O que é espaço de coworking? Quem usa? E Como Funciona?

Coworking é um conceito e uma filosofia. Uma definição simples abrange o lado conceitual espaço de escritório compartilhado com outras empresas, equipes ou indivíduos onde praticamente tudo, exceto uma mesa dedicada ou suíte de escritório, é compartilhada.

No entanto, o coworking é mais do que apenas compartilhar WiFi, cozinha e sala de conferências com outra empresa; em sua essência, trata-se tanto de inovação, colaboração e flexibilidade quanto de um conjunto de comodidades compartilhadas.

Vamos dar uma olhada mais de perto no espaço de coworking, cobrindo uma ampla gama de tópicos que incluem tudo, desde sua história e crescimento explosivo até sua mecânica e maiores nomes.

Com esta discussão abrangente sobre coworking, você terá uma melhor compreensão de onde vem, para onde está indo e como pode beneficiar sua própria organização.

Coworking vale a pena?

As estatísticas fornecem um vislumbre útil do mercado geral, o espaço médio de escritório flexível e para onde ele pode estar indo no futuro.

No entanto, para entender melhor a crescente popularidade do coworking e se ele pode se adequar à sua própria organização, vejamos alguns dos benefícios mais comuns do coworking.

Comunidade

Há um senso de comunidade em um espaço de trabalho compartilhado que o espaço de escritório tradicional não pode igualar. Um espaço flexível não apenas promove um espírito colaborativo, mas também oferece oportunidades únicas de networking para possivelmente expandir suas alianças estratégicas ou base de clientes.

Mobiliário

Os espaços de coworking vêm totalmente mobiliados, um recurso muitas vezes esquecido pelas empresas. A simples mudança de móveis e equipamentos de um espaço tradicional para outro pode exigir uma imensa quantidade de planejamento, tempo e esforço. O espaço de coworking remove essa variável da equação.

Comodidades

Além das vantagens que mais chamam a atenção café feito localmente, cerveja na torneira, cozinha, equipamentos de ginástica, entre outros os espaços flexíveis também oferecem acesso a cabines telefônicas à prova de som, salas de conferência e outras comodidades que podem impulsionar o desempenho da sua equipe.

Taxas

Dependendo da duração do seu contrato e do número de mesas, o espaço de coworking pode ser significativamente mais barato do que o espaço tradicional, especialmente quando você inclui as despesas acessórias associadas a um arrendamento convencional, como custos de mudança, móveis, utilitários e manutenção.

Flexibilidade

Talvez o benefício mais óbvio do espaço de coworking seja a flexibilidade que ele oferece à sua empresa. Muitos membros do Beework contratam o serviço de endereço fiscal em Jundiaí, e adotam um cronograma flexível intercalando jornadas de trabalho em casa e alugando coworking e mantendo sua empresa em um local fixo.

Como funciona o coworking?

Um contrato de coworking típico tem muito menos partes móveis do que uma locação tradicional. Na verdade, a simplicidade é um dos aspectos mais atraentes de um espaço de coworking.

  • Os espaços de coworking usam acordos, não arrendamentos como o espaço de escritório tradicional. Os arrendamentos exigem licença imobiliária e são regulamentados, enquanto os espaços de coworking utilizam essencialmente contratos de prestação de serviços.
  • Os acordos geralmente variam de mês a mês a dois anos de duração, embora tenham uma média de seis meses. Equipes menores tendem a favorecer acordos mensais devido à flexibilidade significativa que eles oferecem.
  • Uma organização paga taxas de associação a um operador de coworking, não pagamentos de aluguel ou arrendamento. Um único freelancer pode encontrar uma vaga fracionada por R$ 250/mês em alguns mercados, mas as taxas podem chegar a R$ 800/mês.

O que os espaços de coworking oferecem?

Além de termos flexiveis, custos mais baixos e oportunidades de networking, muitos espaços de coworking também oferecem uma longa lista de comodidades que podem ajudar em tudo, desde a satisfação e cultura dos funcionários até a produtividade e o recrutamento. Embora você sempre queira verificar as comodidades específicas oferecidas por um espaço em consideração, muitas das comodidades mais comuns incluem:

  • Wi-Fi compartilhado
  • Salas de conferência
  • Recepção de balcão
  • Salas de correspondência
  • Sala de reuniões
  • Cabines telefônicas privativas e à prova de som
  • Instalações de treino
  • Cozinhas
  • Acesso ao edifício 24 horas por dia, 7 dias por semana

Tipos de coworking e espaços de escritório flexíveis disponíveis

Além das comodidades, as empresas também têm vários tipos de espaços de coworking para escolher, começando com uma mesa “flutuante” ou compartilhada para um indivíduo, mas também incluindo:

  • Mesas dedicadas
  • Escritórios particulares
  • Pacotes de escritório
  • Construções personalizadas
  • Endereço fiscal

Esteja você procurando espaço flexível ou ainda se educando no mercado, não há sinal de que o crescimento do coworking esteja diminuindo tão cedo.

A essa altura, já se foram os dias em que o coworking poderia ser descrito como uma mera tendência. Em vez disso, o espaço de escritório flexível é um elemento permanente no cenário imobiliário comercial que só ganhará importância e participação de mercado nos próximos anos.

Por mais empolgante e inovador que seja o mercado de coworking atual, sabemos que o próximo capítulo apenas transformará ainda mais o que o espaço de escritório significa para a empresa moderna.



Diga-nos o que achou do post: