O que é automassagem e como fazer?

Você já ouviu falar sobre a automassagem? Se sua resposta foi não, fique tranquilo, pois você está no lugar certo! Aqui você verá tudo o que precisa saber sobre essa técnica.

A automassagem é uma forma simples, rápida e prática das pessoas se livrarem de dores indesejáveis e de relaxarem sem precisar sair de casa (e o melhor: sem pagar nada!).

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo.

O que é automassagem e quais as vantagens?

A automassagem é uma atividade muito benéfica para a saúde física e mental, levando em consideração ser um momento que permite o indivíduo se conectar consigo e com o seu corpo.

Nesse sentido, os benefícios são inúmeros, como:

  • Autoconhecimento;
  • Conexão com o interior;
  • Combate o estresse;
  • Ajuda na ansiedade;
  • Reduz inchaço na barriga;
  • Ajuda no que diz respeito às dores no corpo e na cabeça;
  • Auxilia nas desordens digestivas;
  • Reduz tensão muscular;
  • Ajuda a relaxar e dormir.

Mesmo que a automassagem seja muito vantajosa, optar por uma clínica de massagista no rio de janeiro ou em outras cidades pode te ajudar.

Mas, considere que a cidade mais conhecida fora do Brasil (RJ) é referência neste tipo de serviço, portanto, vale conhecer.

Como fazer automassagem?

Para cada região do corpo existe uma técnica de automassagem. Veja:

1- Automassagem nas costas

Sabe aqueles famosos “nós” que dão nas costas, causados, geralmente, por muito esforço físico, por ficar muitas horas sentado, por uma má postura e até mesmo por um dia estressante no trabalho?

Então, você pode resolver esse problema no conforto da sua casa, basta ter uma pequena bola e uma cadeira.

O primeiro passo é posicionar a bola entre suas costas e o encosto da cadeira, movendo seu corpo para cima e para baixo. Depois disso, você deve fazer movimentos circulares e ir repetindo esses mesmos movimentos em diferentes áreas das costas (mas, evite a coluna!).

2- Automassagem na cabeça

Uma região muito sensível e que, em grande parte, é sempre uma região afetada pelas dores é a cabeça.

Diante disso, você pode fazer alguns movimentos para aliviar esse problema e relaxar: basta colocar os polegares no alto das maçãs do rosto, perto das orelhas e aplicar, suavemente, a pressão, com movimentos circulares (utilizando as pontas dos dedos nas têmporas).

Vá fazendo esses movimentos de círculos, movendo as mãos ao longo da linha do cabelo, até que as pontas dos dedos se encontrem no meio da testa.

3- Automassagem na cervical, na nuca e no pescoço

Primeiramente, você vai posicionar o braço direito na frente do peito e deixar a mão na nuca. Depois, vai inclinar a cabeça no sentido do ombro oposto e deslizar os dedos pela linha imaginária entre a base da cabeça e o ombro. Repita os movimentos algumas vezes e lembre-se de fazer o mesmo exercício com o braço esquerdo.

Feito isso, agora você vai colocar os pulsos na base do pescoço e colocar os dedos em ambos os lados da coluna. Em seguida, vai massagear os músculos com a palma das mãos, puxar para cima e pressionar com os dedos. Você vai fazer isso, também, no pescoço e nos ombros.

Como se tivesse pinçando com a ponta dos dedos, faça esse movimento de forma suave em torno da nuca e, depois, alongue os músculos da área, aplicando pressão com as palmas das mãos e dos dedos. Repita esses movimentos e, por fim,  pressione para baixo da base da cabeça até o fim do pescoço.

4- Automassagem na região lombar

A primeira coisa a se fazer é posicionar uma bola (de massagem ou uma bolinha de tênis) entre a parte inferior das costas e a parede.

Depois mover o seu corpo para cima e para baixo ou de um lado para o outro para encontrar áreas de tensão.

Você deve aplicar uma pressão maior nos pontos mais sensíveis a fim de liberar a tensão.

5- Automassagem nos pés

Antes de tudo, você vai se sentar em uma cadeira confortável com os pés descalços ou com meias, depois vai posicionar a bola de tênis sob seu pé e a rolar para a frente e para trás (do calcanhar aos dedos do pé), com uma pressão moderada.

Quando você encontrar uma região mais dolorida ou mais sensível, você deve trabalhar para remover o nó. Então, role a bola em pequenos círculos até sentir esse alívio.

Caso queira uma pressão maior, você pode fazer essa técnica em pé.

Conclusão

Agora que você está por dentro de algumas técnicas de automassagem, está na hora de colocar todo esse aprendizado em prática, não é mesmo?



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