“O QUE É A VIDA?” SEGUNDO O ESCRITOR & FILÓSOFO NILO DEYSON

A pergunta ” o que é a vida?” , já foi respondida por diversos pensadores do passado, desde os antigos filósofos até os cientistas e grandes intelectuais ao longo da história da humanidade.  Agora chegou a vez do escritor, poeta e filósofo Nilo Deyson Monteiro Pessanha, deixar registrado sua visão sobre o que seria a vida. Para quem ainda não conhece sobre Nilo Deyson Monteiro, poderá pesquisar no Google e também seguir as mídias sociais onde poderão conhecer seus trabalhos, basta pesquisarem sobre o autor e terão diversos trabalhos culturais e acadêmicos.

Segundo Nilo Deyson, a vida é uma particularidade, uma única oportunidade, uma única energia em potência. A vida seria um tipo de liberdade, onde a liberdade se esconde na consciência fora da linguagem, onde tudo é silêncio. O ser humano para aproveitar na plenitude e na essência toda sua existência, deveria se desapegar totalmente dos conhecimentos e prisões. Quando o pertencimento é zero, a vida é leve, aceitável e se torna feliz.

A vida é incrível quando fazemos dela um espetáculo aos nossos olhos, quando não estamos presos à mente viciosa e tagarela. A liberdade assusta, pois precisa ser desapegada de tudo, no pertencimento zero.  Quando lemos por exemplo, a filosofia do estoicismo, entendemos um pouco da beleza do aqui e agora, sem necessidade de passado ou futuro. Também, ao lermos os autores em SatSang, como por exemplo, Osho ou Sartiaprem, temos uma dimensão de consciência e surge cedo ou tarde, o fim da busca, a não verdade condicionada, isto é, a verdade fora da “verdade”. Portanto, para o filósofo Nilo Deyson, a vida em última instância seria a verdade fora da verdade, isto é, a total liberdade, transparente e em total realização por ser transparente e pura, sem nada ter haver com a vida condicionada.

A Filosofia pode auxiliar um pouco para que possam compreender a visão de Nilo Deyson. Seria indicado então, a leitura sobre os pensamentos de Sêneca, Marco Aurélio, Epicuro,  Descartes e Kant, que foram os filósofos que tiveram grande influência sobre a criação da filosofia de Nilo Deyson, que se denomina por ” imparcialidade participativa “, onde tudo é nada, onde de tudo, tudo é somente no espaço que se ocupa em si, entretanto, fora de ser, para Nilo Deyson tudo nada é, porquanto fora da linguagem tudo é silêncio. Nesse sentido a vida seria uma diversidade, complexa e divertida quando se alcança o nível de imparcialidade, onde se elencam a espiritualidade, intelectualidade e estrutura psíquica.

Enfim, sem muitas delongas, a vida é leve, inclusive pode ser maravilhosa se for tratada com cuidado.  Esses cuidados seriam a busca pela verdade através do conhecimento, bem como através do desenvolvimento pessoal como ser humano.  O fim das paixões viciosas e ideológicas, pois para o filósofo Nilo Deyson, o soberano é o ser e não o objetivo externo. Para finalizar, a vida é sim, complexa e peculiar, cada qual obviamente condicionado ao espaço social, religioso e outros, em que o sujeito vive. Porém, tudo é mutável a partir do sujeito que está em um estado transitório e mutável, logo tudo se move e não existirá jamais uma verdade última fechada em si. Tudo na vida deve ser questionado e investigado, principalmente suas convicções.

” Ninguém jamais terá uma vida feliz sem antes viver a vida de forma real, sem ilusões e invenções da mente mimada, portanto, a felicidade é criada pelo sujeito quando este não precisar mais de cenários. “

FILÓSOFO NILO DEYSON MONTEIRO PESSANHA



FILÓSOFO, ESCRITOR, POETA, COLUNISTA & PALESTRANTE. Fundador da Filosofia da imparcialidade participativa. Autor do livro de Filosofia Todos os Corações do mundo, e do Livro O Teatro da vida e a interpretação das coisas, quem nos garante ser verdade das coisas. Membro de diversas instituições culturais como por exemplo, é imortal acadêmico da Academia de Letras do Brasil seccional Campos dos Goytacazes, é imortal Acadêmico da Academia Pedralva Letras e Artes, ocupante da cadeira n°17 , Fundador do NAISLA, Núcleo Acadêmico Italiano di Scienze, Littere e Arti. Membro de diversas instituições. Nilo Deyson Monteiro participou de diversas antologias, periódicos e muitos de seus trabalhos acadêmicos estão no Google ao pesquisar Filósofo Nilo Deyson.

Diga-nos o que achou do post: