algoritmo

O que é algoritmo: saiba como funciona e como utilizá-lo a seu favor

A internet trouxe uma série de conceitos para a vida das pessoas, muitos dos usuários das redes sociais e sites em geral já ouviram falar no algoritmo, mesmo que não saibam exatamente o significado dele no seu dia a dia. 

A experiência que uma pessoa tem dentro das redes sociais é cada vez mais rica e completa. Os conteúdos mostrados aos usuários vão sendo constantemente aprimorados, de modo que o feed se torna mais chamativo e envolvente a cada dia. 

Grande parte disso está diretamente relacionada aos algoritmos que fazem parte da estrutura dessas plataformas. São eles que determinam, por exemplo, a exibição de um anúncio de táxi aéreo executivo ou de bolsas femininas. 

Por isso, entender o que é algoritmo e como ele pode ser utilizado a seu favor é fundamental para garantir uma boa experiência nos sites e nas redes sociais. Para saber mais sobre o tema, basta continuar na leitura deste conteúdo.

O que é o algoritmo e como é usado na internet?

Qualquer pessoa que utiliza a internet hoje lida com algoritmos, mesmo sem saber. Depois de realizar uma pesquisa para encontrar o modelo ideal de painel acústico para paredes, é comum que depois o usuário veja opções em anúncios em plataformas variadas.

Isso se dá por causa dos algoritmos, que nada mais são do que uma sequência de instruções, operações ou raciocínios que devem alcançar um objetivo. Ele conta com o input (entrada) e o output (saída) de diversas informações. 

Sendo assim, o algoritmo é um elemento que se justifica, uma vez que almeja um resultado com base em um objetivo especial. 

Ele possui uma sequência simples, que vai se tornando complexa conforme novas necessidades vão surgindo.

Com isso, o algoritmo fica mais completo, o que faz com que ele tenha a capacidade de englobar diversas situações, o que age de maneira direta no resultado desejado. 

Na internet, os algoritmos são utilizados para diversas finalidades. Entre elas, é preciso mencionar as principais, que são:

  • Para rastrear e selecionar resultados de maior relevância;
  • Para ordenar conteúdos;
  • Para entender mais sobre a preferência dos usuários;
  • Para criar relacionamentos;
  • Para muitas outras funções correlatas. 

Por isso, seja para um site de uma empresa de limpeza e conservação predial ou para outras plataformas de qualquer segmento, o uso dos algoritmos se tornou uma ferramenta promissora, que pode ajudar a atrair pessoas e conquistar melhores resultados. 

Quais são os benefícios do algoritmo?

O uso de algoritmos traz benefícios consideráveis, entre eles, vale mencionar a automação, a evolução e a mediação. De fato, eles proporcionam melhorias consideráveis para otimizar a experiência de quem navega na internet.

Em termos de automação, é preciso mencionar que os programas são compostos por sequências de algoritmos. 

Dessa forma, o machine learning é aprimorado, graças ao algoritmo, que faz a entrada, o processamento e a saída da estrutura desejada. 

Já sobre a evolução, um exemplo claro disso são os equipamentos tecnológicos que estão disponíveis no mercado hoje. Todos eles estão ligados à ideia do algoritmo, de maneira que as funções oferecidas são cada vez mais interessantes e atrativas nesses aparelhos.

Há ainda a questão da evolução, da mesma forma que quem alugava um espaço comercial hoje encontra a opção de aluguel de sala comercial por hora, economizando recursos de forma efetiva, os algoritmos também trazem essa vantagem. 

As redes sociais são o exemplo mais marcante desse cenário. Isso porque os algoritmos definem os conteúdos que serão exibidos para os usuários com base em pesquisas e preferências identificadas por eles. 

Assim, a mediação do conteúdo é uma maneira de manter o usuário por mais tempo na plataforma, já que está sempre seduzido por postagens que considera interessantes, o que acaba por ocupar boa parte do seu tempo. 

Por isso, os algoritmos são bastante benéficos, e se tornaram um recurso indispensável para a internet, uma vez que aprimoram a experiência do usuário nos mais diversos sites e plataformas que ele deseja acessar no mundo virtual. 

Considerações finais

Sendo assim, já não há mais como negar que a tecnologia se tornou necessária para facilitar a rotina das pessoas. Os algoritmos são um dos maiores exemplos disso, uma vez que trazem vantagens expressivas. 

Além da automação, da mediação e da evolução, contar com o auxílio dos algoritmos é um modo de ter uma experiência digital cada vez melhor. Por isso, eles são elementos fundamentais da tecnologia nos dias atuais. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Diga-nos o que achou do post: