clipping

O que é clipping e como ele pode transformar o futuro do seu negócio

Clipping nada mais é do que o monitoramento constante de conteúdos jornalísticos nos meios digitais ou fora deles, a respeito de uma empresa. Com ele, é possível traçar boas estratégias para melhorar os resultados do negócio.

O marketing é fundamental para qualquer tipo de empresa, independentemente de seu porte ou área de atuação. A marca precisa construir uma imagem positiva no mercado e a melhor maneira de cuidar bem dela é ficar por dentro das tendências de seu nicho.

O conceito de clipping isso a compreensão é o primeiro passo para monitorar o mercado e verificar quais aspectos são relevantes para a organização. Mas mesmo sendo fundamental, muitas pessoas não compreendem seu significado.

Gestores e empreendedores precisam saber como ele funciona e quais são as melhores formas de colocá-lo em ação, mas diante de uma comunicação tão rápida dentro da internet, é necessário compreender o quanto antes.

Se você também quer saber um pouco mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final. Vamos explicar o conceito de clipping, falar um pouco sobre sua importância e de que maneira ele pode transformar a empresa.

Entenda o conceito de clipping

Clipping nada mais é do que um compilado de todas as notícias e matérias relacionadas a uma marca, armazenadas em um documento. Para isso, é necessário monitorar os canais de comunicação constantemente.

Esse processo permite que a empresa saiba o quanto antes o que estão falando sobre ela. O nome é de origem inglesa, e significa grampear ou cortar. É como se a organização fizesse alguns recortes de jornais e juntasse todos eles em um arquivo.

Com o advento da internet e o avanço da tecnologia, um fabricante de dormente de madeira faz esse trabalho de maneira online. Aliás, a internet facilitou muito esse processo, pois não é mais necessário comprar pilhas de revistas e jornais.

Existem muitas maneiras de procurar onde e quando a empresa foi citada e ter acesso a todas essas informações em diferentes plataformas.

Fazer esse mapeamento é muito importante para compreender como a sociedade enxerga o negócio e evitar possíveis crises, antes mesmo que elas se espalhem.

Isso é necessário porque a imagem que as pessoas criam de uma organização precisa ser condizente com a mensagem que ela quer transmitir. Quando não está compatível, é possível encontrar maneiras de resolver esse problema o quanto antes.

Importância do clipping

Pode-se dizer que o clipping é um dos elementos básicos para avaliar os resultados de todas as estratégias de comunicação executadas por uma empresa, além de ser um método completo.

Se um negócio voltado para o envidraçamento de sacada com roldanas souber organizar essa estratégia, poderá responder várias perguntas em relação à sua imagem na mídia, como:

  • Frequência com que é citada;
  • Menções positivas;
  • Menções negativas;
  • Público que está atingindo.

Esse monitoramento resulta em dados que ajudam a estruturar o plano de comunicação, tanto para aumentar a exposição da marca, quanto para construir sua reputação ou divulgar seus produtos e serviços.

Também é uma forma de identificar pontos sensíveis, as publicações que abordam esses temas e prevenir possíveis crises. Todas as informações podem ser utilizadas para construir uma estratégia proativa, sabendo quais pautas rendem mais publicações.

Também é uma forma de saber os assuntos que atraem o público e os temas que promovem mais engajamento, e tudo isso sem deixar para trás as expertises da marca e seus valores.

Por fim, ele é fundamental para saber quais veículos divulgam pautas sobre a empresa e quais são mais receptivos.

Depois de identificar esses aspectos, a organização pode pensar em maneiras de se aproximar desses portais, pois podem se transformar em contatos muito úteis, e esse trabalho deve ser realizado pela assessoria.

Como o clipping pode transformar o negócio?

Se um fabricante de embalagem plastica para frutas souber o que as pessoas estão falando dele, saberá perfeitamente contornar problemas, melhorar suas estratégias de comunicação e alcançar excelentes resultados.

Mas ele transforma o negócio de muitas outras maneiras, por exemplo, permitindo que ele conheça um pouco mais sobre o seu público. A imprensa ainda tem uma capacidade muito grande de formar a opinião da audiência.

Com o surgimento das redes sociais e a facilidade que as pessoas têm de se posicionar sobre uma marca ou experiência de compra, esse processo acabou se tornando uma via de mão dupla.

Isso acontece porque muitos veículos de comunicação passaram a observar o comportamento dos usuários na internet e com isso criar matérias sobre as organizações.

A partir do momento em que você reúne todas elas, tem acesso a informações valiosas sobre o comportamento e o perfil do seu público. Assim, um fabricante de porta de alumínio linha gold será muito mais assertivo em suas estratégias.

Hoje em dia, é extremamente fácil e simples criar clippings digitais, sendo um processo muito mais organizado e rápido do que na era offline.

A corporação ainda pode saber um pouco mais sobre seus concorrentes, a opinião das pessoas, dentre outros dados que podem ajudar a tomar decisões em relação aos próximos passos.

A marca descobre de que maneira consegue se destacar perante os concorrentes, o que precisa fazer para ganhar destaque positivo, o que os concorrentes têm feito para gerar destaque e assim por diante.

Só que é muito importante ter em mente que a marca precisa adotar um posicionamento condizente com o valor que deseja passar para os clientes.

Por isso, nunca se aproveite de uma crise do concorrente de maneira pejorativa ou negativa, pois essa atitude pode se transformar em pontos negativos para o seu negócio.

Como fazer clipping?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa estratégia, vamos mostrar de que maneira uma empresa de instalação de cerca elétrica residencial pode fazer clipping. Algumas dicas são:

Escolher as palavras chave

A primeira coisa que você deve fazer é escolher as palavras-chave para saber o que precisa buscar nas principais mídias.

Lembre-se de que se a empresa tiver um nome muito comum, as pesquisas podem trazer outros tipos de resultado. Isso porque algumas palavras levam a outros assuntos que não têm nada a ver com o negócio.

Analisar as redes sociais

Atualmente, as redes sociais e os canais digitais são os principais veículos de comunicação e é fundamental monitorá-los.

É muito fácil encontrar assuntos pretendidos nessas plataformas, pois elas contam com ferramentas de buscas e o uso de hashtag. Com isso, um fabricante de box de canto até o teto consegue encontrar informações valiosas sobre seu nicho.

A maneira como a companhia é vista pela concorrência e pelos clientes deve ser considerada, tendo em vista que isso permite que a marca consiga aperfeiçoar suas estratégias e melhorar seus resultados.

O uso de palavras-chave é crucial nesse processo, pois elas ajudam a encontrar exatamente aquilo que você quer saber e trazem mais funcionalidade para as ações.

Além de saber um pouco mais sobre o seu negócio, investigue o que as outras empresas publicam, uma vez que elas também podem falar sobre a sua marca.

Uma escola de aula de sax, por exemplo, pode saber se essas menções são positivas, se inspira seus concorrentes, se existem críticas em relação ao seu trabalho e assim por diante.

Considerar notícias negativas

As informações negativas sobre o seu negócio ou em relação à maneira como as pessoas enxergam os produtos e serviços e até mesmo o atendimento prestado, devem ser consideradas.

O objetivo de analisá-las é melhorar a visibilidade positiva e aperfeiçoar pontos que não estão trazendo os retornos esperados.

O clipe é uma estratégia que melhora as tomadas de decisões, assim sendo, é fundamental levar em consideração qualquer coisa que possa impactar os retornos.

Nesse processo, um fabricante de forro de palha para teto precisa considerar os pontos mais críticos, qual tom deve ser utilizado para entrar em contato com as pessoas e divulgar o trabalho positivo que a empresa desenvolve.

Fazer relatórios

Por fim, após reunir todas as informações, é necessário fazer um relatório e organizar os dados para que a equipe possa acessá-los facilmente.

Os relatórios ajudam a compreender o que foi mencionado e reduz as chances de avaliar notícias repetidas, gerando retrabalho.

Considerações finais

É fundamental se preocupar com o quê e como o mercado em geral se refere ao seu negócio, principalmente nos grandes veículos de comunicação dentro da internet.

Além dos canais digitais que mencionamos aqui, não se esqueça de considerar os canais offline, como no caso da televisão e do rádio. É assim que a sua marca vai conseguir melhorar a imagem e se posicionar de maneira positiva.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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