoline 100% algodão.

E o que costurar com tricoline?

Esse material é muito conhecido como tricoline estampado, pois possui uma trama fechada ideal para receber estampas. As cores do tecido tricoline são ótimas para criação de peças de roupa, mas ele não fica apenas nisso:

  • É utilizado para cartonagem e encadernação, pois praticamente não desfia, trabalha bem com a cola e permite um ótimo acabamento;
  • Há também o artesanato com tricoline, sendo possível aplicá-lo nos mais diversos tipos de trabalho;
  • Por fim, é usado para decoração, pois como dito anteriormente, é um ótimo tecido para receber estampas com desenhos de alta definição.

Mas afinal, o que costurar com tricoline?

  • Confecção e moda: camisas, blazers, saias, vestidos e roupas infantis;
  • Decoração: lençóis, fronhas, almofadas, toalhas de mesa, sousplat, jogos americanos e revestimentos (de caixa, de paredes, de móveis, de brinquedos…);
  • Artesanato com tricoline: patchwork, fuxico, cartonagem, estojos, carteiras e outros acessórios;
  • Artigos para animais: laços para cachorros, gravatinhas, bandanas e caminha artesanal.

Quais cuidados ter com o tricoline?

Apesar de resistente à lavagem na máquina e ao ferro, o tricoline estampado requer alguns cuidados. Para começar, a temperatura máxima de lavagem deve ser 40ºC e ele não deve ser alvejado. Além disso, não lave a seco.

Ao secar, faça isso em baixa temperatura e à sombra, de forma a preservar por mais tempo suas cores.

Por fim, ao passar o ferro, faça-o em temperatura de até 150ºC.

Tecido tricoline é bom?

A pergunta final sempre é isso: tecido tricoline é bom? Bem, ele é versátil, podendo ser usado em tudo que for de tecido, de patchwork até trabalhos mais reforçados e grossos (como bolsas). Na sua escolha de tecido, considere:

  • Estação de uso, pois tricoline é uma roupa ótima para dias quentes;
  • Qualidade, pois isso é essencial para o melhor trabalho final;
  • Finalidade, pois é importante escolher o melhor tecido tricoline para seu trabalho.

Então, ao final desse artigo, o que é tricoline? Basicamente, é um tecido suave e leve que se adapta aos diversos tipos de uso. É um material completo, que permite em seu uso criatividade e versatilidade!



Diga-nos o que achou do post: