Growth mindset

O que é growth mindset? Descubra os 4 benefícios de trabalhar sua mente para o crescimento

Growth mindset é uma ferramenta que qualquer empresário precisa desenvolver, pois é assim que vai conseguir alcançar o sucesso, tanto do negócio quanto na carreira profissional.

Aliás, este conceito está diretamente relacionado com o crescimento pessoal e profissional, sendo indispensável para qualquer pessoa que queira ir mais além. No entanto, muitos não sabem como desenvolver essa maneira de pensar.

Na verdade, mudar a maneira como pensamos é um processo muito complexo e que precisa ser trabalhado aos poucos, justamente por isso, quem tenta colocar o growth mindset em prática, sente muitas dificuldades em conduzi-lo no dia a dia.

Mas qualquer um que tenha vontade de aprender e se aperfeiçoar pode utilizá-lo, mas existem maneiras apropriadas de se fazer isso. O fato é que diante de um mercado tão concorrido e com tantos talentos profissionais, é indispensável saber se destacar.

A maneira como pensamos conduz os nossos atos, e naturalmente eles vão impactar os resultados no dia a dia.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o conceito de growth mindset, falar um pouco sobre seus benefícios e mostrar a diferença entre ele e a mentalidade fixa.

Entenda o conceito de growth mindset

Growth Mindset é traduzido como “mentalidade de crescimento”, sendo uma atitude mental que ajuda as pessoas a encararem a vida de maneira diferente.

Trata-se de um tipo de mindset que influencia a maneira como alguém compreende e atua no cotidiano. Ele foi estudado e desenvolvido pela psicóloga norte-americana Carol Dweck, professora na Universidade de Stanford.

Atualmente, essa prática pode ser empregada por empresas e profissionais, inclusive por instituições de ensino, como no caso de uma escola de cursos de porteiro.

Mas antes de seu surgimento e para que pudesse ser desenvolvido, o growth mindset se baseou no estudo de comportamento de alunos que apresentavam baixo rendimento.

A pesquisa foi realizada com mais de 1000 alunos e os pesquisadores descobriram que alguns estudantes se sentiam muito abalados diante de fatos pequenos, enquanto outros se recuperavam de situações de fracasso.

Isso fez com que a psicóloga começasse a analisar o comportamento das pessoas, tendo como foco os perfis identificados entre os alunos. Com isso, surgiram dois termos, que são “mentalidade fixa” e “mentalidade de crescimento”.

A mentalidade fixa está presente em pessoas que acreditam que já nasceram com inteligência e capacidade limitadas e que dificilmente conseguiriam mudar essa situação, aliás, não acreditam em possibilidades de mudanças.

São pessoas que não admitem errar e devido a essa crença limitante, evitam desafios e experiências novas com medo de parecerem menos inteligentes e se acomodando com certas situações.

Uma empresa de portão basculante com social embutido precisa compreender a maneira como seus colaboradores pensam porque isso tem tudo a ver com o desempenho deles no trabalho.

Quem tem a mentalidade fixa não sabe lidar com críticas e se sente ameaçado com o sucesso de outras pessoas. Acreditam que para ser bem-sucedido em alguma coisa, precisam provar que são inteligentes e talentosos e procuram maneiras de se validar.

São indivíduos que possuem conceitos e verdades imutáveis que acabam impedindo o seu crescimento. Quanto à mentalidade de crescimento (growth mindset), está presente em pessoas que acreditam que sua inteligência pode ser aprimorada.

Elas sabem que quando aprendem algo novo passam por uma experiência nova e que essas situações ajudam a desenvolver habilidades e a melhorar a inteligência. Justamente por isso, buscam novos conhecimentos constantemente.

O sucesso dessas pessoas está diretamente relacionado ao trabalho intenso e ao seu próprio esforço, tendo em vista que o growth mindset se baseia na possibilidade de mudar e evoluir os indivíduos, por meio de prática e dedicação.

São profissionais que aprendem facilmente vários processos, como instalação de piso laminado na cozinha. Ademais, aceitam críticas com facilidade e entendem que as pessoas podem fazer qualquer coisa e todas possuem uma boa capacidade.

Benefícios do growth mindset

O growth mindset traz muitos benefícios para empresas, profissionais e para os indivíduos de modo geral. Dentre os principais estão:

  1. Aprender novas habilidades;
  2. Oportunidade de crescimento;
  3. Mais chances de sucesso;
  4. Melhora da equipe.

O objetivo da mentalidade de crescimento é compreender as características cerebrais e com isso compor sua teoria. A neurociência já mostrou que o cérebro humano é maleável e se conecta com várias experiências.

Elas mudam a maneira como desenvolvemos nossas capacidades, ou seja, quando uma pessoa estimula o cérebro por meio de algumas ações, consegue aprender novas habilidades e se aperfeiçoar.

O estímulo não acontece apenas por meio de cursos, pesquisas, livros, entre outros, mas também por meio de hábitos simples do dia a dia, como uma boa noite de sono e alimentos saudáveis.

Além disso, ele não serve apenas para os líderes das empresas, como no caso do diretor de uma clínica especializada em osteopatia joelho. Na verdade, essa técnica pode e deve ser apresentada para toda a equipe.

Com isso, a companhia consegue incentivar uma cultura de crescimento e evita que os profissionais fiquem estagnados. Difundir essa maneira de pensar é fundamental para que uma pessoa alcance o sucesso profissional e o gestor tenha uma equipe de alta performance.

Se o líder ajuda a desenvolver a mentalidade do time, tendo como foco a superação, é natural que todos se sintam mais engajados e colaborem com o crescimento da corporação.

Muito mais do que fazer a empresa crescer, eles conseguem promover o próprio crescimento profissional e pessoal.

Diferenças entre growth mindset e mentalidade fixa

A psicóloga Carol Dweck dividiu o funcionamento da mentalidade entre mentalidade fixa (fixed mindset) e mentalidade de crescimento (growth mindset).

A mentalidade de crescimento acredita na capacidade que as pessoas têm de melhorar, aprender, se esforçar e evoluir, algo que muitas empresas pregam, como um fabricante de totem para empresas.

Por outro lado, a mentalidade fixa acredita que não é possível mudar e enxerga a falha como algo insuportável, como se fosse um obstáculo insuperável.

Quem pensa dessa forma, não se sente estimulado para novas experiências e aprendizagens, evita desafios e até mesmo não consegue desenvolver habilidades profissionais.

Mas existem várias maneiras de reverter essa situação, colocando o growth mindset em prática no dia a dia.

Como desenvolver a mentalidade de crescimento

Mudar a maneira como uma pessoa pensa leva tempo, ou seja, antes de colocar em prática qualquer uma das dicas que demos aqui, entenda que as coisas não mudam do dia para a noite.

De qualquer forma, vale muito a pena tentar, pois isso vai te ajudar em todos os momentos, tanto na hora de procurar informações sobre cozinha planejada americana preço quanto na hora de tomar uma decisão mais séria. Algumas dicas são:

Apostar no aprendizado contínuo

Um profissional de sucesso é aquele que se atualiza constantemente, ou seja, que está sempre por dentro das tendências do mercado.

É importante lembrar que ninguém conhece todas as coisas do mundo, ou seja, sempre vai ter alguma coisa que você precisa estudar para aprender.

Agora, se o indivíduo se mantém constantemente em aprendizado, consegue crescer como pessoa, potencializar suas habilidades e ter boas oportunidades na carreira profissional.

Valorizar o processo

Mais importante do que o destino é o caminho que você vai percorrer. Por exemplo, para fazer um closet casal planejado dos seus sonhos, uma pessoa se organizou financeiramente, guardou o dinheiro, pesquisou o preço e assim por diante.

É necessário valorizar o processo e entender que ao longo do caminho você vai aprender com os seus erros e acertos.

Por isso, para desenvolver a mentalidade de crescimento, aproveite o caminho até a concretização dos seus objetivos e aprenda com tudo o que acontecer até lá.

Estar aberto a críticas

Algumas pessoas simplesmente não suportam ser criticadas, mas saiba que as críticas construtivas trazem uma visão interessante do que você precisa fazer para melhorar e com isso alcançar seus objetivos.

Tanto em seu escritório planejado em L quanto em casa, procure ouvir as críticas com atenção, não se chateie e use essa informação para crescer de alguma maneira.

Definir metas constantemente

Quando você alcança alguma coisa que almejava muito, não coloque esse acontecimento como o fim, ou seja, como se na vida não existisse mais nada que você quisesse fazer.

Muito pelo contrário, para desenvolver uma mente de crescimento, estabeleça novas metas e utilize tudo aquilo que você já conquistou anteriormente como um impulso para conquistar ainda mais.

Considerações finais

Uma mente aberta ao crescimento é o primeiro degrau para o sucesso pessoal e profissional. Por outro lado, uma linha de raciocínio fixa não permite que você consiga expandir suas habilidades e a sua própria vida.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre o growth mindset e pôde compreender todas as mudanças que ele pode trazer nas esferas pessoais e profissionais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Diga-nos o que achou do post: